E aí meu povo! O Grande Prêmio da Holanda marca a 15? etapa do campeonato, no circuito de Zandvoort. O holandês Max Verstappen chega para seu GP de "casa" liderando o campeonato de pilotos com tranquilidade. Será que teremos uma onda laranja neste final de semana?
Depois de assistir o GP da Bélgica, que foi dominado pela Red Bull, o líder do campeonato está com 284 pontos, 93 a mais que seu companheiro de equipe, Sérgio Perez, que agora é vice líder com 191 pontos. Fechando em terceiro lugar, Charles Leclerc com 186 pontos.
No Mundial dos construtores, a Ferrari ainda tem chances de brigar pelo título ou já pode entregar a taça para RBR? E a Mercedes, que aos poucos está chegando perto de conseguir o segundo lugar. Essa segunda parte da temporada tem muita coisa para acontecer.
O traçado do GP da Holanda é bastante diferente daquele de Spa-Francorchamps, então seria uma surpresa ver um domínio parecido com o do final de semana passado
Hamilton sofreu impacto de 45G no GP da Bélgica:
O Mercedes W13 de Lewis Hamilton sofreu um impacto de 45G no GP da Bélgica do último domingo de Fórmula 1. O piloto inglês teve um contato com Fernando Alonso na primeira volta da corrida que o fez sair pelos ares. Ao aterrissar, o carro golpeou o solo com violência. Hamilton sofreu uma repentina perda de pressão no circuito de resfriamento e não demorou para que o chamassem do box para abandonar a corrida.
"Foi um impacto grande, muito grande", disse o diretor de estratégia da Mercedes, James Vowles, em um vídeo da equipe. "O sensor de SDR do carro registrou 45G, que é um impacto vertical muito grande."
"Ele ficará bem e voltará para briga em Zandvoort. Creio que ele está frustrado porque tinha um carro muito rápido e era possível subir no pódio. Mas, tanto ele como todos nós estamos aqui para lutar e seguir avançando."
Circuito de Zandvoort:
Um circuito com uma distância de 4.259km, com 72 voltas previstas no domingo. A volta mais rápida é de 1min11s097 (Lewis Hamilton, Mercedes, 2021).
DRS - 2 zonas
Zona 1: após a curva 9
Zona 2: antes da curva 14 (reta principal)
Pneus disponíveis: C1 (duro/branco), C2 (médio/amarelo) e C3 (mácio/vermelho)
Duas novidades do GP da Holanda:
Foi instalada na área de escape da curva 12 uma faixa com cascalho falso, a segunda perna da chicane Hans Ernst, ao lado da zebra. O intuito da mudança é reduzir o risco de bandeiras vermelhas durante as atividades de pista.
A mudança foi revelada pela revista inglesa Autosport nesta quarta-feira (31). A brita colocada no local é revestida com um material semelhante à resina, e embora se assemelhe bastante ao cascalho comum usado nos circuitos, é totalmente sólido. A ideia é fazer com que os pilotos percam tempo se saírem da pista, pois terão menos aderência nesse trecho, mas não espalhem sujeira na pista.
A outra novidade, que será testada na sexta-feira de treinos livres, é a possibilidade de os pilotos usarem a asa traseira móvel já na última curva, que é bastante inclinada. Se isso for considerado seguro após os pilotos testarem, aumentará muito a chance de ultrapassagens na corrida do domingo.
Datas e horários do GP da Holanda:
Sexta-feira, 2 de setembro
Treino livre 1 - 7h30: BandSports
Treino livre 2 - 11h: BandSports
Sábado, 3 de setembro
Treino livre 3 - 7: BandSports
Classificação - 10h: TV Bandeirantes/BandSports
Domingo, 5 de setembro
Corrida, a partir das 10h: TV Bandeirantes (transmissão começa às 9h30)
Características da pista da Holanda
A pista de Zandvoort é curta e com muito trabalho para os pneus o tempo todo, então é preciso tirar um pouco de carga deles no acerto, ao mesmo tempo em que se usa uma carga mais alta de downforce. Também é uma pista para carros mais ágeis, pelas mudanças de direção rápidas.
Uma mistura de Silverstone com Mônaco, curvas que geram uma força de até cinco vezes a gravidade, como é o caso da 1 e da 11, as duas que vem logo depois das zonas DRS. Um pouco estreita, ou seja, difícil de encontrar um lugar para ultrapassar. E tem várias mudanças de elevação e algumas curvas cegas.
Boa parte das ultrapassagens (71%) foi feita na primeira curva, com a ajuda do DRS, e foram 21 manobras realizadas no total após a primeira volta.
Curiosidades sobre o GP da Holanda:
É uma pista antiga, feita no pós-guerra e que contava com uma junção entre ruas normais e outras feitas especificamente para as corridas, o que era normal na época. Mas Zandvoort sempre foi diferente porque, ao contrário de suas contemporâneas, como Spa-Francorchamps, era uma pista curta, como é até hoje, com pouco mais de 4km de extensão.
Foi na pista de Zandvoort que Niki Lauda venceu pela última vez na Fórmula 1, em 1986. O austríaco segurou o então companheiro de McLaren Alain Prost: os dois chegaram separados por menos de três décimos. E o terceiro colocado foi Ayrton Senna, ainda de Lotus.
FOTOS: DIVULGAÇÃO
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