FORMULA 1 - ONDE ESTÁ AQUELA FERRARI QUE TODOS ESPERAVAM?


Ontem tivemos a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1 e muito se esperava deste início de campeonato, especialmente no que se diz respeito à Ferrari, que pouco antes do início da temporada passada agitou o mercado ao anunciar a contratação do heptacampeão mundial Lewis Hamilton para 2025.


Na pré-temporada no Bahrein o time italiano mostrou um pouco do que poderia ser um embate direto entre ela e a McLaren, claramente o time mais forte do grid (confirmado na corrida de ontem inclusive), porém ao se avançar no final de semana do GP da Austrália, o que foi visto no três treinos livres é que não era bem assim, onde a qualificação aparentava ser a pá de cal sobre esta ideia.

Mas, eis que veio a corrida no difícil circuito de Albert Park, que para temperar ainda mais o final de semana, a prova se daria com pista molhada e aí sim vimos que a ideia da Ferrari ser a segunda força, estava muito longe da realidade.

Porém, muito pior do que as expectativas não serem confirmadas, foi o fato dos erros do passado ainda estarem muito vivos no pitwall do time vermelho: as falhas de comunicação e de estratégia mostram que o time não precisa melhorar apenas o carro, mas talvez dar um passo atrás e rever a organização do time como um todo.

A chuva deu o tom da corrida e houve um momento onde as equipes arriscaram com pneus slicks, mas a água voltou a dar as caras e os times voltaram para os pneus intermediários, algo que a Ferrari demorou a entender que era necessário, o que a fez perder bons pontos - ironicamente a equipe onde Fred Vasseur fez carreira, a Sauber, última colocada na temporada 2024, marcou com um único piloto mais pontos do que a Ferrari com seus dois.

E eis que o que pensamos lá em cima ter sido a pá de cal, mostrava realmente que não era: Oscar Piastri da McLaren após cometer um erro, caiu para o fundo do pelotão e aos poucos foi engolindo todos os concorrentes que estavam à sua frente, inclusive, Hamilton, que mal viu os australiano passar por ele e, caso a corrida ainda tivesse umas duas ou três voltas, Charles Leclerc também teria sido abatido.

Claro, estamos falando da primeira corrida e em condições adversas, em um circuito não tão fácil de se dar bem, mas estamos falando da Ferrari e dos experientes pilotos Hamilton e Leclerc, então, o que dizer de Andrea Kimi Antonelli, que estreou neste final de semana pela Mercedes e encerrou a corrida na quarta colocação?

Ou seja, ao que parece vamos ter que esperar as novas regras da categoria entrar em vigor para a Ferrari vir com mais força, pois mesmo sabendo que atualizações vem pela frente, o que temos de concreto é a McLaren, a Red Bull Racing e a Mercedes claramente um passo à frente do time vermelho.

Pode melhorar ao longo do ano? Sim, pode, mas os demais times não ficarão parados e irão melhorar também, o que só piora o prognóstico para este ano.

Alguém discorda?

Conteúdo Motorsport: automobilismo com conteúdo

Foto: Divulgação (Fórmula 1)


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
ferrari
scuderiaferrari
leclerc
hamilton
conteudo
motorsport
china
chinagp
chinesegp
gpdachina