FÓRMULA 1 - PEREZ CONTROLA CORRIDA E VENCE O GP DE SINGAPURA


Com uma 1h05 de atraso para a largada devido às condições de pista extremamente molhada devido a chuva, o GP de Singapura foi um show de drift e baixa velocidade em seu tardio início.


É dada a largada!

Largada par ao GP de Singapura. Divulgação Formula 1

Apesar da temperatura ambiente de 27° C e a umidade do ar na casa dos 80%, o que vimos neste ano em Singapura foi u.a corrida morna, com pouca ação dos pilotos, que quase se conformaram em apenas ficar dando voltas um atrás do outro.

Com 19 carros no grid, uma vez que George Russell da Mercedes largou dos boxes, a largada foi bastante tranquila, sem nenhum incidente de pista, com o mexicano Sergio Perez da Red Bull Racing saltando na frente do pelotão.

George Russell. Divulgação AMG Mercedes

Com uma largada bem conservadora, vimos Max Verstappen que largou da oitava posição, cair para longe das posições da ponta, indo para no 12° posto, tendo que remar muito para avançar à frente.

Com cinco voltas realizadas o top 5 tinha Perez, Leclerc, Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes) e Lando Norris (McLaren), onde os dois ponteiros dispararam na frente e rapidamente abriram uma grande lacuna para o terceiro colocado.

Ghanyu Zhou abandona após contato com Latifi. Divulgação Formula 1

Na volta oito um incidente entre Nicholas Latifi (Williams) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo) causou a entrada do safety car - o piloto do time britânico tocou o chinês, que teve sua suspensão dianteira quebrada e como salto, sua suspensão traseira também se rompeu.

Três voltas depois o safety car deixou a pista e logo na primeira volta sem o carro de segurança Verstappen escalava o pelotão e ganhava três posições.

Na volta 22 o espanhol Fernando Alonso que vinha de longas voltas em disputa com Verstappen, viu seu carro perder subitamente potência em parar na pista, causando de imediato um safety car virtual.

Fernando Alonso. Divulgação Formula 1

Neste momento a Mercedes traria George Russell para os boxes, sendo o primeiro a partir para os pneus slicks, colocando as borrachas amarelas.

Na volta 26 Alexander Albon da Williams se encontrou com as proteções de pista e, mesmo que tenha conseguido chegar aos boxes, deixou seu bico preso na proteção, o que causou um novo safety car virtual - o piloto conseguiu chegar aos boxes para o reparo, mas foi percebido alguma avaria no carro, ocasionando seu abandono.

Tão logo o safety car virtual saiu, um novo entrou em cena, pois a Alpine de Esteban Ocon pararia em pista, dando o mesmo sinal de problema que passou Alonso voltas antes.

Hamilton no muro!

Lewis Hamilton. Divulgação Formula 1

Na volta 33 Hamilton acertou o muro quando estava em perseguição a Sainz e para o azar de Verstappen, retornou a pista entre o holandês e Norris, que brigavam ferrenhamente pela quinta posição.

Quando chegamos ao giro 35 a romaria aos boxes foi iniciada e todos os pilotos sem excessão foram para os pneus slicks, mesmo pneu que na volta seguinte trairia Yuki Tsunoda da AlphaTauri, que sem a mesma sorte de Hamilton, bateu contra as barreiras de proteção e destruiu a frente do seu carro, causando a entrada do safety car.

Yuki Tsunoda. Divulgação Alpha Tauri

No reinício da corrida vimos Verstappen de forma afoita ir pra cima de Norris e passar reto numas das curvas do circuito, caindo da quinta para a oitava posição, sendo obrigado a voltar aos boxes para trocar os pneus, que ficaram "quadrados", dada a travada que deu. Como resultado, caiu para o 12° posto.

Max Verstappen pra cima de Lando Norris. Divulgação Formula 1

Próximo ao final da prova, cujo término se deu por tempo e não por voltas, vimos Leclerc atacar Perez, onde mesmo com a possibilidade de abrir a asa móvel, as condições de pista não permitiam que a ultrapassagem fosse consumada, onde após um erro, viu a distância entre eles subir para a casa dos dois segundos e daí em diante apenas aumentar.

Ao final, vimos o mexicano cruzar a linha de chegada na frente, mostrando sua habilidade incontestável, sobretudo em circuitos de rua.

Ótima corrida fez a McLaren e a Aston Martin, que colocaram seus dois carros na zona de pontuação, com Norris em quarto, Daniel Ricciardo em quinto, Lance Stroll e sexto e Sebastian Vettel em setimo.

Daniel Riccardo fez boa prova. Divulgação McLaren

Em suma, literalmente um GP morno, mostrando ser um GP de Monico disputado na Ásia e sobretudo pela chuva, onde já era difícil se se ultrapassar, tornou-se impossível.

Mas uma vez Leclerc largou da ponta e não venceu, onde o único alento para o monegasco foi o fato de Verstappen não ter liquidado a fatura do campeonato já nesta prova.

Sendo assim, vamos para o Japão, local que seguramente não deixará faltar emoções e que é a casa da Honda, fornecedora de motores da Red Bull Racing, local onde Verstappen poderá enfim levantar seu segundo título mundial.

Divulgação Formula 1


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
fia
singaporegp
marinabay
redbullracing
ferrari
mercedes
mclaren
sergioperez
charlesleclerc
carlossainz
landonorris
lewishamilton
maxverstappen