A largada de Fernando Alonso acabou sendo espetacular. O piloto espanhol quase não perdeu tração e imediatamente se lançou sobre Sergio Pérez no interior da primeira curva. George Russell manteve o terceiro lugar e Carlos Sainz em quarto, embora na curva 13 tenha sido ultrapassado por Lance Stroll. Esteban Ocon subiu para o sexto lugar, à frente de Lewis Hamilton, Pierre Gasly e Charles Leclerc. Oscar Piastri teve danos em seu carro logo na primeira volta após um toque no pelotão intermediário enquanto Max Verstappen subiu para o décimo terceiro lugar.
Fernando Alonso manteve Sergio Pérez atrás nas duas primeiras voltas, mas o primeiro 'revés' logo veio para o bicampeão: a direção da corrida anunciou que seria penalizado em cinco segundos por não se posicionar corretamente no grid. Na terceira volta, já com a possibilidade do uso do DRS, Pérez ficou muito próximo do Aston Martin de Alonso e no início da quarta volta, na linha de chegada, o mexicano ultrapassou. A boa notícia para Fernando Alonso é que conseguiu se manter próximo de Sergio Pérez tendo como ativar o DRS logo em seguida, o mexicano não conseguiu escapar. George Russell manteve-se na terceira posição, a pouco menos de dois segundos do espanhol e com Lance Stroll, Carlos Sainz e companhia num 'comboio' de DRS. Esteban Ocon manteve-se na frente de Lewis Hamilton que andava forte e Charles Leclerc vinha em nono, com Guanyu Zhou e Max Verstappen atrás.
Foi precisamente na décima volta que Sergio Pérez fez a mudança de ritmo. O mexicano marcou 1'34''255 – até então a volta mais rápida – e deixou Fernando Alonso sem poder utilizar o DRS, o que significou a perda de valiosos décimos. Em apenas três voltas, 'Checo' conseguiu abrir uma diferença de três segundos, embora Alonso já tivesse Russell a sete segundos. Leclerc já era sexto depois de passar Ocon e Verstappen escalando o pelotão já vinha em oitavo.
A 'dança' das paradas foi iniciada por Lance Stroll na volta 14. O canadense entrou para se defender do possível 'undercut' de Carlos Sainz e isso deixou o espanhol na quarta colocação, à frente de Charles Leclerc e de um Max Verstappen que rapidamente livrou-se de Esteban Ocon. Lewis Hamilton, por sua vez, relatou via rádio que teve grande dificuldade em encontrar aderência com o pneu duro.
Duas voltas depois de Stroll, no 16° giro, Carlos Sainz entrou e conseguiu ultrapassar o piloto da Aston Martin; na volta 17, Charles Leclerc entrou para sua troca de pneus e também conseguiu o overcut sobre Stroll! A corrida começava a ficar muito animada, mas logo depois, duas voltas após a parada nos boxes, Lance Stroll teve que parar o carro no segundo setor e provocou um safety car, que permitiu aos demais pilotos fazerem uma parada no pit em regime de safety car. Assim, Pérez manteve a liderança da corrida com Alonso em segundo, conseguindo pagar a punição recebida no início da prova e Russell em terceiro. Quem se deu muito bem com a entrada do carro de segurança foi Max Verstappen, graças ao safety car, já estava em quarto lugar; Sainz, Hamilton e Leclerc completaram o 'top 7' Hamilton foi o único com pneus médios. Quando a pista foi liberada e os pilotos puderam acelerar novamente, Sérgio Perez relargou muito bem e conseguiu abrir uma vantagem de mais de um segundo sobre Alonso muito rapidamente, enquanto o espanhol se defendia de Russell. Por sua vez, Carlos Sainz perdeu posição para Lewis Hamilton na volta 22. O britânico aproveitou os pneus médios para ultrapassar e recuperar a posição do piloto da Ferrari na saída da curva 2. Pouco depois, na volta 22, Max Verstappen atacou George Russell e está no encalço de Fernando Alonso, por quem ultrapassou na volta seguinte. No meio da corrida, Verstappen já era segundo, apenas cinco segundos atrás do companheiro de equipe.
A diferença entre os Red Bulls e os restantes do grid era abismal: com ar limpo, Sergio Pérez estava registrando voltas com tempos de 1'33'' de baixa e Max Verstappen de 1'32''; Fernando Alonso, virava apenas 1'34'' baixo. Na volta 36, ??Verstappen tentou mudar de ritmo e tirou quatro décimos de Pérez, o que significou reduzir a diferença para menos de quatro segundos e meio. No entanto, logo depois ele começou a reclamar de problemas no semi-eixo e perdeu algum tempo. Houve momentos de incerteza, Max reclamou mais algumas vezes no rádio sobre o desempenho do carro, mas depois voltou ao ritmo e na volta 40 voltou a ficar 4,5 segundos atrás do companheiro de equipe.
No final, Sergio Pérez passou sob a bandeira quadriculada confortavelmente na primeira posição e levou a vitória por mais de cinco segundos. Max Verstappen ainda conseguiu registrar a melhor tempo de volta no último giro, garantindo o ponto extra da etapa, Fernando Alonso terminou em terceiro, conquistando seu 100° pódio na categoria. Russel e Hamilton fechando o top 5 da segunda etapa da temporada. Com a dobradinha de hoje, a 24° da equipe austríaca a Red Bull segue mais líder do que nunca com 49 pontos de vantagem sobre a Aston Martin que vem em segundo lugar.
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