FÓRMULA 1 - PORSCHE SEM RED BULL


Muito especulado e quase que formalmente confirmado, a aliança entre a fabricante alemã Porsche e o time austríaco Red Bull Racing na Fórmula 1 teve hoje seu triste desfecho: a fabricante de Stuttgart anunciou que não entrará na categoria via time de Milton Keynes.


Segundo o que apuramos, o entrave na negociação se deve ao fato do time da empresa de energéticos não estar disposta a ceder 50% da equipe no qual a Porsche entraria de sócia – como forma de proteger seus negócios, a Red Bull particionou a equipe e a divisão de motores, a Red Bull Powertrains, onde a fabricante alemã teria 50% de uma das empresas do grupo, porém não da parte que controla o time de Fórmula 1.

“Durante os últimos meses, a Porsche e a Red Bull levaram adiante conversações sobre a possibilidade de a Porsche entrar na Fórmula 1, porém as duas empresas chegaram agora conjuntamente à conclusão de que estas conversações não terão continuidade”, iniciou comunicado de imprensa da fabricante alemã.

Divulgação

O final das negociações entre as duas partes pode abrir um leque de problemas para a categoria, onde o primeiro é o fato da Red Bull não ter condições até 2026 de seguir caminho sozinha com sua divisão de motores e o segundo, a Porsche acabar por não encontrar uma alternativa economicamente viável para entrar na categoria e desistir da Fórmula 1, uma vez que já está comprometida com o WEC e IMSA já a partir de 2023.

“A premissa foi sempre a de que uma parceria se basearia em igualdade e incluiria não só uma parceria de motores, mas também a equipe. Isto não pode ser conseguido”.

“Com as alterações regulamentares finalizadas [para 2026], o campeonato continua sendo um ambiente atrativo para a Porsche, que continuará monitorando as possibilidades”, concluiu o comunicado.

Divulgação

Resta agora a Porsche encontrar um meio viável de entrar na categoria, algo que supostamente sua co-irmã Audi já encontrou, sendo quase certo que sua parceria se dará com a Sauber, uma vez que a Alfa Romeo já anunciou que não permanecerá na Fórmula 1 após 2023.

Fica então uma pergunta no ar: com o interesse da Andretti entrar na Fórmula 1, conseguiria a Porsche seduzir sua parceira de endurance Penske, rival da Andretti em diversos campeonatos, a entrar na categoria?

Aguardemos o desenrolar do tempo...

Foto: Divulgação


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
redbullracing
porsche
vw