FÓRMULA 1 - QUALIFICAÇÃO EM SUZUKA


Com pista seca e carros com pneus slicks, a qualificação para o GP do Japão em Suzuka iniciou com Yuki Tsunoda da AlphaTauri sendo o primeiro a entrar na pista, o que fez as arquibancadas ferver.


Com um tempo de 1m31s631 do japonês dono da casa, os expectadores enfim puderam ver os carros andando a plenos pulmões, algo muito esperado neste final de semana chuvoso na ilha asiática.

Restando cinco minutos para o término do Q1, Max Verstappen da Red Bull Racing tinha o melhor tempo do final de semana, com a marca de 1m30s224, momento que Tsunoda esbravejava com a equipe pelo rádio devido a problemas nos freios dianteiros.

Pierre Gasly. Divulgação Alpha Tauri

Ao final do Q1 ficaram de fora Alex Albon (Williams); Pierre Gasly (AlphaTauri), que também teve problemas nos freios, tal como Tsunoda; Kevin Magnusen (Haas); Lance Stroll (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams).

A AÇÃO NO Q2

Depois de ter destruído o carro ontem no TL1 e não ter participado do TL2, vimos Mick Schumacher da Haas ser um dos felizardos que estenderam seu tempo de pista nesta qualificação, ao passar para a segunda fase da sessão com o 13° posto.

Apesar da pista estar seca, nesta sessão o sol só apareceu a partir deste momento da qualificação, o que aos poucos tornou a pista mais rápida, devido ao asfalto mais quente.

Mick Schumacher. Divulgação Haas F1 Team

Apesar de ter passado para o Q2, as reclamações de Tsunoda com os freios eram recorrentes, sendo que agora o piloto reclamava que estava sem freios, algo diferente da primeira parte da sessão.

Quando o Q2 tinha atingido a metade do seu tempo, novamente Verstappen ia para o topo da tabela de tempos, superando Carlos Sainz e Charles Leclerc da Ferrari, que eram os cabeças da tabela até então.

Carlos Sainz. Divulgação Ferrari

Com os carros mais altos devido ao alto efeito do porpoising nesta pista japonesa, os pilotos da Mercedes tiveram muita dificuldade no traçado de Suzuka e ainda que tenham passado para o Q2, a dificuldade de se manter vivos na qualificação era grande.

Ao final vimos o último pole position do GP do Japão Sebastian Vettel passar para o Q1 na última posição da tabela de tempos, ao passo que Sérgio Perez da Red Bull Racing era o primeiro e único a baixar o tempo para a casa dos 1m29, liderando esta parte da qualificação.

A HORA DO TUDO OU NADA

O Q3 iniciou com um pequeno incidente entre Lando Norris da McLaren e Verstappen, que ao zigue-zaguear na pista para aquecer pneus, quase acertou o carro laranja, obrigado o jovem britânico a "pisar na terra" para evitar um acidente.

Lando Norris. Divulgação McLaren

Passado o susto, na primeira tentativa de volta rápida Verstappen fez o tempo de 1m29s304, tendo Leclerc e Sainz, ambos com tempo no mesmo segundo, mas vindo logo atrás.

Ao final da sessão a sequência obtida na primeira tentativa de volta rápida foi a que prevaleceu entre os cinco primeiros, com Perez e Esteban Ocon da Alpine fechando o top 5.

Com motivos para sorrir, Verstappen parte rumo ao bi amanha. Divulgação F1

Desta forma, Verstappen iniciou o final de semana com o pé direito para decidir o título mundial de pilotos deste ano já nesta pista, o que para a Honda seria o melhor dos mundos, pois literalmente venceria em casa, já que o circuito de Suzuka é de sua propriedade.

O anti-climax pode acontecer após a qualificação, uma vez que a FIA irá analisar após o término da sessão o incidente entre Verstappen e Norris, o que pode mudar por completo o prognóstico do final de semana, onde além deste fato, é também esperado chuva no momento da corrida e sendo assim, tudo pode acontecer.

Classificação para o GP do Japão. Divulgação F1


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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