A AÇÃO DO Q1
O sexteto de sempre esteve na ponta desta qualificação, onde Ferrari, Mercedes e Red Bull Racing nestas condições de pista andavam em pé de igualdade, com uma leve vantagem para o time italiano.
Nesta parte da sessão quem se deu melhor foi Max Verstappen que fez seu melhor giro em 1m53s057 e teve apenas Lewis Hamilton andando no mesmo nível que ele, ficando a apenas 0s104, vindo Charles Leclerc bem longe destes, ficando a 1s072 ao final desta parte da sessão.
Valtteri Bottas. Divulgação Alfa Romeo
Esteban Ocon da Alpine teve problemas em seus freios e foi obrigado a se recolher para os boxes, não indo além do 18° colchete do grid de largada.
Exceto por Valtteri Bottas (Alfa Romeo), que encerrou em 16° o treino, não houve muitas surpresas dos que ficaram de fora, sendo as duas Williams e Daniel Ricciardo da McLaren eliminados logo no início.
Q2 COM MUITOS JOVENS NA PISTA
Tivemos um bom Q2, sobretudo pela nova força da categoria, os jovens, que mesmo não gozando das melhores equipes do grid, foram pra cima do seu lugar ao sol.
Casos de Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Mick Schumacher (Haas) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo), que souberam driblar as adversidades da pista e avançaram rumo aos melhores lugares do grid, onde na pior das hipóteses, seriam no máximo o 15° a largar.
Mick Schumacher. Divulgação Haas F1 Team
Com carros ainda indo para a pista com pneus verde ou azul, alguns pilotos arriscaram nesta parte da qualificação pneus slicks macios, algo que para alguns não foi o melhor caminho, caso dos dois pilotos da Aston Martin, que viram as chances de avançar indo por água abaixo.
Enquanto isto lá na ponta Leclerc, Hamilton e Verstappen duelavam pelo topo da tabela de tempos, onde as melhores voltas já eram quase dois segundos melhor do que na primeira parte da sessão.
Ao final do Q2 a tristeza do padock se deu pela eliminação de George Russell da Mercedes, que andou sempre bem neste final de semana, sendo superado por Kevin Magnusen por apenas 0s006, indo descansar mais cedo.
Sebastian Vettel. Divulgação Aston Martin
Ficaram por aqui também os jovens Schumacher e Zhou, o que não é o fim do mundo, afinal, se mantiveram na pista por mais tempo do que nomes como Ricciardo ou mesmo Alexander Albon, muito mais experientes que os dois.
O FILME DO Q3
Com diversos pilotos saindo dos boxes com pneus slicks macios, dentre eles Verstappen e Hamilton, vimos Tsunoda e Magnusen indo para a pista com borrachas intermediárias, sabendo estes dois que ainda haviam trechos do asfalto verdadeiramente molhado.
No primeiro giro rápido de Verstappen vimos alguns drifts, onde sua volta não foi além de 1m56, sendo superado por Leclerc com 1m55, que logo ficaria atrás de Hamilton com a marca de 1m53.
Max Verstappen. Divulgação Red Bull Racing
Ao passo que a sessão avançava a pista ia ficando mais rápida e com isto os tempos iam baixando, quando Hamilton achou uma "brecha" na pista e fez o tempo de 1m51s019, momento que já não haviam mais pilotos em pista com pneus intermediários.
Faltando um minuto para o término da qualificação Leclerc baixaria para a casa de 1m49s412 o tempo de volta, que só seria atacado (sem sucesso) por Perez que ficou a 0s022 do monegasco, salvando para o time a primeira fila do grid.
Verstappen cometeu diversos erros em sua volta final e pela posição de largada, o oitavo posto, fica bem difícil de já liquidar o campeonato neste final de semana. Sua volta não era a melhor, mas uma falha na comunicação com a equipe, teve a volta abortada e gerou um momento de grande nervosismo do holandês pelo rádio com a equipe.
Lewis Hamilton. Divulgação AMG Mercedes
Havia uma grande expectativa na volta de Hamilton, que nesta parte da qualificação andou sempre na ponta, mas ao zerar o cronômetro sua melhor volta lhe deu apenas a abertura da segunda fila do grid, 0s055 distante da ponta, algo ótimo para a equipe Mercedes, sobretudo pelo resultado do seu companheiro de boxe, oito posições atrás.
????????????????????????????????????????????????! ???? Simply @Charles_Leclerc ????#essereFerrari ???? #SingaporeGP #Charles16 pic.twitter.com/BdiLrb6eJU
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) October 1, 2022
Confusões a parte, esta é a nona largada da ponta de Leclerc, o que mostra que sua posição no campeonato poderia ser ainda melhor e mesmo que seja o segundo colocado do mundial de pilotos, há uma grande lacuna de pontos para Verstappen.
Amanhã tudo pode acontecer e se mais uma chuva torrencial ocorrer, literalmente a loteria estará formada e sendo assim, façam suas apostas!
Divulgação Formula 1
Compartilhe esse post: