FÓRMULA 1: RED BULL FAZ DOBRADINHA NO PRIMEIRO CLASSIFICATÓRIO DO ANO!


A Red Bull e Max Verstappen começaram o ano assim como terminaram a temporada passada, andando na frente. Max conquistou a pole no Bahrein, etapa de abertura da temporada de 2023 da Fórmula 1. Com a pole de hoje o holandês soma um total de 21 poles ao longo de sua carreira na Fórmula 1. Sérgio Perez, companheiro de Max na Red Bull, fechou a segunda fila, Charles Leclerc e Carlos Sainz de Ferrari dominam a segunda fila do grid que conta ainda com Fernando Alonso e a competitiva Aston Martin entre os cinco primeiros.


Foi uma classificação disputada, muito apertada principalmente no Q2. Mas a Red Bull já havia levado vantagem nos testes de pré-temporada e, embora quisesse tentar esconder o jogo nos treinos livres, hoje trouxe todo o seu 'arsenal' para selar a primeira linha para a corrida de amanhã. Charles Leclerc foi muito rápido durante a qualificação e mesmo com problemas em sua SF-23 ainda no Q1 conseguiu se recuperar e conseguir um ótimo terceiro lugar. Carlos Sainz não ficou muito atrás e terá uma chance de fazer uma boa corrida amanhã já que também larga na segunda fila.

No entanto, o destaque estava em Fernando Alonso. O piloto asturiano bateu as duas Mercedes, não repetiu os resultados obtidos na pré-temporada nem nos treinos livres, mas partirá amanhã do quinto lugar. Dado o ritmo a longo prazo, não é loucura pensar que Aston Martin e Alonso vem brigar por vitória na corrida. Russell, Hamilton, Stroll, Ocon e Hülkenberg completaram o 'top 10'.

Q1

Após as três sessões de treinos livres com Red Bull e Aston Martin como equipes dominantes, era hora de encarar a classificação. Sob o cair da noite, o asfalto da pista de Sakhir apresentou uma temperatura de 29 graus.

Os primeiros a saírem para a classificação foram os pilotos da Alpha Tauri. As Ferraris também começaram muito cedo e também o fizeram com pneus médios. Charles Leclerc teve que abortar sua primeira tentativa depois de perder uma parte de seu carro e passar reto na primeira curva.

Divulgação Ferrari

A peça perdida por Leclerc significou uma bandeira vermelha, mas esta foi muito curta e a ação voltou rapidamente a mais de 13 minutos do fim. Desta vez, quando o semáforo ficou verde, uma enorme fila de carros se formou no Pit-Lane. Já que não havia muito tempo a perder.

Ao complemento das primeiras voltas válidas, começaram a aparecer as surpresas do fim de semana. Carlos Sainz foi o mais rápido na primeira tentativa, com o tempo de 1'30''993, à frente de Russell, Leclerc, Alonso e Red Bulls. Os cinco primeiros, separados por apenas 3 décimos. Muitos pilotos obviamente saíram no final para uma segunda tentativa, mas Carlos não o fez e terminou a sessão no topo da tabela. Por outro lado, os eliminados foram Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Oscar Piastri, Nyck de Vries e Pierre Gasly.

Q2

Foi um Q1 com surpresas e emoções de todos os tipos, mas ainda tivemos que enfrentar mais uma sessão o Q2. O asfalto manteve condições semelhantes ao Q1, a 28 graus, embora estivesse mais 'emborrachado'.

O primeiro a ir a pista foi Lance Stroll, seguido por um grande número de pilotos. O canadense marcou o tempo de 1'32''305, mas o seu tempo iria diminuir e muito ainda

Provando o favoritismo a RBR deu as cartas e Max Verstappen estabeleceu um impressionante 1'30''503 com Sergio Pérez não ficando muito atrás, marcando 1'30''746.

Enquanto isso, Lewis Hamilton ficou em terceiro lugar com 1'30''901, à frente de George Russell, Fernando Alonso e da Ferrari 

Divulgação Aston Martin

Verstappen e Pérez ficaram no Pit na parte final do Q2' e não saíram para uma segunda tentativa, e isso deu asas a Charles Leclerc para finalmente subir à primeira posição com um a belíssima volta com o tempo de 1'30''282.
O Q2 foi marcado pela igualdade na disputa: os nove primeiros pilotos ficaram separados por apenas seis décimos.

Lance Stroll conseguiu entrar no Q3 'por um fio de cabelo' apesar de sua limitação nas mãos o piloto da Aston conseguiu se manter entre os 10 primeiros e os eliminados foram Lando Norris, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou, Yuki Tsunoda e Alexander Albon. 

Q3

Após duas sessões muito apertadas e nada decidido. A terceira sessão, a última que define quem larga na frente, começou com o asfalto a 27 graus e em ótimas condições para encontrar os limites da pista.

Neste caso, Ferraris e Red Bulls entraram rapidamente na pista com novos pneus macios; Stroll, por sua vez, fez isso com pneus macios usados.

Max Verstappen, com um impressionante tempo de 1'29''897, foi o mais rápido na primeira tentativa já marcando o melhor tempo do final de semana, seguido de Leclerc com 103 milésimos mais alto que o bicampeão, Pérez com dois décimos e Sainz com quatro décimos fechavam os 4 primeiros.

Logo após a primeira tentativa, os pilotos que tinham apenas um jogo de novos pneus macios foram para a pista. Entre eles estavam Fernando Alonso e as duas Mercedes... e o piloto asturiano superou George Russell e Lewis Hamilton para ficar provisoriamente em quarto lugar! Quase ao mesmo tempo, Leclerc desceu do carro e encerrou a classificação, de forma surpreendente faltando mais de 2 minutos para o término da classificação.

A tentativa final viu Verstappen melhorar para um tempo impressionante 1'29''708, que lhe serviu para obter sua 21ª pole na Fórmula 1, à frente de Pérez, Leclerc e Sainz. Alonso finalmente teve que se contentar com o quinto lugar, mas pode ficar feliz por ter batido ambas as Mercedes e, além disso, para amanhã terá boas chances de obter resultado ainda melhor, já que o próprio piloto afirmou que se tratando de  ritmo de corrida da AMR23 é mais rápida que a Ferrari FS-23. Russell, Hamilton, Stroll, Ocon e Hülkenberg completaram o top 10.

Divulgação Formula 1


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
formula1
f1
fia