Neste final de semana teremos o fechamento da grandiosa temporada 2021 da Fórmula 1 e se de um lado temos Max Verstappen como líder do campeonato, ainda que empatado em pontos com Lewis Hamilton, por outro, temos a Mercedes como líder do mundial de construtores com uma margem de 28 pontos, o que não será fácil de revertê-la.
Consciente disso, o dirigente austríaco da também austríaca equipe, sabe que a missão não é das mais fáceis, porém, ele exalta o grande trabalho de sua equipe, que desafiou a toda poderosa equipe alemã até a última corrida.
“Esta equipe teve uma temporada fantástica, onde ganhamos 10 corridas e levamos a Mercedes [nesta luta] – e quem diria que seria este ano – até à última corrida no mundial de construtores. Estamos atrás e precisamos de um milagre para ganhar. Temos mais uma oportunidade de tentar ganhar o título [de pilotos] com Max e vamos lhe dar tudo o que pudermos, vamos nos preparar, vamos nos reagrupar. E o pessoal [da equipe], eles não estão em um nível mais baixo [que a Mercedes], podem se orgulhar do esforço que foi feito e vamos ver o que acontece”, iniciou Horner.

Foto: Getty Images
Apesar de ser o mundial de construtores quem gera benefícios financeiros para as equipes, é o mundial de pilotos quem leva o glamour e as atenções do campeonato, pois salvo para aqueles que acompanham regularmente os esporte, o mundial de construtores é um campeonato secundário para aqueles que apenas conhecem a Fórmula 1 e até pensando nisso e também como forma de prestigiar o grandioso trabalho de Verstappen ao longo dos anos, o time sabe que se ele vencer a temporada, o trabalho da equipe como um todo será igualmente reconhecido.
“Tanto Lewis como Max poderão terminar no topo no próximo final de semana. O título de pilotos é onde está o prestígio, por isso, ironicamente para a equipe, financeiramente o campeonato de construtores é muito, muito importante, mas do ponto de vista do prestígio, do ponto de vista esportivo, é o de pilotos que é grandioso”, continuou.
A vantagem de 28 pontos é confortável para a Mercedes, ainda que não seja uma garantia de vitória no campeonato, por este motivo os bulls estão completamente focados em dar a Verstappen a possibilidade de ser campeão de pilotos, o que seria um feito imenso, pois nesta era turbo-híbrida da Fórmula 1, nenhum piloto que não fosse do time alemão se tornou campeão e selar esta primeira fase desta era com o título de pilotos, seria mais que uma vitória para a Red Bull Racing, que com o vice-campeonato de construtores também receberá uma boa fatia dos dividendos que a categoria divide com todos os 10 times.

Foto: Getty Images
“Vamos para Abu Dhabi empatados no mundial de pilotos, liderando em virtude do número de vitórias em corridas. Vence quem terminar à frente, é uma luta como ocorreu durante todo o ano. Recentemente a Mercedes ganhou três corridas consecutivas e Max ganhou as duas anteriores a estas. Quem vai fica em primeiro no próximo fim de semana? Não faço a menor ideia. Obviamente que analisamos o desempenho das últimas corridas e a forma como está a Mercedes, o que me faz pensar recorrentemente que Max lutou como um leão [na Arábia Saudita] - ele deu tudo de si”, concluiu.
A verdade é que mesmo não sendo agraciada com o milagre que Horner disse precisar, a Red Bull Racing encerrará a temporada 2021 como uma grande força do grid e não será campeã por um pequeno detalhe, pois em um campeonato tão disputado como o deste ano, chegar a última corrida em condições reais de ser campeã, é um feito para poucos.
Compartilhe esse post: