FÓRMULA 1 - RED BULL RACING & FORD JUNTAS?


A expressão “o mundo dá voltas” não teria um local para melhor ser aplicada do que na Fórmula 1, sobretudo quando se fala dos interesses particulares de cada um dos envolvidos na categoria, especialmente as equipes.


Ciente do alto custo de produzir suas próprias unidades motrizes e, além disso, obter sucesso com elas, a Red Bull Racing que atualmente está ligada de forma indireta à japonesa Honda já tem se mexido nos bastidores para formar uma aliança com alguém que conhece muito bem a Fórmula 1 e já obteve muito sucesso: a Ford.

A Red Bull quando avisada pela Honda que deixaria a Fórmula 1, tratou de criar a divisão Red Bull Powertrains, que é bem verdade que recebeu as unidades motrizes nipônicas prontas e com isto não arcou com o custo inicial de as desenvolver, mas trata-se de uma empreitada com um alto investimento em estrutura, pessoal e que demanda a continuação do desenvolvimento deste motores, conhecimento que não se obtém da noite para o dia, por mais que os engenheiro do time sejam altamente capacitados.

Por sua vez, a Ford que já esteve no grande circo por muito tempo através do braço Cosworth (que forneceu motores à diversas equipes) e até mesmo com a equipe Jaguar, marca que na ocasião pertencia ao grupo do oval azul, sabe que a categoria rainha do automobilismo mundial é uma grande vitrine para os seus produtos, sendo que hoje a Ford tem participado muito pouco do automobilismo mundial, com participação ainda que indireta apenas no WRC.

É verdade que a marca norte-americana tem demonstrado interesse em se tornar novamente um grande player do automobilismo mundial, haja visto que recentemente lançou uma versão do Mustang homologada para os campeonatos que correm sob a regulamentação FIA GT3 e, mesmo que ainda seja um passo pequeno, já é alguma coisa.

Do lado Red Bull Racing a equipe por mais competente que seja, sabe que precisa de uma empresa com expertise comprovada na área de motores, algo que poderia ter sido consumado no acordo que naufragou com a Porsche, mas que tem grandes chances de acontecer agora com a Ford, pois diferente da fabricante alemã que desejava “ser dona da equipe”, o interesse dos americanos é fornecer apenas motores e isto pode ser o ponto chave do acordo.

A Ford sabe que a Fórmula 1 depois que passou a ser de propriedade da Liberty Media recebeu um grande interesse do público nos EUA e isto é uma forte moeda no mundo do marketing, algo que pode beneficiar tanto a Red Bull como a fabricante local e não apenas no mercado dos EUA.

Vale lembrar que Ford e Red Bull já foram parceiras nas pistas, onde a fabricante austríaca de energéticos se juntou a marca do oval azul no WRC quando a empresa mantinha um time de fábrica na competição, união que dura até hoje, onde a Ford compete de forma indireta apoiando a M-Sport, cuja patrocinadora máster é exatamente a Red Bull.

 

Sendo assim, aguardemos os próximos movimentos das duas partes, onde muito provavelmente estas negociações estejam realmente ocorrendo, já que nenhuma das partes se pronunciou, inclusive negando o fato.

 

Foto: Divulgação

 

 


Márcio de Luca

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Márcio de Luca

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