Ciente do alto custo de produzir suas próprias unidades motrizes e, além disso, obter sucesso com elas, a Red Bull Racing que atualmente está ligada de forma indireta à japonesa Honda já tem se mexido nos bastidores para formar uma aliança com alguém que conhece muito bem a Fórmula 1 e já obteve muito sucesso: a Ford.
A Red Bull quando avisada pela Honda que deixaria a Fórmula 1, tratou de criar a divisão Red Bull Powertrains, que é bem verdade que recebeu as unidades motrizes nipônicas prontas e com isto não arcou com o custo inicial de as desenvolver, mas trata-se de uma empreitada com um alto investimento em estrutura, pessoal e que demanda a continuação do desenvolvimento deste motores, conhecimento que não se obtém da noite para o dia, por mais que os engenheiro do time sejam altamente capacitados.
Por sua vez, a Ford que já esteve no grande circo por muito tempo através do braço Cosworth (que forneceu motores à diversas equipes) e até mesmo com a equipe Jaguar, marca que na ocasião pertencia ao grupo do oval azul, sabe que a categoria rainha do automobilismo mundial é uma grande vitrine para os seus produtos, sendo que hoje a Ford tem participado muito pouco do automobilismo mundial, com participação ainda que indireta apenas no WRC.
É verdade que a marca norte-americana tem demonstrado interesse em se tornar novamente um grande player do automobilismo mundial, haja visto que recentemente lançou uma versão do Mustang homologada para os campeonatos que correm sob a regulamentação FIA GT3 e, mesmo que ainda seja um passo pequeno, já é alguma coisa.
Do lado Red Bull Racing a equipe por mais competente que seja, sabe que precisa de uma empresa com expertise comprovada na área de motores, algo que poderia ter sido consumado no acordo que naufragou com a Porsche, mas que tem grandes chances de acontecer agora com a Ford, pois diferente da fabricante alemã que desejava “ser dona da equipe”, o interesse dos americanos é fornecer apenas motores e isto pode ser o ponto chave do acordo.
A Ford sabe que a Fórmula 1 depois que passou a ser de propriedade da Liberty Media recebeu um grande interesse do público nos EUA e isto é uma forte moeda no mundo do marketing, algo que pode beneficiar tanto a Red Bull como a fabricante local e não apenas no mercado dos EUA.
Vale lembrar que Ford e Red Bull já foram parceiras nas pistas, onde a fabricante austríaca de energéticos se juntou a marca do oval azul no WRC quando a empresa mantinha um time de fábrica na competição, união que dura até hoje, onde a Ford compete de forma indireta apoiando a M-Sport, cuja patrocinadora máster é exatamente a Red Bull.
Sendo assim, aguardemos os próximos movimentos das duas partes, onde muito provavelmente estas negociações estejam realmente ocorrendo, já que nenhuma das partes se pronunciou, inclusive negando o fato.
Foto: Divulgação
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