Porém, tornar a categoria interessante apenas para o público, pode ser algo que desagrade as equipes e a organizadora já se deu conta disso, onde uma das reclamações que as equipes têm feito é em relação ao uso dos pneus da qualificação: os dez pilotos que passam do Q2 para o Q3, são obrigado a largar com o mesmo tipo de composto que os permitiu ir até a fase final da qualificação.
Ross Brawn, diretor técnico da Fórmula 1 em recente entrevista informou que a organização do campeonato está revendo esta regra, em vigor desde a entrada das unidades de potência turbo-hibrida.
“Uma das coisas piores da regra é que ela dá ainda mais vantagem àqueles que são realmente rápidos, uma vez que podem escolher facilmente o pneu que quiserem para o Q2, ao passo que aqueles que estão desesperados por entrar no Q3, precisam utilizar um pneu macio”, disse Brawn.
A verdade é que equipes como Mercedes e Red Bull Racing conseguem fazer seus carros funcionar bem com qualquer composto de pneu, porém as oito demais equipes dependem quase que integralmente dos compostos macios para obter um ganho de velocidade e com isto, compromete por completo a estratégia da corrida, pois terão que parar mais cedo, já que são pneus que resistem menos ao desgaste.
“Não creio que a sua remoção [da regra] seja um grande problema. É certamente algo que estamos analisando para o futuro, se essa regra é algo que no geral é melhor ou pior para a corrida”, concluiu o engenheiro britânico.
Fotos F1
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