TUDO VOLTA AO "NORMAL" PARA A WILLIAMS NO Q1
Desta forma o Q1 foi marcado por um início intenso de carros na pista, todos tentando utilizar ao máximo o traçado seco, sob risco de surpresas como ocorreu na última sessão livre - tão logo o pitlane foi liberado, os carros assumiram a pista, com exceção aos dois da Ferrari.
Aproveitando o momento da qualificação e do bom TL3, a Williams anunciou a renovação para a temporada 2023 de Alexander Albon, terceiro melhor tempo pela manhã.
Tão logo o Q1 começou, Max Verstappen da Red Bull Racing tratou de marcar um tempo de referência com uma volta em 1m19s020 utilizando pneus macios.
Max começou forte o treino com compostos macios. Divulgação
Diferente do que se imaginava, a Ferrari iniciou a primeira parte da qualificação atrás dos "bulls", o que acendeu uma luz amarela nos boxes da equipe, sobretudo porque McLaren e Mercedes começaram muito bem, andando muito próximo de Verstappen.
Faltando cinco minutos para o termino do primeiro terço da sessão, o alemão Mick Schumacher da Haas ainda não havia saído para a pista, algo que fez em seguida, andando logo atrás de Kevin Magnussen, com apenas um décimo de desvantagem, mesmo estando com o carro desatualizado em relação ao dinamarquês.
Ao final do Q1 vimos as duas Williams, as duas AlphaTauri e Sebastian Vettel eliminados, com uma dobradinha da Mercedes no topo da tabela de teimpôs, com Lewis Hamilton em primeiro e George Russell em segundo, tendo Carlos Sainz da Ferrari fechando o top 3.
Após liderar TL3, Latifi largará de P15 no domingo. Divulgação
Estranhamente vimos Sergio Perez da Red Bull Racing não ser eliminado por pouco mais de um décimo de segundo, fechando o Q1 em 13°, diferente de Verstappen que segurou a quinta posição.
Q2 SEM SURPRESAS
Assim que o Q2 iniciou, Haas e Mercedes foram em peso para a pista, seguidos e Sainz, que não quiseram perder tempo.
Faltando 10 minutos para o final desta parte da sessão, Verstappen cravaria o melhor tempo do final de semana com uma volta em 1m17s703, superando tudo o que haviam feito até ali.
Mesmo com muitas atualizações, a "Ferrari branca" foi eliminada no Q2. Divulgação
No final do Q2 vimos as duas Haas, Lance Stroll (Aston Martin), Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Perez serem eliminados, onde o tempo do holandês da Red Bull Racing não foi batido por ninguém, ainda que Leclerc tenha andado a apenas seis décimos da ponta.
Q3 MOVIMENTADO E COM SURPRESA!
Assim como nas duas primeiras partes da qualificação, todos os pilotos foram para a pista com pneus macios, aqueles que conferem mais velocidade, com os dez participantes indo em busca dos melhores tempos do final de semana.
Algo que foi percebido neste final de semana foi o retorno das punições por exceder os limites de pista, fazendo os pilotos andarem como se estivessem sobre uma navalha, onde a qualquer deslize, a volta seria cortada.
Sainz garantiu a P2. Divulgação
No primeiro stint do Q3 Sainz fez uma volta espetacular, marcando o tempo de 1m17s505 assumindo a ponta da tabela, com Russell vindo logo atrás e Leclerc em terceiro.
No retorno dos carros à pista para uma segunda volta rápida, vimos Verstappen reclamar de falta de potência do RB18 e lá na frente víamos Sainz mantendo a ponta da tabela em sua briga doméstica com Leclerc, porém no zerar do cronômetro o inesperado aconteceu, quando Russell à bordo do W13 #63 surpreendeu a todos fazendo o tempo de 1m17s377, selando o melhor tempo do final de semana, conquistando a primeira pole position de sua carreira.
Um terceiro setor magnifico deu a Russell a pole na Hungria. Divulgação
Em suma, ao que foi visto nos três treinos livres e na qualificação, podemos dizer que a corrida da Bulgária está completamente aberta, onde as duas Red Bulls largam lá de trás (Verstappen foi apenas décimo) e as duas Ferraris ocupam as duas primeiras filas do grid.
Ou seja, tudo pode acontecer amanhã, nesta tradicional pista européia, que tem poucos pontos de ultrapassagem.
Divulgação
Compartilhe esse post: