O melhor tempo inicial de Leclerc no segmento final foi de 1m34,624s que lhe deu o primeiro lugar provisoriamente à frente de Sainz, com Lewis Hamilton em terceiro depois de um setor intermediário muito forte com Verstappen apenas em quarto.
O holandês tentou uma estratégia única no Q3 de completar uma volta lenta adicional de preparação dos pneus para uma rápida volta final, mas não conseguiu superar a dupla da Ferrari depois de perder tempo nas curvas lentas do setor final e terminou 0,092s atrás.
Max Verstappen. Divulgação Red Bull Racing
Leclerc, que vai cair 10 lugares no grid por levar peças extras de motor em Austin, liderou os líderes do Q3 e melhorou a marca do primeiro lugar para 1m34.421s, mas Sainz, seguindo logo atrás de seu companheiro de equipe superou isso com 1m34.356s.
O esforço de Verstappen foi suficiente para tirar Hamilton do terceiro lugar, já que o piloto da Mercedes não conseguiu melhorar seu primeiro tempo no Q3 e o britânico não conseguiu melhorar abriu a porta para Sergio Perez se posicionar na frente também, o que o piloto mexicano fez com um recorde pessoal enquanto corria. alguns segundos à frente da dupla Ferrari.
Lewis Hamilton. Divulgação AMG Mercedes
Atrás de Hamilton veio seu companheiro de equipe George Russell, com Lance Stroll em sétimo, apesar de completar apenas uma volta no Q3. Lando Norris ficou em oitavo com a McLaren, com Fernando Alonso da Alpine e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) completando o top 10.
Alonso e Perez perderão cinco lugares de onde se qualificaram por também levar peças adicionais da unidade de potência fora da alocação permitida para toda a temporada.
No Q2, que Leclerc liderou depois que Sainz liderou o caminho no Q1, Alex Albon liderou o pelotão nas últimas corridas do Q2 e estabeleceu um recorde pessoal para saltar para o top 10 antes que três de seus rivais melhorando no final o levassem de volta ao 11º. e fora.
Fernando Alonso. Divulgação Alpine F1
Sebastian Vettel perdeu sua melhor volta no início do Q2 para sair da curva 9 e além dos limites da pista ao sair da curva 9 no final da sequência desses, mas ele fez o suficiente com seu esforço final para subir para o 12º, embora sem incomodar o Q3.
Então veio Pierre Gasly, lutando com a frenagem pelo segundo fim de semana consecutivo – particularmente nas grandes paradas da curva 1 e 11 – e deixando AlphaTauri conhecer sua fúria.
Zhou Guanyu acabou na frente de Yuki Tsunoda em 14º e 15º, mas só porque ambos perderam suas melhores voltas no Q2 e foram rebaixados para a retaguarda dos nocauteados naquele segmento – Zhou, que perderá cinco posições no grid, à frente porque seu esforço de banqueiro era melhor.
Ghanyu Zhou. Reprodução Alfa Romeo
Tsunoda ultrapassou os limites da pista na curva 9, enquanto a indiscrição de Zhou veio na curva 12 e lhe custou um lugar no top 10 que deu a Norris um alívio tardio depois que ele inicialmente terminou em 11º no Q2.
No Q1, Kevin Magnussen foi empurrado de volta para 15º e eliminado pela melhora tardia de Albon, o piloto da Haas terminando à frente de Daniel Ricciardo, da McLaren, que saiu no Q1 pela terceira vez nas últimas cinco corridas.
Alex Albon. Reprodução Williams
Esteban Ocon foi um choque em 18º, terminando apenas à frente de Mick Schumacher e Nicholas Latifi – que foram os únicos dois corredores a não estabelecer recordes pessoais em seus pilotos finais.
Latifi não conseguiu igualar o seu melhor nas primeiras corridas do Q1, enquanto o último esforço de Schumacher acabou quando mal começou quando ele girou na curva 1.
O alemão girou seu Haas em um rápido giro de 360 ??graus, a traseira virando para a direita enquanto ele aplicava a força para baixo além do ápice do gancho de cabelo irregular que inicia a volta de Austin.
Resultado da qualificação do GP dos EUA. Divulgação Formula 1
Compartilhe esse post: