As imagens de TV foram estarrecedoras, pois vimos capotar o carro do chinês Guanyu Zhou da Alfa Romeo e a após percorrer uma certa distância de cabeça para baixo, decolar por cima das barreiras de pneus e quase atingir as pessoas na arquibancada.
Forte acidente do Zhou no início da prova. Divulgação Formula 1
Além de Zhou, os envolvidos foram Alexander Albon (Williams), George Russell (Mercedes), Esteban Ocon (Alpine) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri), com apenas Zhou, Russell e Albon sem condições de relargar, já que os demais conseguiram levar seus carros de volta aos boxes para a realização dos reparos necessários.
Como faz parte dos procedimentos de segurança da categoria, Zhou e Albon foram levados ao hospital para averiguações de rotina e não tiveram ferimentos graves, o que é um grande alento, dada a gravidade das imagens.
Com uma estratégia de largada diferente, Verstappen partiu de pneus macios com o claro intuito de pular na frente de Carlos Sainz da Ferrari na largada, uma vez que o grip que este tipo de pneu proporciona é maior e com isto, o sucesso do plano se consumaria, porém com a bandeira vermelha antes mesmo da conclusão da primeira volta, o grid na relargada foi restabelecido de acordo como no início da corrida.
A corrida ficou parada por 56 minutos, quando os carros partiram do pit lane para o realinhamento no grid de largada e desta forma, o procedimento para o reinício da corrida se deu, com Sainz novamente na primeira posição.
Na relagarda Sainz teve grande atuação para segurar o ímpeto de Verstappen. Reprodução Red Bull Racing
Na relargada Sainz não se fez de rogado e toda agressividade de Verstappen na partida foi aniquilada pela força do espanhol neste novo procedimento de largada, onde as Ferraris de um modo geral partiram pra cima, sendo que em uma dado momento quatro carros ficaram lado a lado na pista.
Na nova largada, salvo toques leves entre os pilotos, cuja asa dianteira de Perez foi danificada, nenhum incidente grave se deu entre os 17 carros remanescentes na pista.
Após tirar a vantagem de Sainz, que chegou a 1s3, na volta 10 Verstappen já estava a menos de meio segundo do espanhol e aí a caça, quando o piloto do carro #55 errou e inevitavelmente o holandês tomou a frente.
Gasly e Tsunoda se tocam! Cena insólita! Reprodução Formula 1
Na volta 12 vimos uma cena "trágica" para AlphaTauri, quando Tsunoda ao tentar ultrapassar seu companheiro de equipe Pierri Gasly rodou e ambos os carros saíram da pista, mas algo sem gravidade, com os dois pilotos retornando à corrida.
Um pouco mais a frente na mesma volta um pneu furado de Verstappen faria Sainz retomar a ponta, indo imediatamente aos boxes, porém ao retornar à pista, o RB18 #1 apresentava problemas de pressão aerodinâmica na traseira, o que lhe tiraria pontos importantes no campeonato, uma vez que caiu para a sexta posição, sem grandes possibilidades de ir mais adiante.
Verstappen enfrentou muitos problemas neste domingo. Reprodução Red Bull Racing
Enquanto isto Leclerc esbravejava pelo rádio para que a equipe realizasse a troca de posições na pista, porém Sainz se mantinha absoluto na frente, sem querer entregar de bandeja a liderança da corrida, indo aos boxes na volta 20, quando trocou de pneus e colocou compostos duros.
Na volta 30 com Hamilton ainda na pista com os pneus que largou, Leclerc finalmente ultrapassa Sainz (o espanhol levantou o pé), mas não abre o suficiente para justificar a troca de posições.
Lewis Hamilton. Reprodução AMG Mercedes
Na volta 39 Ocon teve problema com sua Alpine e parou na pista, ocasionando a entrada do safety car, onde Sainz e Hamilton imediatamente entraram nos boxes e colocaram compostos macios, o que de cara já nos permitiu prever um final de corrida de tirar o fôlego, uma vez que Leclerc permaneceu na pista com seus pneus duros de 15 voltas, sabidamente os mais lentos.
Leclerc a frente com pneus duros. Grande mostra de talento do monegasco em Silvertone. Reprodução Formula 1
Na relargada o monegasco se tornou alvo fácil dos três que vinham logo atrás com pneus macios novos, com Perez surpreendendo Hamilton na relargada e Sainz tomando a ponta de Leclerc.
A medida que as voltas finais iam decorrendo, as lutas na pista eram imensas, onde Perez passou ultrapassou Hamilton e nas voltas seguintes o duelo entre o britânico e Leclerc foi o ponto alto das seis voltas derradeiras.
Ao final, vimos Sainz pela primeira vez após 150 largadas chegar em primeiro na Fórmula 1, o que é um grande alento para este talentoso piloto espanhol, que veio sofrendo com azares ao longo da temporada, mas não baixou a cabeça e seguiu firme rumo ao seu sonho.
Outra grande surpresa foi ver Mick Schumacher da Haas marcas seus primeiros pontos na categoria ao chegar na oitava posição, com direito a duelo com Verstappen, que devido a problemas no seu carro não teve condições de brigar na frente.
Schumacher travou grande duelo com Verstappen e marcou os primeiros pontos da carreira. Reprodução Formula 1
Ao final o champanhe foi agitado no pódio por Sainz, Perez e Hamilton, que fizeram por merecer estar no ponto mais alto da classificação, dado o elevado nível de pilotagem que demonstraram.
Em suma este foi o melhor grande prêmio da temporada, que coroa um final de semana onde tudo começou na Fórmula 1 e mostra o porquê de Silverstone ser tão importante para a categoria.
Classificação final da corrida. Reprodução Formula 1
Compartilhe esse post: