O dia foi tão adverso que dentro do top 10 ficaram nada menos que nove equipes, onde a Mercedes foi a única fora desta listagem dos dez melhores do dia, o que ao passo que pode ser um sinal de alerta para o time alemão, pode também ser um grande blefe da equipe que sabe como ninguém como dominar a categoria.
Nesta guerra mental para ver quem figura entre os grandes, uma variável que corre sorrateiramente nas sobras é o tipo de pneu: Zhou marcou sua melhor volta e a melhor do dia com o tempo de 1m31s610 com o composto C5, o mais macio da gama oferecida pela Pirelli, ao passo que Max Verstappen (Red Bull Racing) foi apenas 0s040 mais lento, porém usando pneu C3, duas graduações de dureza acima do utilizado pelo piloto da Alfa Romeo.

Divulgação Alfa Romeo
Por sua vez, vimos Yuki Tsunoda da AlphaTauri praticamente vestir o carro na manhã barenita, onde o jovem japonês partiu com o AT04 dos boxes da equipe no inicio da manhã e só retornou 68 voltas depois, o que demonstra claramente que o programa do time italiano não estava focado em velocidade máxima, mas sim em confiabilidade e outras medições importantes para uma boa partida na temporada.
Diferente de um final de semana de corrida, devemos ter em mente que os testes de pré-temporada são analisados de formas completamente distintas entre as equipes, o que aos olhos de quem está de fora, muitas vezes não é possível entender como uma equipe que encerrou 2022 na terceira posição do mundial de construtores, a Mercedes, termina uma sessão com seus carros nos postos 13º e 15º da tabela de tempos, enquanto a Williams que amargou a rabeira do campeonato passado, coloca o jovem e estreante na Fórmula 1 Logan Sargeant na sétima linha desta mesma tabela.

Divulgação Williams
Se em uma corrida vencer é o objetivo, nestes testes de coletivos não se pode quantificar e qualificar o que é vencer, dado que cada equipe busca apenas cumprir o seu programa de medições e se isto ocorre, mesmo que o topo da tabela de tempos seja conquistado, trata-se também de uma vitória, onde neste caso, os dez times podem sair vencedores de um dia de testes.
Claro que há sempre indícios de como se desenhará o campeonato, onde é fato que a Red Bull Racing é o time a ser batido, enquanto não se sabe ao certo se Ferrari terá cacife para pleitear o seu tão desejado campeonato – neste momento a coisa está muito embaralhada e não se sabe ao certo quem está ou não escondendo o jogo.
E do mesmo modo que os bulls parecem o time a ser batido, a Alpine e a McLaren não parecem estar no mesmo patamar que encerraram o campeonato passado, quando as duas equipes disputavam o primeiro lugar da “segunda divisão” da categoria – neste ano a Aston Martin e a Alfa Romeo parecem estar mais consistentes, com a Haas dando o entender que pode comer alguns importantes pontos pelas beiradas.

Divulgação Alpine
Falando especificamente da sessão de testes, não houve nenhum incidente que chamasse muito a atenção, salvo o fato do W14 ter perdido parte do seu assoalho, fazendo com a Mercedes gastasse um bom tempo sobre o carro nos boxes, limitando a atividade de pista de Lewis Hamilton.
Com os novos pneus e a nova configuração de balanço de forças aerodinâmicas nos novos carros, a frente deles tem muito mais aderência, o que fez com que alguns pilotos reclamassem que a traseira “está mais solta” e, sobretudo, em um dia onde as condições de pista estavam muito diferentes das de ontem, os carros quase que de modo geral, apresentaram alguma diferença em seus rendimentos.
Pela manhã Carlos Sainz da Ferrari encerrou o período no topo da tabela de tempos, porém a tarde Charles Leclerc assumiu o comando do SF23, não obtendo o mesmo sucesso do seu companheiro de equipe, onde o espanhol encerrou o dia na sexta posição da tabela, com o monegasco ficando dois postos atrás.

Divulgação Formula 1
Fernando Alonso vem demonstrando que o carro da Aston Martin parece ser bem nascido, encerrando o dia, que pilotou sozinho, na terceira posição da tabela, com Nyck de Vries da Williams vindo em quarto e Nico Hulkenberg da Haas fechando o top 5.
O novato Oscar Piastri da McLaren fechou o dia no nono posto, com o top 10 sendo fechado pelo A523 de Pierre Gasly da Alpine.
Neste sábado teremos o encerramento desta etapa de treinos coletivos, que neste ano foi reduzido pela metade e já na próxima sexta-feira teremos os carros indo para a pista nos treinos livres para o GP do Bahrain, quando começaremos efetivamente a ver quem tem mais bala na cartucheira.

Divulgação Formula 1
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