Q1
O início de Q1 foi complicado para Nicolas Latifi, o piloto acabou batendo ainda nos minutos iniciais, quando o cronômetro marcava 11:22 para o final do Q1. Carlos Sainz vinha em volta rápida, suficiente para assumir a pole provisória, mas a bandeira vermelha foi acionada enquanto o espanhol estava a poucos metros da linha de chegada invalidado à volta de Sainz.
Latifi bateu sua Williams no muro. Foto Twitter/Formula 1
Pouco após a bandeira verde reiniciar o treino, as duas Ferraris que estavam sem tempo marcado, fizeram duas voltas voadoras, ficando na P1 e P2. Sainz que já havia sido prejudicado com a bandeira vermelha provocada pelo Latifi repetiu o bom tempo e registrou 1:29,855 assumindo a ponta do treino com Leclerc a apenas 0.184 atrás de seu companheiro de equipe.
Um ano após vencer, eliminação no Q1! O drama de Hamilton só aumenta. Reprodução Twitter/AMG Mercedes
Nos minutos finais do Q1, Max Verstappen voltou a pista e marcou o segundo melhor tempo da sessão, mas as atenções estavam voltadas para Lewis Hamilton que ainda estava na décima sexta posição e com isso estaria sendo eliminado ainda no Q1, algo que não acontecia desde 2017 no GP Brasil, quando Hamilton bateu no Q1. Hamilton bem que tentou, conseguiu um sofrido décimo quinto lugar, mas logo foi superado por Lance Stroll. Os eliminados no Q1 foram Lewis Hamilton, Alexander Albon, Nico Hulkenberg, Nicolas Latifi e Tsunoda.
Q2
Novamente as Ferraris mostrando força e liderando logo de início o grupo 2. George Russel da Mercedes fez uma bela volta e marcou o segundo melhor tempo do grupo 2, sendo até então o melhor tempo registrado por um carro da equipe alemã durante todo o final de semana. Porém Russel ficou na segunda posição por pouco tempo, logo foi superado por Alonso, Sainz, Verstappen e Perez caindo para sétimo.
Ocon e seu A522. Equipe teve uma ótima classificação neste sabado. Reprodução Twitter/Alpine F1 Team
Faltando 5 minutos para o final do Q2 a movimentação na pista em busca de uma melhora nos tempos força os pilotos ao limite, em uma pista de altíssima velocidade com Jeddah andar sempre no limite é fundamental para registar uma boa volta, assim erros são intoleráveis, infelizmente Mick Schumacher provou isso da pior forma possível. O piloto da Haas acabou errando em uma curva de altíssima velocidade e bateu muito forte no muro, destruindo por completo sua Haas.
Mick Schumacher will miss the Saudi Arabian GP after a huge accident in qualifying.
— Formula 1 (@F1) March 26, 2022
That Mick is physically well after the crash is another reminder of the strength and safety of modern F1 cars for which we are incredibly thankful#SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/qhLcw0elb7
O resgate de Mick Schumacher levou cerca de uns 10 minutos, após a extração do carro, Mick foi removido ao hospital do autódromo e posteriormente como medidas padrão, foi transferido de helicóptero para o hospital mais próximo para exames mais minuciosos. A notícia boa é que o piloto estava consciente e alerta o tempo, falando com os médicos inclusive chegou a falar com a mãe para aliviar um pouco sua preocupação.
Bottas mais uma vez mostrava grande ritmo com a Alfa. Reprodução Twitter/Orlen Alfa Romeo
Após cerca de uma hora de paralisação a pista foi liberada novamente e o treino foi reiniciado para a disputa pelas 10 vagas para o Q3. Sainz marcou 1:28.686 tirando o melhor tempo do seu companheiro de equipe Charles Leclerc. Russel conseguiu um décimo lugar ficando com a última vaga para o Q3. Os eliminados foram Lando Norris, Daniel Ricciardo, Guanyu Zhou, Mick Schumacher e Lance Stroll.
Q3
A Ferrari já abriu novamente o Q3 mostrando sua força, dobradinha para a equipe com Carlos Sainz marcando 1:28.402 que até o momento era o melhor tempo do final de semana. Perez fez uma volta rápida mas não foi suficiente para se meter entre as Ferraris. O piloto da RBR registrou o terceiro tempo ficando a apenas 0.104 décimos da pole provisória.
Perez afirmou que mesmo que desse 1000% de si, provavelmente não conseguiria repitir o feito! Reprodução Twitter/Red Bull Racing
Com 5 minutos para o final do treino todos buscavam melhor seus tempos a fim de tirar a primeira pole de Carlos Sainz. Acabou que Charles Leclerc foi o primeiro a tirar Sainz da posição de honra, mas o treino ainda não tinha acabado, se Sainz não marcou sua primeira pole hoje, Sérgio Perez tratou de fazer isso após marcar 1:28.200 com Charles Leclerc em segundo, Carlos Sainz em terceiro e fechando a segunda fila Max Verstappen.
Grid de largada para o GP da Arabia Saudita. Foto Twitter/Formula 1
Compartilhe esse post: