O time vermelho salvou o vice-campeonato de construtores e também o de pilotos, o que não é ruim, sobretudo se olharmos para traz e ver o quão a equipe vinha sofrendo para conseguir extrair algum resultado dos seus carros e ainda que o esperado e desejado em 2022 não tenha sido alcançado, o saldo está mais para positivo do que negativo.
Claro, a equipe precisa melhorar muito, sobretudo nas operações de corrida, onde uma infinidade de erros tiraram pontos preciosos da equipe, algo que no final da temporada fez com que o fantasma Mercedes, assombrasse o time que quase lhe rouba o vice-campeonato de construtores, o que seria um desastre.
A dupla de pilotos também precisa dar um passo à frente, ainda que no caso de Carlos Sainz, houve mais azar do que imperícia, porém, quando falamos de Charles Leclerc, o piloto monegasco precisa evoluir do status quo de hoje para uma mentalidade de piloto campeão, algo que ele ainda não disfruta, diferente de alguns dos seus concorrentes.
A equipe italiana precisa apenas organizar a casa, pois seu time é competente e isto ficou claro com o inicio de campeonato, onde Leclerc era líder da competição até quinta etapa, bem como a equipe também liderava o mundial de construtores, mas com o passar das provas o grupo de Milton Keynes trabalhou melhor no desenvolvimento do carro (chassis e motor), culminando em um desempenho muito superior ao da turma de Maranello.
Não podemos deixar de lembrar que a equipe vem de uma fase de reconstrução, onde em 2020 amargou uma sexta posição no mundial de construtores; subindo para terceiro no ano passado e agora finalizando em segundo – efetivamente o time vem em uma rampa ascendente e isto deve ser considerado.
Fato é que não podemos mensurar a quantidade de pontos que a equipe perdeu por suas falhas de operação nas corridas, seja pela equipe, seja pelos pilotos, porque o RB18 esteve imbatível nesta temporada, sendo quase improvável que a Ferrari superaria a Red Bull Racing no mundial de construtores – o que poderia ter acontecido é que Leclerc deveria ter definido muito antes o seu vice-campeonato, algo que só aconteceu na última corrida e com contornos de dramaticidades.
Em suma, por pior que seja, a Ferrari teve um grande ano em 2022, mesmo sabendo que poderia ter sido melhor...
E na Fórmula 1, sempre se pode ser melhor.
Foto: Fórmula 1
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