O circuito de Mônaco tem uma distância de 3.337 m, corrida terá 78 voltas previstas. O recorde em corrida é de 1min12s909 (Lewis Hamilton - Mercedes - 2019). Os pneus disponíveis são: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios) com 1 zona DRS: Detecção: antes da Rascasse
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Mas afinal, como está o campeonato?
Mudando um pouco a liderança, Max Verstappen e a Red Bull estão liderando o campeonato. O holandês assumiu a liderança com 110 pontos, deixando o monegasco Charles Leclerc com 104. O piloto da Ferrari abandonou a prova (o Grande Prêmio da Espanha) com falhas no motor.
Falando no GP da Espanha, foi uma corrida marcada por quebras, reviravoltas. Leclerc abandonou, seu companheiro de equipe terminou em quarto. A Red Bull conseguiu a dobradinha com Sérgio Perez.
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Outra equipe que fez uma bela corrida foi a Mercedes. Na primeira volta, depois de ter um problema no pneu, após um toque com Kevin Magnussen, Lewis Hamilton caiu para 19? posição. O heptacampeão chegou a sugerir à equipe para abandonar a prova com a intenção de economizar o motor. Mas foi incentivado a seguir, com os engenheiros apostando que ele ainda poderia pontuar. E não é que a estratégia deu certo (glórias!!!). O piloto conseguiu se recuperar e terminou a prova em quinto lugar. Seu companheiro de equipe, George Russell (sendo um verdadeiro ministro da defesa hahaha) completou o pódio, ficando em terceiro lugar. A disputa entre ele e Max foi maravilhosa.
O que me deixa mais ansiosa é pensar que pode acabar a maldição do Charles Leclerc e Mônaco, RBR ir bem na corrida, já que é uma das pistas que ela corre super bem, ou a Mercedes vir com tudo no final de semana e deixando a gente sonhar com um pódio dos dois pilotos juntos.
Horários e onde acompanhar o GP de Mônaco
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Características da pista de Monte Carlo
Muitas vezes alguns carros surpreendem em Mônaco, tendo um rendimento melhor do que em circuitos permanentes. Isso porque todos estarão usando as cargas máximas de aerodinâmica, ou seja, suas maiores asas, e o que conta mais é a aderência mecânica e a tração nas saídas das curvas, especialmente após a Ste Devote no começo da volta e antes do túnel.
Além das asas de alto downforce, os carros em Mônaco também ganham suspensões diferentes, um pouco mais macias, para permitir que os pilotos usem toda a pista e, ocasionalmente, toquem o guard rail sem sofrerem quebras. E também para aumentar o ângulo a fim de que os carros possam virar no hairpin da antiga Lowes (hoje Grand Hotel hairpin). Porém, neste ano, as suspensões são muito menos maleáveis do que até 2021 por força do regulamento, então os pilotos terão de ser mais cuidadosos.
A Lowes é a curva mais lenta da Formula 1. Reprodução
O aquecimento de pneus, principalmente para a decisão, acaba sendo muito decisivo pela dificuldade de se ultrapassar. Não é incomum que a melhor volta venha no segundo giro rápido com o mesmo pneu, já que as curvas são lentas, então menos energia é colocada na borracha.
Os carros da F1 aumentaram muito de tamanho nos últimos 30 anos e este é um dos fatores que fazem com que ultrapassar em Mônaco seja uma tarefa difícil. A largura máxima da pista não passa de 12m, e os carros atuais têm 2m de largura.
Curiosidades sobre o GP de Mônaco
Ayrton Senna é o maior vencedor do GP de Mônaco, com seis vitórias. Do atual grid, Lewis Hamilton ganhou três vezes, Sebastian Vettel e Fernando Alonso, duas; e Max Verstappen e Daniel Ricciardo uma cada.
Senna é o recordista de vitórias em Monaco. Reprodução
Um dos circuitos em que é mais difícil ultrapassar, o GP de Mônaco sempre privilegiou os pilotos que conseguem boas classificações: nas 67 edições da prova contando para o campeonato da F1, o vencedor saiu das três primeiras posições do grid em 57, sendo que a única vez que isso não aconteceu de 1985 para cá foi no GP de 1996, disputado sob muita chuva e que foi vencido de forma surpreendente por Olivier Panis, 14º no grid.
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