FORMULA 1 - VERSTAPPEN DOUTRINA E VENCE NOS EUA. RBR É CAMPEÃ DE CONSTRUTORES


Max Verstappen superou um pitstop desastroso na parte final da prova para literalmente caçar e derrotar Lewis Hamilton, da Mercedes, no Grande Prêmio dos EUA de Fórmula 1 de 2022, selando o campeonato de construtores da Red Bull que não vinha desde 2013. A vitória também colocou Verstappen em um seleto grupo que tem Michael Schumacher e Sebastian Vettel como recordistas de vitórias em uma única temporada da F1 com 13 conquistas.


Charles Leclerc se recuperou de sua punição no grid por mudanças de motor para terminar em terceir, recuperando um pódio para a Ferrari depois que o pole position Carlos Sainz abandonou após um enrosco ainda na curva 1 com George Russell. Isso deixou Verstappen como líder dominante durante grande parte da corrida, mesmo durante dois períodos de safety car, antes que tudo mudasse no final.

Sainz abandona ainda na primeira volta!

No início, Verstappen fez uma largada muito melhor contra Sainz, com o Red Bull à frente enquanto freava no topo da colina para a curva 1. Lá, a corrida de Sainz foi encerrada quando Russell, travando os freios enquanto se aproximava do companheiro de equipe Hamilton, acertou a lateral da Ferrari e a fez girar jogando o espanhol para o final do pelotão em um incidente que os comissários consideraram digno apenas de uma penalidade de cinco segundos para Russell.

Isso deixou Verstappen na frente, perseguido por Hamilton enquanto Sainz entrou nos boxes no final da primeira volta pensando ter um furo de pneu, no entanto, a Ferrari percebeu que o contato havia causado um vazamento de água causando o abandono prematuro do pole da corrida.

Hamilton foi inicialmente capaz de igualar o ritmo Verstappen quando rodou nos 1m42s, mas logo a líder abria diferença. Verstappen fechou as primeiras 10 voltas de 56 com três segundos de vantagem sobre Hamilton, antes de fazer um grande ganho no final do primeiro stint. Isso significava que ele estava quase cinco segundos à frente quando a Mercedes parou pela primeira vez na volta 12. A Red Bull chamou Verstappen na próxima volta, com os dois líderes saindo dos pneus médios com os quais começaram para os duros.

A diferença de Verstappen era tão grande que ele voltou apenas atrás de Perez - que havia sofrido danos em um confronto na primeira volta com Valtteri Bottas, mas não teve que parar para uma nova asa dianteira, pois a peça defeituosa do lado direito voou quando ele passou os carros Aston Martin que haviam seguido Hamilton desde o início.

Isso significou que Hamilton seguiu Leclerc, Lance Stroll e Vettel, e sua diferença para Verstappen cresceu para 6,3s nas primeiras voltas com os pneus duros.

Assim como a Red Bull e a Mercedes estavam pedindo feedback sobre os compostos duros, o carro de segurança mudou a aparência da corrida depois que Bottas perdeu a traseira de seu Alfa Romeo na penúltima curva na 18ª volta de Verstappen e o finlandês terminou encalhado no cascalho. Bom para Leclerc e Vettel que realizaram trocas de pneus com o safetycar na pista.

Divulgação Formula 1

Forte acidente entre futuros companheiros!

Verstappen tinham uma boa vantagem antes da entrada do carro de segurança, mas não teve problemas para manter a dianteira no reinicio da prova, mas a corrida de bandeira verde não durou muito, pois na mesma volta Fernando Alonso e Stroll sofreram um acidente forte na reta oposta.

Alonso aproximou-se de Stroll e moveu-se para a esquerda para ultrapassar quando se aproximaram da velocidade máxima, mas o piloto canadense se moveu em uma fração de segundo depois e o Alpine foi lançado para cima sobre a traseira esquerda do AMR22.

O carro de Stroll girou violentamente até parar no meio da pista, não sendo acertado por sorte por outros carros que vinham a plena aceleração. Já Alonso teve muita sorte, uma vez que seu carro passou muito perto de uma abertura no guard-rail por onde equipes de apoio podem acessar a pista.

Embora o acidente, que será investigado após a corrida, tenha enviado uma nuvem de detritos para o grupo atrás e do outro lado da pista, foram necessárias apenas três voltas de suspensão do carro de segurança para que o incidente fosse resolvido.

Na volta 26, Verstappen fez outro reinício e imediatamente conseguiu um segundo de vantagem. As atenções se voltaram para as tentativas de Leclerc de subir ao pódio, já que ele seguia Perez bem à frente do DRS sendo ativado novamente na volta 28.

Após algumas voltas de tentativas de aproximação, Perez se mostrava com um ritmo muito forte mesmo com o monegasco usando da asa móvel. No entanto após algumas tentativas sem sucesso por algumas voltas, o piloto do carro 16 abusou do arrojo e no final da reta oposta freou pra lá do Deus me livre e conquistou a terceira posição de forma fantástica.

Divulgação Formula 1

O piloto da Ferrari, no entanto, não se aproximar de Hamilton, que a essa altura começava a ameaçar a liderança de Verstappen pela primeira vez, enquanto o piloto da Red Bull lutava com as rajadas.

Assim que Hamilton se aproximava de um segundo de Verstappen novamente, a Mercedes o chamou para um segundo conjunto de duros no final da volta 34, mas foi a segunda parada de Verstappen na turnê seguinte que mudou a história da corrida.

Quando ele parou para voltar para os médios, um atraso em sua frente esquerda foi agravado pela Red Bull ter que usar uma segunda pistola pneumática para apertar a porca de volta do pneu médio.

Líder com problemas nos boxes!

Isso deixou Verstappen preso por 11 segundos, o que não apenas significou que Hamilton passou facilmente à frente no final de sua volta, mas Leclerc também ultrapassou o até então líder.

Ele rapidamente se aproximou de seu ex-rival do título de 2022 e entrou na curva 1 no início da volta 39, mergulhando dentro de Leclerc. Mas a Ferrari conseguiu voltar à frente na saída antes que Verstappen usasse o DRS para passar o monegasco na mesma volta.

Isso deixou Verstappen com 4,5s de diferença para Hamilton, com uma diferença de composto de pneus também, e Leclerc inicialmente tentando acompanhar o ritmo do bicampeão, mas aos poucos foi ficando para trás na disputa.

Verstappen foi a caça de Hamilton

Verstappen então partiu para cima de Hamilton que sonhava com uma vitória real em Austin, onde foi duas vezes campeão. Em uma rara oportunidade neste ano, se via em uma disputa insana contra uma Red Bull extremamente superior e com pneus mais rápidos. Não deu outra, após voltas a ritmo alucinante, Verstappen abusou do arrojo e no final da reta oposta colocou-se lado a lado com Hamilton e ultrapassou o sete vezes campeão do mundo.

Divulgação Formula 1

Verstappen disparou à frente, mas Hamilton conseguiu ficar logo atrás - observando que Verstappen havia saído da pista várias vezes antes de receber uma bandeira preta e branca alertando sobre transgressões dos limites da pista do controle de corrida.

Hamilton continuou sugerindo que Verstappen ainda estava correndo além dos limites da pista em vários pontos, mas enquanto tentava se segurar logo atrás, ele mesmo recebeu uma advertência de bandeira preta e branca pela mesma infração.

Depois que Hamilton perdeu o DRS no final da volta 53, ele recuou rapidamente e acabou voltando para casa 5,0s atrás, com Leclerc em terceiro e Perez em quarto – os quatro primeiros cobertos por apenas 8,2s.

A Mercedes colocou Russell tarde para pegar os macios em uma tentativa tardia de fazer a volta mais rápida, o que ele fez na última turnê, quando chegou em quinto à frente de Lando Norris.

Depois de tudo o que passou, Alonso conseguiu terminar em sétimo com uma série de ultrapassagens, enquanto a corrida de Vettel terminou em oitavo em circunstâncias emocionantes quando ele lutou contra Kevin Magnussen, da Haas, na volta final.

Yuki Tsunoda completou o top 10, com Stroll, Bottas e Sainz sendo os únicos abandonos.

Divulgação Formula 1


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
formula1
f1
usgp
cota
austin
redbullracing
ferrari
amgmercedes
maxverstappen
charlesleclerc
lewishamilton