FORMULA 1 - VERSTAPPEN SUPERA LECLERC E VENCE POR 0,5 EM JEDÁ


Em final emocionante, Max Verstappen da Red Bull superou Charles Leclerc da Ferrari por pouco mais de meio segundo de diferença e conquistou sua primeira vitória na temporada 2022. Lewis Hamilton teve uma prova muito difícil mas conseguiu garantir seu ponto ao chegar na décima posição.


A corrida teve ares de tensão por conta dos ataques a uma refinaria que fica a pouco mais de 10 km do circuito. No entanto a prova se realizou normalmente. Yuki Tsunoda foi o primeiro piloto a ter problemas já antes mesmo da largada. Seu carro simplesmente "apagou" e deixou o piloto a pé durante sua volta de formação do grid de largada. 

Largada do GP da Arabia Saudita. Reprodução Twitter/Formula 1

Na largada Perez manteve a dianteira seguido por Leclerc que preferiu ter um início de prova conservador. Mais atrás Max Verstappen passava por Carlos Sainz e subia para a terceira posição. Mais atrás Hamilton que não chegou a passar para o Q2 na classificação de sábado, já ganhava a posição de Alex Albon e era 14º.

Magnussen se mantinha em 9º mesmo sendo o único piloto do TOP10 que tinha largado com pneus duros. Um pouco mais atrás Gasly pressionava Lando Norris pela 10ª posição e após breve disputa entrava na zona de pontuação ao passo que George Russel que vinha em 6º passa por Esteban Ocon e garante o 5º lugar.

Disputa entre Alonso e Ocon foi a vedete no início da prova. Foto Twitter/Formula 1

Então, a partir da volta 5 uma disputa caseira marcaria a prova por algum tempo. Esteban Ocon e Fernando Alonso protagonizaram uma disputa de tirar o folego que seria sensacional se fosse de equipes diferentes. No entanto a forma como ambos estavam disputando posição era insana e muito dura a ponto de Otmar Szafnauer interver e dar um aviso a seus pilotos para manterem a calma durante essa disputa pela 6ª posição.

Enquanto isso, Bottas que vinha atrás conseguia se aproximar ao passo que Russell conseguia abrir diferença logo a frente. A disputa entre a dupla da Alpine era realmente muito forte com direito a até ameaça de punição após Ocon ganhar posição sobre Alonso após escapar na curva 1. A disputa no entanto recebeu uma reprimenda e uma ordem de equipe para Ocon, que na volta 14 recebeu o recado para não atacar mais Fernando Alonso. Agora o francês deveria se proteger de Valtteri Bottas que com a disputa entre os pilotos da Alpine se aproximou trazendo consigo inclusive Kevin Magnussen da Haas.

Na volta 15 um blefe da Ferrari "arruinaria" a prova de Perez. A Ferrari avisou a Leclerc "box to overtake" ao passo que a Red Bull imediatamente chamou Perez aos boxes ao ver os mecanicos da Ferrari se preparando para uma parada. Checo fez sua parada, mas na sequencia Nicolas Latifi batia seu carro e causava a entrada do safety-car. Com isso Charles Leclerc, Max Verstappen e Carlos Sainz pararam para troca de pneus.

Latifi no muro! Reprodução Twitter/Formula 1

Leclerc e Verstappen conseguiram passar Perez nos boxes ao tempo que Sainz sairia lado a lado com o mexicano. Na saída dos boxes no entanto há uma linha que é usada como ponto de checagem para definir - em intervenções de safety-car  - qual piloto está à frente e Perez, mesmo passando atrás de Sainz nesta linha ficou à frente de Sainz causando uma discussão junto a direção de prova. Enquanto isso, Hamilton mais atrás em 7º não parava e se mantinha na pista com pneus mais desgastados ao mesmo tempo que Magnussen e Hulkenberg.

Relargada na volta 21 e Leclerc se mantém a frente trazendo Verstappen muito próximo. Perez abria passagem para Sainz e encerrava a discussão sobre uma infração durante o safety-car. Mais atrás Magnussen que vinha em 6º recebia grande pressão de Hamilton. Então o hexacampeão fez uma manobra que se tornou decisiva também no final da corrida: na reta que antecede a curva 27 ele se manteve atrás de do Haas de Magnussen para atacar com o DRS o dinamarquês sem dar chance de reação. Com essa manobra o inglês conquistou a 6ª posição da prova.

Hamilton passa Magnussen e vai para 6º! Reprodução Twitter/Formula 1

A prova segui com disputas e troca de posições intermediárias no fim do pelotão ao passo que a frente, já na volta 30, Leclerc tinha 1,5 segundo de vantagem sobre Verstappen que agora recebia via rádio instruções e informações sobre os pontos da pista que perdia tempo em relação a Leclerc que tinha um carro muito bom para as rapidas curvas de Jedá, muito por conta de uma maior carga aerodinâmica que a F1-75 tinha em relação ao RB18.

A corrida entrava em um momento muito interessante no quesito desgaste de pneus. Hamilton, Magnussen e Hulkenberg já tinham mais de 30 voltas com os compostos duros ao passo que os ponteiros tinham por volta de 15 giros nos compostos. Por esse motivo já era esperado, no entanto, que estes não iriam mais parar por conta da durabilidade que os compostos duros estavam apresentando.

Volta 37 e disputa entre Alonso e Magnussen pela sétima posição. O espanhol e dinamarquês travaram uma boa disputa no "miolo" do circuito, mas com um bom uso do DRS, o bicampeão da Alpine passou pelo carro 20. Uma volta depois, no entanto, o piloto da Haas recuperou a posição enquanto Alonso perdia potência repentinamente e começou a andar lentamente se arrastando até os boxes.

Riccardo parado na entrada dos boxes. Intervenção do carro de segurança virtual. Reprodução Twitter/Formula 1

Na mesma volta Riccardo é visto parado na entrada dos boxes também enfrentando problemas em seu McLaren. Com isso o safety-car virtual é acionado ao mesmo tempo que o safety-car virtual é acionado e a entrada dos boxes é fechada. Isso arruinou as chances de Hamilton ter uma melhor colocação no final da prova pois, a equipe se atrasou ao chamar o piloto aos boxes e com isso, ele precisou ficar mais algumas voltas na pista durante a intervenção do carro de segurança virtual. Então Alonso que já vinha se arrastando pela pista também não conseguiu chegar aos boxes e também ficou parado na entrada dos boxes causando uma intervenção ainda maior no andamento da prova.

A bandeira verde foi acionada na volta 41 e Verstappen pressionava Leclerc pela primeira posição com o uso do DRS. Na volta 42 o holandês passou o monegasco que deu o troco na reta principal e recuperou a primeira posição em uma grande manobra. Já na volta 43, aquele mesmo lance que Hamilton fez com Magnussen, agora é visto novamente, mas com maior ênfase. Leclerc que vinha a frente na reta que antece a curva 27 percebeu que se Max ficasse a frente na linha que definiria o uso do DRS na reta principal ele poderia se defender do ataque do campeão de 2021. Em uma jogada cerebral os pilotos travaram roda, mas Leclerc ficou à frente. Ele conseguiu abrir uma diferença para Verstappen, mas a disputa não terminaria ali.

Na volta 47 Verstappen respondeu a tática de Leclerc e se segurou na curva 27 para atacar com o uso do DRS Leclerc e conquistar a primeira posição. O duelo tático de ambos foi de tirar o fôlego e com isso, era esperada um contra-ataque do ferrarista que vinha sendo construído ao longo da volta 48 e teria tudo para dar certo se não fosse um enrosco - com posterior acionamento da bandeira amarela no setor 1 - entre Lance Stroll e Alex Albon. Os pilotos acabaram se tocando na curva 1 causando o abandono de Albon.

Verstappen passou Leclerc na volta 47. Reprodução Twitter/Formula 1

Nas duas voltas seguintes Leclerc forçou o ritmo no miolo do circuito, aproveitando-se de um carro mais preparado para esta parte, mas a Red Bull com seu carro impecável em retas era muito dificil de ser ultrapassado mesmo com o uso do DRS e com isso Max Verstappen enfim, venceu a primeira em 2022. Leclerc que vinha com asa aberta chegou a pouco mais de 0,5 na segunda posição enquanto Carlos Sainz chegou em terceiro. Sergio Perez que foi o pole da prova chegou na quarta posição enquanto o TOP5 da prova foi completado por George Russell.

Ainda temos Leclerc em primeiro, mas claramente o campeonato tem dois pilotos em evidência em carros diferentes o que é ótimo para a categoria. Apesar do quinto lugar de Russell a Mercedes teve uma corrida sofrível com Hamilton que parece ter mais dificuldades que Russell neste momento com o novo W13.

TOP10 do GP da Arabia Saudita. Reprodução Twitter/Formula 1


Renato Moraes

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Renato Moraes

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