FORMULA 1 – VERSTAPPEN VENCE E FERRARI SE PERDE. MERCEDES RENASCE!


Max Verstappen teve uma exibição de gala e partindo da 10ª posição faturou o GP da Hungria realizado neste domingo. Contando com a grande equipe de estrategistas da Red Bull, o holandês mostrou velocidade e inteligência para faturar a oitava vitória no ano e consolidar ainda mais a liderança do campeonato mundial. A Ferrari teve um dia de muitos erros estratégicos que culminaram com uma corrida para se esquecer.


Como foi a corrida?

Russell largou recebendo forte pressão da dupla da Ferrari. Mesmo assim manteve-se a frente. Mais atrás Hamilton passava a dupla da Alpine e se assegurava na quinta posição. No final do pelotão Sebastian Vettel e Alex Albon se tocavam e o tailandês acabou rodando. Por conta dos detritos deixados pelo carro da Williams o carro de segurança virtual foi acionado.

Russell se mantém a frente da dupla da Ferrari. Divulgação

Na volta seguinte é dada a bandeira verde e Russell mantém forte ritmo e abria neste momento uma boa diferença para Sainz e Leclerc. Mais atrás Verstappen que já tinha feito uma grande largada passa a dupla da Alpine, Alonso na volta 5 e Ocon na volta 7, já garantindo a sexta posição.

Na volta 10 Verstappen com melhor ritmo chega em Hamilton que se vê preso atrás de Lando Norris e sua McLaren. Na volta 12 Hamilton passou por Norris assim como Verstappen na volta seguinte, porém o heptacampeão consegue se manter a frente do campeão de 2021. Após ser ultrapassado e cair para sexto, Norris é o primeiro piloto a fazer sua parada na volta 15.

Hamilton pressionava Norris e Verstappen acompanhava de perto. Divulgação

A partir da volta 16 Leclerc já começa a reclamar no radio sobre o ritmo de Sainz que não conseguia pressionar Russell que mantinha 2 segundos de vantagem. No entanto pouco depois, a Mercedes chamou o líder da corrida para troca de pneus assim como a Red Bull também trouxe Verstappen, ambos trocando para os compostos médios.

Na volta 18 a Ferrari então chamou Sainz para sua troca e Leclerc assumiu a liderança provisória da prova. Sainz teve uma troca ruim voltou entre a dupla da Alpine, estando neste momento atrás de Esteban Ocon. Leclerc parava pouco depois, e se aproveitando da parada ruim de Sainz conseguiu ultrapassar o seu companheiro de equipe ficando atrás de Russell.

Leclerc passa Russel após forte disputa. Divulgação

Volta 19 e Sainz enfim supera Ocon assim como Max também consegue a ultrapassagem duas voltas depois. Enquanto isso, mais a frente Charles Leclerc tinha melhor ritmo e em grande manobra ultrapassava George Russell e assumia a liderança da prova.

Na volta 35 Tsunoda rodava com seu Alpha Tauri causando uma breve bandeira amarela no setor. 4 giros depois a Red Bull trouxe Max Verstappen, que se aproximava cada vez mais de Sainz mas não conseguia a ultrapassagem. Tentando o “undercut” a equipe fez uma boa parada e contando com um bom ritmo do holandês aguardava a parada de Sainz.  

Rodada de Tsunoda após sair dos boxes. Divulgação

Na volta 40 a Ferrari trouxe Leclerc para os boxes e colocou os pneus duros, o que se mostrou uma infeliz escolha para a parte final da prova. A Mercedes também trouxe Russell para sua troca de pneus, optando pelos médios. Leclerc começou a ver sua corrida ser arruinada assim que saiu dos boxes, vendo que os pneus duros eram drasticamente piores que os anteriores. O monegasco se tornou presa fácil para Verstappen que com pneus médios passou facilmente pelo ferrarista.

Susto para Verstappen!

Uma volta depois, no entanto um grande susto para o campeão de 2021! Na saída da curva 13 ao acelerar Verstappen rodou, mas conseguiu rapidamente corrigir o traçado. Leclerc conseguiu recuperar a posição enquanto Verstappen agora recebia pressão de Russell e Sainz que agora vinha em quarto após uma nova parada problemática. Porém os pneus de Leclerc eram inviáveis e não davam ao ferrarista uma possibilidade de manter-se competitivo e Verstappen recuperou a posição pouco depois. George Russell também não teve dificuldade de ultrapassar Leclerc e assumir assim a segunda posição da prova. A Ferrari tinha errado na estratégia do seu principal postulante ao título.

Verstappen roda a frente de Leclerc! Divulgação

Enquanto isso mais atrás, Riccardo e Stroll se tocavam. O australiano da McLaren que vinha em uma prova apagada acabou recebendo uma punição de 5 segundos em seu tempo final.

Russell não conseguia diminuir a diferença para Verstappen que estava na casa de 8 segundos, ao passo que Hamilton mais atrás vinha diminuindo a diferença para Sainz que era quarto até então. Ai a Ferrari que já se via em apuros, deu um tiro no próprio pé mais uma vez: parou Leclerc pela terceira vez para troca de pneus, desta vez macios. Isto praticamente tirou qualquer chance de uma boa posição para o monegasco que voltou atrás de Perez que também tinha uma prova aquém o esperado.

Hamilton teve grande ritmo na segunda parte da prova. Divulgação

Na volta 63 Hamilton que vinha tirando cada vez mais diferença para Sainz, que sofria com os pneus médios. Hamilton então enquadrou o espanhol e com seus pneus macios fez a ultrapassagem garantindo duas Mercedes no pódio trazendo o desespero para a uma Ferrari errática nas estratégias. Duas voltas depois Russell foi presa fácil para o heptacampeão que agora era segundo 10 segundos atrás de Verstappen.

Bottas teve problemas e abandonou na volta 68. Divulgação

Na volta 68 o carro de segurança virtual era acionado por conta dos problemas enfrentados por Bottas que parou com problemas em um ponto perigoso da curva 11. Na volta 69 a chuva apareceu de forma mais forte. A luz verde foi novamente acionada pouco depois e Max Verstappen administrou a diferença para vencer pela oitava vez no ano e se consolidar ainda mais na frente do campeonato. Hamilton chegou em segundo e Russell em terceiro em um grande resultado para a Mercedes. Sainz chegou em quarto, Perez em quinto e Leclerc em sexto.

Max faturou a oitava vitória no ano. Divulgação

Max foi coroado piloto do dia, mas certamente poderia dividir o posto com Hamilton. Ambos fizeram uma prova de recuperação espetacular. Já a Ferrari, esta não esta sabendo lidar com o grande equipamento que tem para este ano. A Mercedes com uma equipe de estrategistas melhor consegue a duras penas se mostrar mais eficiente com as oportunidades que surgem, mesmo não tendo um carro a altura. E a Red Bull, esta caminha a passos largos para enfim, seu primeiro título de construtores desde 2013 e dá suporte para Max Verstappen conquistar seu segundo título mundial.

Classificação final do GP da Hungria. Divulgação

A Formula 1 agora faz uma pausa de 3 semanas e se reúne novamente para o GP da Bélgica que acontece no dia 28 de agosto.


Renato Moraes

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Renato Moraes

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