Largada do GP de Miami. Divulgação
Com uma largada onde Charles Leclerc da Ferrari segurou a ponta, vimos Verstappen saltar do terceiro para o segundo lugar e já no início da prova dar como certo o ataque em busca do primeiro lugar, num momento onde a Red Bull Powertrains precisava mostrar sua força e acima de tudo, confiabilidade.
Na partida da prova vimos apenas 18 carros no grid de largada, uma vez que os dois AMR22 da Aston Martin largaram do pitlane devido a problemas de injeção de combustível.
A largada foi bastante comportada, onde no top 5 apenas Verstappen ganhou posição. Atrás deles Pierri Gasly da AlphaTauri saltou para a sexta posição, do mesmo modo que Fernando Alonso da Alpine ganhou a posição de Lewis Hamilton da Mercedes - na ultrapassagem de Alonso, o britânico reclamou de um toque do espanhol, que supostamente havia danificado sua roda traseira esquerda, porém seguiu na corrida até o final.
Poucas voltas após a largada a Alfa Romeo chamava Guanyu Zhou aos boxes para que o chinês desse adeus ao GP de Miami - a equipe não divulgou a causa, deste que foi uma final de semana muito aquém do esperado pelo time, onde o azar rondou fortemente o boxe do piloto.
Enquanto isto lá na frente Verstappen estava embutido na asa traseira de Leclerc e Hamilton já conseguia escalar o pelotão, conquistando a sexta posição, porém ainda muito longe de Valtteri Bottas da Alfa Romeo, que manteve sua posição de largada e se mantinha forte na pista – não conseguia atacar Sergio Perez da Red Bull Racing, mas também não sofria ataques.
Neste momento da corrida Mick Schumacher da Haas chegava ao décimo posto e a tão sonhada zona de pontuação. Daniel Ricciardo da McLaren subiria para o 12° lugar, enquanto Yuki Tsunoda da AlphaTauri abriria a romaria aos boxes, sendo o primeiro a parar para troca de pneus na 11ª volta.
Max ultrapassa Leclerc pela liderança da prova. Divulgação
Lá na frente Verstappen ultrapassava Leclerc, que devido aos ataques que vinha sofrendo, sua gestão de pneus cobrava o seu preço. Perez também tentava um ataque mais forte a Carlos Sainz (Ferrari), porém o espanhol por estar numa condição mais confortável, tinha pneus melhores e dificultava a vida do mexicano.
A esta altura da corrida Lando Norris da McLaren iria aos boxes e ao retornar à pista, de pneus frios virava presa fácil da concorrência, caindo para o 16° posto, no mesmo momento que Perez avisava a equipe que o carro apresentava perda de potência, algo resolvido via rádio entre ele e o seu engenheiro, que indicou que resetasse o carro enquanto corria.
Magnussen a frente de três com DRS aberto! Divulgação
Na volta 24 Leclerc iria aos boxes e trocava suas borrachas médias por duras, voltando à pista na quarta colocação. Duas voltas depois Verstappen faria o mesmo e na volta seguinte Sainz, que com um pit stop problemático devido a roda dianteira direita, perdia tempo valioso na luta contra Perez, seu adversário direto na prova.
Chegamos ao giro 30 no Hard Rock Arena e Daniel Ricciardo da McLaren desafiava as leis da Pirelli e ainda se mantinha pista com seus pneus macios e com a estratégia da equipe, iria aos boxes e trocava para borrachas duras, caindo para o 17° posto, mas iniciando uma escalada rumo a zona de pontuação.
Na volta 40 Alonso tentava ganhar a posição de Gasly e ao tocá-lo, danificava o carro do francês, que o faria perder posição também para Lance Stroll da Aston Martin.
Gasly toca em Norris e causa acidente com abonodono do inglês. Divulgação
Poucas voltas depois Gasly e Norris se envolviam em um acidente, obrigando o britânico abandonar a corrida, fazendo com que um virtual safety car entrasse em cena, no mesmo momento que a direção de prova anunciava penalização de cinco segundos a Alonso devido ao embate com Gasly.
No momento do VSC George Russell da Mercedes finalmente iria aos boxes para trocar suas borrachas duras por médias e beneficiado pela entrada do safety car na sequência, onde diversos pilotos decidiram ir também aos boxes, subiria para o sétimo posto. Estratégia similar fazia Esteban Ocon da Alpine, que também deu um bom upgrade de posições, chegando a zona de pontuação ao final da prova, beneficiado por ter colocado pneus macios.
Na ponta Verstappen e Leclerc seguiam em pista sem sinais de ida aos boxes, com o monegasco indo com tudo pra cima do holandês. Neste momento Perez pararia novamente nos boxes para colocar borrachas médias e quem sabe conseguir ultrapassar Sainz, que vinha num ritmo muito constante e longe de querer ceder seu pódio ao mexicano.
Na intermediária do pelotão que pontuava, iniciava-se uma luta entre Hamilton e Russell, com o britânico mais novo levando a melhor por duas vezes: na primeira ocasião Bottas assistia pelo retrovisor a luta entre os dois, porém devido há um erro onde tocou o pitwall, cederia sua posição aos dois pilotos da Mercedes, com Russell ultrapassando Hamilton um pouco mais à frente. O britânico do carro #44 retomaria o quinto ponto, mas a gana do mais jovem faria com que as posições fossem novamente trocadas e ele permanecesse na quinta posição até o final da corrida.
Vettel e Schumacher batem. Divulgação
Já nas voltas finais vimos ainda o jovem (e afoito) Schumacher ir com muita cede ao pote e jogar fora uma grande chance de pontuar pela primeira vez: em uma manobra mal calculada, lançou seu carro sobre o Aston Martin de Sebastian Vettel e abandonava ali a corrida – Vettel seguiria na prova, mas ao passar pela bandeira xadrez estava na 17ª posição, a última entre os carros que encerraram o GP de Miami.
Ao final, Leclerc cansou de tentar ultrapassar Verstappen, do mesmo modo que Perez tentava com Sainz, porém o pódio ficou da forma que vinha se mantendo, com o holandês vencendo mais uma, Leclerc em segundo e Sainz finalmente encerrando uma prova e com champanhe nas mãos.
Para a alegria da Williams, Alexander Albon marcaria novamente um ponto ao encerrar na décima posição, com Alonso em nono, Ocon em oitavo e Bottas em sétimo.
Resultado final do GP de Miami. Divulgação
Enfim, pelo movimento que causou a corrida de Miami, era esperado uma prova melhor, mas a pista dava sinais que não possibilitaria uma grande corrida, pois mesmo com a longa reta que tem, não é boa para ultrapassagens e desta forma, mesmo movimentado, foi um GP morno.
Classificação de pilotos e equipes
Vida que segue e agora vamos novamente para a Europa rumo a Espanha.
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