A maioria dos pilotos largaram de pneus médios (amarelos). Verstappen e Bottas largaram de pneus duros (brancos), onde poderiam fazer suas paradas mais tarde que os demais de pneus amarelos.
Uma corrida que tinha tudo para ser apagada, pois é um circuito de poucas ultrapassagens, mas não foi isso que vimos, desde a largada as disputas foram intensas. Hamilton largando da terceira posição, acabou largando mal e caiu para sétimo, não arriscando muito pois, ele sabia que Verstappen seu maior rival na luta pelo campeonato vinha lá de trás do grid.
Já na frente a briga foi pela primeira posição, já que a primeira fila, tinha Lando Norris (McLaren) e Carlos Sainz (Ferrari), algo que não víamos a muito tempo, travaram um duelo, mas quem se deu melhor foi a Ferrari que pulou a frente com a McLaren em segundo. Já no meio do pelotão, Alonso fez boa largada, mas acabou escapando e teve que ceder posições.
Max Verstappen, largando da última posição, não tinha muito o que fazer, veio conquistando posições, quem também teve que largar lá atrás, na décima sétima posição, pois trocou a unidade de força de seu carro, foi Valtteri Bottas, que poderia dar uma atrasada no Verstappen, quando ele chegasse, mas não foi o que vimos, a RVR #33, passou facilmente pela Mercedes #77.
As paradas começaram para os pilotos com pneus médios, entre as voltas 12 a 15. Mas outros pilotos como Norris que parou com 28 voltas, Hamilton e Verstappen com 26 voltas, os pilotos que mais retardaram suas paradas foram, Alonso, Giovinazzi e Perez com 36 voltas.
A corrida corria tudo dentro do normal, Norris na frente, mantendo boa diferença para Hamilton, Verstappen buscando escalar o pelotão. O único abandono foi da HAAS de Mick Schumacher, que apresentou problemas e recolheu para os boxes. Tudo indicava a segunda vitória consecutiva da McLaren e a primeira do Norris.
Mas a chuva apareceu, para colocar mais emoção ainda na corrida.
Na volta 47 começou a chover fraco, na curva 5, Norris escapa mas ainda conseguiu se manter à frente, pois Hamilton não arriscou tentar ultrapassar, já que o piso estava molhado. O piloto da McLaren seguia firme na frente, a equipe queria que ele parasse para colocar os pneus intermediários (verdes), mas o jovem britânico insistiu em ficar na pista e Hamilton na mesma balada atrás. Até que na volta 51, a chuva veio com força, a Mercedes chamou Hamilton e Norris insistiu em continuar.
E o pior aconteceu, Norris que estava com a corrida na mão acabou deixando escapar, pois devido a chuva forte, e seu carro com pneus slicks, mal parava na pista, teve que se arrastar até ao box, perdendo a corrida e ao final acabou na sétima posição.
Foi um prejuízo para ele? Sim, mas para quem quer ser campeão, tem que arriscar!
Com isso a vitória caiu no colo de Lewis Hamilton, que cravou sua 100ª vitória na sua carreira de 15 temporadas na F1 e apimentou mais ainda o campeonato, pois assumiu a ponta com 246,5, ficando 2 pontos à frente de Max Verstappen que está com 244,5.
Para Verstappen essa corrida foi uma vitória para ele e para a equipe, já que teve que trocar o motor e largar de último e conseguiu marcar pontos importantes o que lhe mantém próximo ao britânico.
Pontos positivos da corrida, Carlos Sainz mais uma vez fez uma boa corrida, levando a Ferrari ao pódio pela terceira vez. George Russell fez uma ótima corrida até a troca de pneus, conseguiu levar a Williams entre os 5 primeiros e ainda marcou pontos. Fernando Alonso mais uma vez fez uma boa corrida.
Analisando num todo, a Fórmula 1, este ano, está voltando a ser a categoria de anos atrás, com o disputas acirradas, corridas bem disputadas e a briga para ver quem vai ser o campeão no final da temporada, Hamilton conquista seus oitavo título mundial ou Verstappen será campeão pela primeira vez?
A próxima corrida será no dia 08/10 no GP da Turquia.
Compartilhe esse post: