Fórmula1: Voltamos aos velhos tempos da F1 com McLaren e Ferrari na primeira fila


Após a dobradinha da equipe McLaren em Monza, Lando Norris garantiu a pole para o GP da Rússia, superou a pista úmida, e ficou à frente da Ferrari de Carlos Sainz e da Williams de George Russell que completaram as três primeiras posições.


Devido a forte chuva na manhã de sábado, houve o cancelamento do TL3, a classificação marcou a primeira ação de pista. Mas com as voltas mais rápidas na Q1 e Q2 tendo sido feitas com pneus intermediários, e a pista secando levou a uma mudança tardia para os slicks no Q3.

Com o dia chuvoso e a pista molhada na qualificação do GP da Rússia, vimos Max Verstappen da Red Bull Racing iniciar o treino sem efetivamente treinar e a Mercedes colocar seus dois pilotos em posições impensadas para a corrida de Sochi. 

Como a previsão para o horário da corrida amanhã não é de chuva, o time austríaco optou por não colocar o carro #33 na disputa de tempos, diferente do que fez a Ferrari com Charles Leclerc e Williams com Nicholas Latifi, que tal como Verstappen já sabem que vão largar do final do grid. 

Apesar do piso molhado na pista do parque olímpico, salvo algumas saídas de pista que geraram bandeiras amarelas muito curtas, nenhum incidente grave foi registrado na primeira fase da classificação. 

Ao final do Q1 tivemos Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Mick Schumacher (Haas), Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) e Nikita Mazepin (Haas) eliminados respectivamente, com Verstappen sem marcar tempo. 

Ao longo do Q2 a pista foi secando e com isto os tempos foram melhorando, porém todos pilotos se mantiveram com os pneus faixa verde, os intermediários, tal como já havia ocorrido no Q1. 

Ao final do Q2 Latifi encerrou o treino à frente de Leclerc e sendo assim o monegasco largará do 19° posto, com o canadense saindo de 18°.

Foram eliminados ainda Sebastian Vettel (Aston Martin), Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, ambos da Alpha Tauri, e vale observar que mais uma vez, a quarta neste ano, George Russell conseguiu levar a Williams ao Q3.

Na metade do Q3 Russell surpreendeu o paddock ao colocar pneus macios, os de faixa vermelha, ainda que o piso não estivesse totalmente seco, o que causou uma romaria aos boxes de diversos outros pilotos que seguiram o mesmo caminho. 

A quatro minutos para o final da sessão Hamilton ao entrar nos boxes acertou o guard rail e partiu sua asa dianteira, causando uma imediata troca do seu bico. 

Ao final do Q3 todos os pilotos estavam com pneus médios e aí começou a reviravolta da sessão, onde quem estava na ponta viu seus tempos serem fulminados e com isto as primeiras filas tomaram contornos não imaginados. 

Com isto tivemos a inédita pole position de Lando Norris da McLaren, seguido de Carlos Sainz da Ferrari, que também largará da primeira fila pela primeira vez, com Russell marcando o terceiro tempo. 

Hamilton marcou o quarto tempo, seguido de Daniel Ricciardo (McLaren), Fernando Alonso (Alpine), Valtteri Bottas (Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin), Sergio Perez (Red Bull Racing) e Esteban Ocon da Alpine em décimo.

Amanhã a partir das 09:00 teremos a largada para o GP de Sochi.

 

Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
formula1
f1
sochi
mclaren
willians
ferrari
race
racing