Verstappen suporta pressão de Hamilton e vence GP dos Estados Unidos


A Formula 1 voltou para Austin! E as 400 mil pessoas que passaram pelas dependências do autódromo no final de semana foram agraciadas com um evento que contou com um grande engajamento da Liberty Media a fim de agradar o exigente público americano.


Muitos artistas estiveram presentes durante os dias de atividades, shows e principalmente muita ação na pista! Certamente a Liberty Media saiu satisfeita com o espetáculo apresentado pela Formula 1 nestes três dias. A corrida que tinha como tempero especial a disputada acirrada entre Max Verstappen e Lewis Hamilton pela dianteira do campeonato foi muito disputada e no final o público comemorou como um título de final de copa do mundo a vitoria do holandês. Veja a seguir como foi a prova deste domingo em Austin.

É dada a largada!

Largada para o GP dos Estados Unidos. Reprodução Twitter Formula 1

Hamilton teve uma melhor tração e larga melhor conseguindo ultrapassar Verstappen e conquistar a primeira colocação! Perez que também largou bem chega a atacar Max, porém recua. Enquanto isso uma disputa intensa entre os pilotos da Ferrari e McLaren. Leclerc largou bem e se manteve em quarto enquanto Sainz, Norris e Riccardo travam uma acirrada luta pelo quinto lugar. Melhor para Riccardo que acaba passando por ambos.

Bottas conseguiu uma largada limpa para superar Pierre Gasly, porém acabou ficando preso atrás de Tsunoda. Na volta seguinte Gasly conseguiu ultrapassar novamente o finlandês para recuperar a nona posição. Enquanto isso, Ocon já visitava os boxes no inicio da prova após um toque com Giovinazzi o que exigiu a troca do bico dianteiro do Alpine do vencedor do GP da Hungria deste ano.

Forte disputa no inicio da prova entre Ferrari e Mclaren. Reprodução Twitter Formula 1

Na volta 3 o uso do DRS foi liberado e Max começou a pressionar um pouco mais Hamilton em busca do primeiro lugar, mas a força do motor Mercedes permitia ao inglês se manter a frente do holandês.

Verstappen passa Hamilton na estratégia

Na volta 11 Verstappen faz sua parada e coloca pneus duros enquanto Hamilton se mantém na pista. O piloto voltou atrás de Daniel Riccardo em quarto, mas já tratou de ultrapassar o australiano da McLaren. Na seqüência pararam os pilotos da McLaren e também Sergio Perez, todos estes colocando pneus duros. Na volta 14 foi a vez de Hamilton fazer sua parada nos boxes. Verstappen já vinha sendo 1,5 segundo mais rápido por volta que o inglês da Mercedes, e o famoso “undercut” era inevitável! 

Alonso - que vinha bem esquentadinho no rádio - travou forte disputa com Giovinazzi pela 11ª posição. O italiano não ficou nada feliz com a forma como Alonso jogou duro, inclusive "fechando a porta" para o piloto da Alfa Romeo em alguns momentos. Alonso que já havia reclamando pouco antes por Raikonnen (na visão do espanhol) te-lo passado por fora, agora estava sendo investigado com o risco de ter que devolver a posição para Giovinazzi ou mesmo ser punido.

Hamilton vinha tirando a diferença para Verstappen. Reprodução Twitter Formula 1

Hamilton nesse momento da prova vinha fazendo voltas mais rápidas que Verstappen. A diferença entre ambos que estava na casa de 6 segundos já vinha caído para 4 segundos em poucas voltas. Na volta 27, Hamilton que vinha sendo mais rápido que Verstappen acaba recebendo uma forte resposta por parte do holandês, que acabou sendo mais de meio segundo mais veloz. Na volta 28 a direção de prova acionou o Safety-Car Virtual para que um fiscal de pista pudesse retirar um destroço de carro na pistas. Tudo resolvido, bandeira verde acionada rapidamente!

Disputa tática entre Red Bull e Mercedes

Volta 30 e Verstappen faz sua segunda parada para troca de pneus. Mais uma vez a equipe calça o RB16B com pneus duros enquanto Hamilton recebeu ordens da equipe para usar um mapeamento de motor mais agressivo a fim de tentar um “undercut” para cima da Red Bull, algo que no entanto seria difícil de ocorrer. Na volta seguinte a Red Bull chama Perez para os boxes para também colocar pneus duros para terminar a prova.

Verstappen faz sua segunda parada. Reprodução Twitter Formula 1

Com pneus novos Verstappen vinha sendo mais rápido que Hamilton enquanto o inglês afirmava via rádio que os pneus ainda estavam bons. Na volta 35 Bottas foi para os boxes enquanto a Mercedes ainda mantinha Hamilton na pista. A estratégia até aqui não estava clara, mas a certeza é que teríamos emoção na parte final. Na volta 37 Hamilton enfim para e volta a 8,5 segundo atrás de Verstappen. Agora seria o momento da verdade em que ambos os pilotos estava calçados com pneus os mesmos pneus para irem até o final da disputa. 

Hamilton fez sua parada na volta 37. Reprodução Twitter Formula 1

Final eletrizante em Austin!

E nessa insana disputa pela liderança, Hamilton vinha fazendo grandes voltas, mais de 1 segundo mais rápidas que Max. A diferença a 13 voltas do fim já vinha na casa de 4,5 segundos! Não menos acirrada a disputa entre Sainz e Riccardo era muito forte! Ainda mais que a disputa entre os construtores esta muito apertada entre Ferrari e McLaren.

Lance no final com Mick ajudou Max. Reprodução Twitter Formula 1

Faltando 2 voltas para o final Max começou a melhorar seu ritmo em uma disputa insana contra Hamilton. O inglês já vinha a algumas voltas com menos de dois segundos de diferença para Verstappen mas não conseguia se aproximar. No final da penúltima volta, Max chegou em Mick Schumacher que era retardatário e chegou a reclamar no rádio por conta do piloto da Haas atrapalhar ele nas ultimas curvas. Porém como Max estava a menos de um segundo de Mick no ponto de aferição para o uso do DSR na reta principal, isso permitiu ao piloto abrir o DRS o que deu uma grande ajuda na abertura da volta final em sua luta contra Hamilton. E com um primeiro setor mais rápido que Hamilton que não pode abrir a asa na reta oposta, Max partiu para sua 17ª vitória na categoria sendo seguido por Hamilton e Perez que completaram o pódio do ótimo GP dos Estados Unidos.

Max vence GP dos Estados Unidos. Reprodução Twitter Formula 1

Classificação final da prova em Austin. .Reprodução Twitter Formula 1


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
Formula 1
Verstappen
Hamilton
Austin
Planeta Velocidade
Red Bull
Mercedes