Seus resultados no campeonato de monospostos norte-americano, encerrando a temporada na terceira posição, deu-lhe a oportunidade de testar pela própria McLaren o carro da equipe na sessão de Yas Marina e o sentimento do jovem de 22 anos é que ele tem ainda tempo para realizar o sonho e fará tudo o que for possível para concretizar seu objetivo.
Pato pilotou o McLaren nos testes de Abu Dhabi. Reprodução
“Vou fazer tudo o que puder para que aconteça [minha chegada à Fórmula 1], porque é o topo dos topos. Tudo começou com um sonho e este sonho era chegar à Fórmula 1”, iniciou o piloto.
Porém, apesar de jovem, O’Ward sabe que o tempo corre contra suas aspirações, onde segundo suas estimativas, ele tem no máximo dois anos de tempo para concretizar seu desejo, sabendo que após os 24 anos de idade já se torna mais difícil obter um cockpit na categoria.
“Para ser bastante honesto, diria que há no máximo mais dois anos para eu poder entrar na Fórmula 1. Não há muito mais tempo”, continuou.
Mas, para concretizar o seu sonho, apesar de ter um caminho que poderá seguir, já que a equipe que ele testou em Abu Dhabi é a “mesma” que ele corre na IndyCar, precisará de uma combinação de obstáculos a vencer, onde o primeiro é a equipe Arrow McLaren SP o liberar para a Fórmula 1, já que ele tem realizado um excelente trabalho no time da terra do Tio San.
O segundo é conseguir uma vaga na equipe da Fórmula 1, pois mesmo Daniel Ricciardo não tendo se mostrado 100% adaptado ao carro nesta temporada que encerrou há poucos dias, sua primeira na equipe, ninguém duvida do seu talento e da sua capacidade de trazer bons resultados para o time. No outro cockpit há Lando Norris, que tem mostrado maturidade acima da média e é a prata da casa da equipe, sendo o maior pontuador do time neste ano, com 45 pontos a mais que o australiano.
Mesmo com a vitória em Monza, o ano de Riccardo ficou aquém do esperado. Reprodução
“O sonho se expandiu para outras categorias, corridas de resistência e IndyCar, mas tudo começou com aquele sonho [da F1] e estaria mentindo se dissesse que não quero realiza-lo, porque quero - tenho que tentar, porque se não o fizer vou me arrepender pelo resto da minha vida”, disse.
Claro que O’Ward sabe que tudo tem o seu tempo e oportunidades e mesmo querendo ir para a Fórmula 1, ele também tem seus objetivos dentro da IndyCar, que segundo ele mesmo o faz feliz neste momento, mas deixa claro que não tem interesse em correr nas categorias de acesso para a F1, o que também o tiraria indiretamente do grupo McLaren.
“Estou muito feliz onde estou na IndyCar e estarei com a McLaren no próximo ano, mas se puder me mudar, será diretamente da IndyCar pra cá”, concluiu.
Três pilotos talentosos disponíveis para dois carros. E agora hein Zak Brown? Reprodução
Verdade seja dita, Zak Brown, CEO da McLaren tem um grande abacaxi nas mãos para descascar, pois se por um lado Patrício O’Ward for bom o suficiente para ir para Fórmula 1, substituí-lo na IndyCar não deverá ser tarefa fácil. Na contramão da história, para que ele tenha uma vaga disponível na F1, alguém deverá sair do time e mesmo com Ricciardo tendo contrato apenas até o final de 2022, não vejo grandes chances de não haver renovação.
Desta forma, fica no ar a pergunta: quem pagará o pato para que O’Ward chegue na Fórmula 1?
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