FORMULA INDY: 53 VEZES SCOTT DIXON


Após um atraso de quase duas horas devido aos raios nas proximidades do circuito montado nas ruas de Nashville, a Indy deu a bandeira verde para uma daquelas que foi sem dúvida, uma das mais disputadas provas da temporada até agora. Muitas bandeiras amarelas, ultrapassagens, recorde de abandonos no ano e uma bandeira vermelha no final da prova que fizeram valer a pena esperar o início da disputa que consagrou um dos maiores nomes da categoria.


Inicio da disputa

Um começo de corrida tranquilo, sem incidentes mesmo com a pista apresentando pontos com um pouco mais de umidade, com Mclaughlin mantendo a ponta da prova. A primeira amarela veio apenas na volta 8, quando Rossi acabou passando reto e deixou o motor de seu carro morrer, alguns pilotos já haviam entrado nos boxes para a primeira troca de pneus, que foi o caso do brasileiro Hélio Castroneves.

A bandeira verde foi agitada novamente na volta 12 com Scott Mclaughlin pulando na frente e abrindo mais de 1 segundo de vantagem sobre Romain Grosjean que era o segundo até então. A prova seguiu tranquila até a volta 22, quando o brasileiro Hélio acabou rodando e chamando a segunda amarela da prova, por sorte o piloto da Meyer Shank não perdeu uma volta e ainda se mantinha na disputa.

Com essa amarela praticamente todos os pilotos entraram nos boxes, Alex Palou que havia parado nos pits pouco antes da amarela ficou na pista e assumiu a liderança seguido por Johnson na segunda posição, Scott Mclaughlin caiu para sexto sendo o primeiro dos pilotos que já haviam parado. A relargada foi na volta 25. Porém a verde não durou muito tempo, Patricio O’Ward tocou na traseira de Will Power, com isso, Rahal acertou a traseira de Pato, tudo isso em um ponto muito lento, formando um engarrafamento mais atrás envolvendo Dixon, Kellett e Simona. Pior para Kellett e Rahal e Pato que abandonaram a prova.

A bandeira verde veio na volta 34, com Palou na ponta, Pagenaud em segundo. Mclaughlin já estava em quarto com pneus mais novos entre os líderes. E novamente, nem ao menos uma volta foi completada antes de Takuma Sato e DeFrancesco baterem e chamarem a quarta amarela da prova, antes mesmo de ser completado a metade da prova.

A relargada foi na volta 41, os líderes seguiam sem alteração nas posições, pelo menos até a terceira curva, quando Mclaughlin passou na base do chega pra lá sobre Malukas para assumir a terceira posição na disputa. Três voltas depois foi a vez de Pagenaud perder a vice-liderança para Mclaughlin. Pagenaud com pneus mais usados começou a ser escalado pelos demais pilotos e logo caiu para a oitava posição. Quem vinha crescendo muito bem na prova era Colton Herta que largou em último, acabou se envolvendo em um incidente e já estava em décimo.

Bandeira amarela muda história da prova

Na volta 52 mais uma amarela, Rahal que havia abandonado a prova, retornou e acabou batendo sozinho, Renus Veekay que vinha atrás acabou acertando o carro de Rahal. Alguns pilotos haviam começado a rodada de pits, porém a grande maioria não tinha entrado nos boxes, ao final da rodada de pit, Newgarden era o novo líder com Scott Dixon em segundo. A prova reiniciou na volta 56, Newgarden manteve a ponta e abriu uma boa vantagem sobre Dixon. Por outro lado Power que havia largado em terceiro começou a perder rendimento e começava a despencar na classificação e quem continuava a subir era Colton Herta que mesmo após todos os problemas e chegar a ficar uma volta atrás era o quinto colocado.

Faltando 16 voltas, Malukas e Kirkwood acabaram chamando mais uma amarela. Com isso Newgarden foi aos pits deixando Dixon como líder com Lundergard em segundo, Palou em terceiro e Herta após vier de último em quarto. A bandeira verde veio faltando 11 voltas. Quem relargou muito bem foi o vice-líder do campeonato, Marcus Ericsson que pulou de sétimo para quarto, mas abandonou logo após com problemas no câmbio.

Herta que vinha escalando o pelotão não largou muito bem e caiu para a sexta posição. E para não deixar passar em branco foi a vez dele, Jimmie Johnson provocar a amarela dele, Johnson rodou na saída da ponte e acabou batendo forte, a nona amarela da prova faltando 8 voltas para o final.

Vermelha agita final da prova

A relargada veio com apenas 4 para o término da prova, Dixon na frente com Lundergard em segundo mas logo foi superado por Scott Mclaughlin, logo atrás, Newgarden jogou Romain Grosjean na parede e chamou mais uma amarela, com isso Grosjean foi o décimo piloto a abandonar. A indy prontamente acionou a bandeira vermelha para ter tempo de limpar a pista na tentativa de terminar a prova em bandeira verde.

Após pouco mais de 10 minutos de paralisação a verde veio novamente faltando apenas 2 voltas para o final, Dixon largou muito bem e manteve a ponta e conquistou sua 53° vitória na indy se tornando o segundo maior vencedor da história da categoria e entrando de vez na briga pelo campeonato ficando apenas 6 pontos atrás do líder Will Power. Scott Mclaughlin chegou a 0.01 atrás de Dixon. Alex Palou foi o terceiro colocado, fechando o pódio.


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

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