A largada final de Kanaan será sua 390ª na CART/IndyCar, remontando a quando ele usou sua temporada vencedora do campeonato Indy Lights de 1997 com a Tasman Motorsports como um trampolim para a CART com a mesma equipe em 1998. Ele terminou duas vezes no pódio como um novato – em Laguna Seca e Houston – e encontrou seu caminho para a pista da vitória pela primeira vez no ano seguinte, quando venceu Juan Pablo Montoya na linha de chegada por apenas 0,03s em Michigan.
Em ação na US 500 de 99 em Michigan. Reprodução Twitter
Essa seria sua única vitória na CART, mas uma mudança em tempo integral para a IndyCar com a Andretti Green Racing em 2003 valeu a pena quase imediatamente quando ele venceu a segunda corrida da temporada em Phoenix. Foi o início de uma parceria fértil que rendeu várias outras vitórias ao longo de um período de oito anos, com destaque para um campeonato de sucesso em 2004.
Kanaan em seu Andretti-Green na temporada 2003. Reprodução Twitter
Uma passagem de três anos com KV entre 2011 e 2013 rendeu apenas uma vitória, mas foi uma que ajudará a definir sua carreira - o Indianápolis 500 de 2013. Sua vitória mais recente veio com Chip Ganassi Racing em Fontana em 2014.
Liderando o pelotão com sua KV no Brickyard/2013. Reprodução Twitter
Um dos cartões de visita do brasileiro ao longo de sua carreira foi sua consistência: ele não apenas perdeu o pódio apenas uma vez em sua campanha de título em 2004, mas também se tornou o primeiro piloto da IndyCar na história moderna a completar todas as voltas possíveis em uma temporada. Anos depois, quando ele completou seu último ano como titular da AJ Foyt Racing em 2019, sua ausência do grid para a segunda corrida da temporada de 2020 interrompida pelo COVID no circuito de estrada IMS encerrou sua seqüência recorde de 318 partidas consecutivas. (Coincidentemente, a seqüência recorde de seu futuro companheiro de equipe Ganassi, Jimmie Johnson, para partidas consecutivas da NASCAR terminou na mesma pista no mesmo fim de semana depois que ele testou positivo para COVID).
Reprodução Twitter
Aquela temporada de meio período de 2020 com Foyt foi originalmente concebida para ser o canto do cisne da IndyCar de Kanaan, que ele apelidou de 'Last Lap Tour'. Mas a ideia de os fãs de Kanaan terem mais uma chance de se despedir foi frustrada quando a pandemia ditou que os espectadores fossem impedidos de entrar na maior parte da temporada, e quando surgiu a oportunidade de dividir uma carona com Johnson em Ganassi em 2021, Kanaan aproveitou. A decisão de Johnson de ir em tempo integral em 2022 veio às custas de Kanaan, mas ele voltou para terminar em um excelente terceiro lugar na Indy em uma quinta entrada única no CGR no ano passado.
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