Largada para a última prova de 2022
Power já dava um importante passo na largada ao manter a ponta enquanto Rossi e O’Ward “engoliam” Ilott após uma largada muito agressiva de ambos. No meio do pelotão Dixon tentava sobreviver em meio ao congestionamento de carros na curva 1 enquanto Castroneves escapava e caia para o final do pelotão. Falando da turma do fundão, Newgarden tratou de encontrar ritmo desde o início e buscava ganhar um melhor posicionamento para manter vivas as chances de título. Mesmo com a “confusão” todos passaram ilesos!
One last time.
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) September 11, 2022
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Este início de prova se mostrou “pegado” com disputas lado a lado no pelotão intermediário. Newgarden se destacava ganhando 6 posições nas 5 primeiras voltas nessa pista de difícil ultrapassagem. Enquanto isso, Power a frente mantinha uma diferença de 1,5 segundo sobre Rossi ao passo que, mais atrás McLaughlin e Ericsson não mostravam ter condições de luta pela vitória.
A janela de paradas se iniciou na volta 10 e vários pilotos já optaram por trocar o composto de seus pneus. A Ganassi tratou de colocar borracha dura nos carros 8 e 9, com a Penske seguindo a mesma estratégia com o carro 3. A frente, Power se mantinha firme na ponta, com O’Ward na segunda posição após Rossi começar a perder rendimento por conta de desgaste de pneus e cair para P4. Poucas voltas depois já víamos os líderes realizando suas paradas, todos optando – exceto Rossi – pelos compostos duros.
Dixon sem rendimento!
Palou, Rosenqvist e Lundgaard se mantinham a frente pois largaram de pneus duros e com uma estratégia diferente não eram os “líderes reais”. Mais atrás Power era seguido por Newgarden, que também não realizou parada para troca de pneus e se mantinha magistralmente na cola do companheiro com pneus novos. O’Ward também com pneus novos tentava se aproximar da dupla da Penske a sua frente. Ericsson e Dixon vinham no “bolo” mais atrás botando fé na sua estratégia de paradas e esperando por bandeiras amarelas que pudessem capitaneá-los a frente.
Scott Dixon. Divulgação Ganassi
Na volta 24 todos os pilotos já haviam feito suas trocas. No entanto um deles era surpresa, Alex Palou. O espanhol da Ganassi tinha feito uma estratégia forte de estender ao máximo o “stint” com os pneus duros e após manter uma boa vantagem a frente, conseguiu fazer sua parada e retornar atrás de O’Ward. Logo ele se livrou do mexicano e pouco depois foi pra cima de Power e não teve dificuldades em conquistar a liderança da prova.
Mais atrás Newgarden também com pneus novos superava Dixon e Pagenaud e já era P11. Pouco depois Dixon parava mais uma vez e colocava pneus duros e caia para 23. McLaughlin se mantinha em P8 trazendo Ericsson – que tinha acabado de tocar em Pagenaud – logo na sequência. Pouco depois Rossi e Newgarden também fazia suas trocas de pneus e no caso de Newgarden ele antecipou sua parada e voltou em P10, até aqui uma recuperação espetacular ultrapassando dois rivais diretos pelo título, Ericsson e Dixon. Castroneves nesse momento era P22.
After his best start of the season, @callum_ilott is stopped on track.
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Na volta 39 Callum Illot parou na saída dos boxes e causou a bandeira amarela. Com isso todos os pilotos foram para os boxes para troca de pneus. Quem se deu bem foi Newgarden que agora era P5 após a rodada de paradas e entrou na mesma estratégia dos líderes. Palou se manteve a frente sendo ele o melhor Ganassi.
Relargada e Newgarden em épica recuperação passava O’Ward e era P4. Palou se mantinha a frente enquanto Power lutava contra Rosenqvist para tentar manter a P2. Pouco depois, no entanto o 7 da McLaren já era ultrapassado por Newgarden que já partia para cima de seu companheiro. Mais atrás Grosjean também crescia e passava Rosenqvist e se tornava o melhor Andretti na prova, enquanto Rossi caia para P13. Dixon enquanto isso lutava com sua estratégia e permanecia “enroscado” em P11 sem chances neste momento de subir na tabela de classificação da prova.
Romain Grosjean. Divulgação Andretti
Na volta 46 Newgarden não quis saber de conversa e partiu para cima de Power e com uma bela manobra conquistou a P2 da prova. Que recuperação inacreditável do bicampeão da Indy que tinha largado de penúltimo! Grosjean também ligou no 220 nessa fase da prova e ele que vinha trocando posições com Rosenqvist finalmente consegue a ultrapassagem na volta 47 e abre uma pequena diferença para se consolidar em P4. O’Ward após um inicio muito forte era P6 nesse momento. Power enquanto isso não conseguia acompanhar Newgarden que fazia volta rápida atrás de volta mais rápida.
Josef Newgarden. Divulgação Penske
Na volta 51 Dixon praticamente declamava que sua estratégia dependia totalmente das bandeiras amarelas. Nova parada para o hexacampeão da Indy que voltou na P24. Pouco depois McLaughlin também para sempre “marcando” a estratégia da Ganassi para o carro 9.
Palou dominante
Na volta 61 os líderes da prova iniciaram a sua janela de paradas com Newgarden que abria cada vez mais vantagem para Power, mas não conseguia se aproximar de Palou. O americano voltou em P6 enquanto Grosjean com bom rendimento se mantinha agora em P3 a frente da dupla da McLaren. Em uma estratégia para a parte final diferente, Palou e Power tentavam se manter o máximo possível na pista para tentar uma única parada na parte final da prova. Na volta 66 Newgarden com pneus novos chega em Grosjean e garante a P3. Pouco depois com a parada de Power ele assume a P2 e vem reduzindo a diferença em 1 segundo por volta sobre Palou!
Alex Palou. Divulgação Ganassi
Palou parou pouco depois e Newgarden, que largou da ultima fila era líder. Palou voltou na P2 enquanto Power era P3. Ericsson vinha em P4 enquanto McLaughlin era P6. Dixon? Lá atrás, em P19 em uma prova para se esquecer. Castroneves se mantinha em P12 atrás de seu companheiro de equipe após um inicio de prova tumultuado. Rossi que também iniciou a prova no pelotão da frente, em sua prova de despedida perdeu rendimento a partir do meio da prova e agora era P9 a frente de Colton Herta que é assunto do momento por conta de sua possível ida a Alpha Tauri na Formula 1.
Power bicampeão
Will Power. Divulgação Penske
Com 10 voltas para o final, Palou se mostrava dominante com quase 29 segundos a frente de Newgarden. Power vinha em terceiro em uma prova de segurança enquanto Grosjean e Rosenqvist completavam o TOP5. A corrida se manteve em um ritmo inalterado até o final, exceto por um lance envolvendo Marcus Ericsson e Alexander Rossi que travaram uma disputa por posições com Rossi praticamente jogando o sueco para fora da pista. Mas com tamanha dominância no final de semana, Newgarden sem muita ação em busca da vitória, Power foi cerebral e merecidamente foi bicampeão da Formula Indy. Newgarden com o espetacular resultado alcançado em Laguna Seca faturou o vice-campeonato.
For the 17th time, a @Team_Penske driver is an INDYCAR champion.@12WillPower takes the checkered flag third and scores his second career title.#INDYCAR // #FirestoneGP pic.twitter.com/1VZtCyLlXA
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) September 11, 2022
Will Power terminou a temporada com 560 pontos seguido por Josef Newgarden com 544. Scott Dixon ficou em terceiro com 521 enquanto Scott McLaughlin ficou em quarto com 510 empatado com Alex Palou. Marcus Ericsson terminou em sexto com 506. Christian Lundgaard venceu o campeonato de Rookies. Helio Castroneves terminou o campeonato em 16º com 263 pontos conquistado.
Helio Castroneves vislumbrando um ano melhor em 2023. Divulgação Meyer Shank
A temporada 2023 da Formula Indy se inicia em Março com o GP de St. Petersburg.
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