Uma prova completamente diferente daquilo que estamos acostumados a ver nas disputas da Indy, uma prova dividida em “segmentos” estilo Nascar, porém com grid dividido sendo que o último segmento da prova é feito apenas com 12 dos 24 pilotos inscritos. Confuso não? Pois bem, assim é que foi a prova realizada no condomínio The Thermal Club em Palm Spring no estado da Califórnia. Condomínio exclusivo que conta com pista para a prática de esportes a motor de seus moradores. A prova não contou com público já que aconteceu em um condomínio fechado de alto padrão.
1° CLASSIFICATÓRIA
O sueco Felix Rosenqvist, da Meyer Shank, pole para a primeira bateria impôs um bom ritmo e venceu a primeira das duas corridas classificatórias para o desafio milionário. Apesar de sofrer ataques de Scott McLaughlin, da Penske, na largada, Félix não teve maiores problemas e liderou o restante final da prova que foi encurtada devido um acidente logo na largada. O hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, tocou a Juncos do francês Romain Grosjean antes da primeira curva. Sem o controle do carro, o piloto francês acabou provocando um strike que eliminou o neerlandês Rinus VeeKay da disputa. Dixon, que chegou a ocupar o quinto lugar, foi punido com um drive-throug dando adeus as chances de se classificar entre os seis primeiros. McLaughlin, Josef Newgarden, que é o atual líder do campeonato, Christian Lundgaard, Agustín Canapino e Colton Herta finalizaram a lista dos classificados na primeira bateria.
Chaos in Coachella!
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 24, 2024
Heat 1 sees an incident involving multiple cars on Lap 1 at @ThermalClub.
????: NBC and Peacock pic.twitter.com/uynsq81kpD
2° CLASSIFICATÓRIA
Atual campeão da Indy, Álex Palou venceu a 2° bateria classificatória. O espanhol da Ganassi não teve grandes dificuldades para impor ritmo forte e levar a vitória após 10 voltas, fechando uma dobradinha com seu companheiro de equipe Marcus Armstrong que chegou em segundo. Graham Rahal, Linus Lundqvist colocou mais uma Ganassi na final, o brasileiro Pietro Fittipaldi conseguiu segurar a quinta posição e avançou para a final e fechando os seis classificados veio Alexander Rossi. Desta vez a disputa não contou com a entrada do safety car e terminou ao final das 10 voltas e não ao final dos 20 minutos limites da disputa.
Turning up the HEAT ????
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 24, 2024
The second heat race is off and flying at @ThermalClub!
????: NBC and Peacock pic.twitter.com/lu03J8Tcdl
TUDO OU NADA EM BUSCA DO MEIO MILHÃO.
A terceira e principal bateria do dia juntou os 12 classificados anteriores que teriam apenas 20 voltas de disputa, porém divididas em duas partes de 10 voltas cada (sim extremamente confuso e diferente).
A primeira parte da disputa foi um desfile dos carros onde os pilotos optaram pela economia do combustível priorizando as disputas nas últimas 10 voltas da prova. Após 10 voltas a prova entrou em bandeira vermelha com um intervalo de 10 minutos até a relargada, neste intervalo infelizmente Pietro Fittipaldi acabou sendo desclassificado por não ter o mínimo de combustível em seu carro.
Alex Palou liderou as últimas 10 voltas sem dificuldades e foi o grande vencedor da prova, faturando a bolada de US$500 equivalente a R$2.5 milhões na cotação atual do dólar. Feliz Rosenqvist foi o segundo com Marcus Armstrong fechando os três primeiros.
Abaixo a classificação completa da prova
Compartilhe esse post: