INDY: PNEU VOADOR, VERMELHAS E NOVO CAMPEÃO MARCAM 107° INDY 500


O bicampeão da Fórmula Indy Josef Newgarden, superou o até então atual campeão da INDY 500 Marcus Ericsson na última volta e finalmente cruzou a linha de chegada da prova mais importante do mundo em primeiro lugar. A prova ainda marcou a despedida de Antoine Rizkallah Kanaan Filho, mais conhecido como Tony Kanaan o campeão da prova em 2013 se despediu da categoria correndo pela última vez nas 500 milhas de Indianópolis, infelizmente Tony não teve um carro a altura de disputar a liderança da prova em nenhum momento e terminou a prova em décimo sexto, entretanto isso não apaga de maneira nenhuma


A bandeira verde deu início a disputa pela prova mais tradicionais do automobilismo mundial, 32 pilotos partiram assim que a bandeira foi agitada, 32 já que Graham Rahal que substituiu o lesionado Stefan Wilson, não conseguiu largar com problemas na bateria de carro, a equipe Dreyer & Reinbold conseguiu sanar o problema e colocar Rahal novamente na pista, porém com 2 voltas de atraso. A prova seguiu sem amarelas, entretanto nem todos tinham vida fácil, Scott Dixon sofreu como uma fortíssima vibração na parte traseira de seu carro, fazendo o mesmo perder 10 posições, obrigando o piloto da Chip Ganassi a entrar no Pit um pouco mais cedo que os demais. Após a primeira rodada de paradas, a liderança ficou com Alex Palou, Newgarden neste momento ainda era o nono colocado.

Chegando próximo a metade da prova, na volta 92 veio a primeira amarela da prova. Sting Ray Bobb bateu no muro da curva 1. Com a amarela sendo acionada, todos os pilotos aproveitaram e foram para o pit para realizarem sua terceira parada, como o "trânsito" dentro do pit-road tinha aumentado de forma significativa, a chance de um incidente também acabou aumentando e foi exatamente isso que aconteceu. Renus Veekay de pneus frios, acabou perdendo o controle dentro do pit e acertou o então líder da prova Alex Palou. O Holandês não teve maiores problemas e seguiu na disputa, enquanto Palou teve que retornar para o pit para trocar a asa dianteira que quebrou no acidente. Após todos terem feito sua parada, o líder era um improvável Callum Ilott que tinha entrado no Pit momentos antes do acidente se beneficiou da amarela e era líder, seguido por Rosenqvist, O’Ward, Ferrucci. Newgarden já se posicionava perto do TOP 5, relargando em sexto. O melhor brasileiro no momento era Tony Kanaan que estava em décimo primeiro, enquanto Hélio com uma parada a mais que os demais estava apenas na vigésima quarta posição.

A corrida fluiu normalmente, fora as trocas de liderança, nada que tivesse mudado drasticamente o rumo da prova  aconteceu até a volta 151, foi quando Romain Grosjean achou o muro na curva 2 e provocou a segunda amarela da prova. A bandeira verde foi agitada novamente na volta 157. Newgarden, que já estava entre os líderes, engoliu Ericsson logo na primeira curva e tomou a ponta. Ferrucci e Rossi subiram posições. Porém Ericsson acabou retomando a liderança poucas voltas depois, mas Santino Ferrucci surpreendeu os favoritos  e conseguiu assumir o primeiro posto. Com 31 voltas para o fim, Ferrucci abriu mão da ponta para realizar aquela que na teoria seria a última parada para troca de pneu e reabastecimento. Após a última rodada de pitstop, a liderança estava com Marcus Ericsson seguido por Félix Rosenqvist e Pato O'Ward em terceiro e Newgarden em quarto.

SUSTO EM INDIANÓPOLIS

Na volta 185, Félix Rosenqvist acabou tocando o muro, toque foi leve, mas suficiente para quebrar a suspensão de seu carro, fazendo atravessar a pista e rodar, Kyle Kirkwood que vinha mais atrás não teve como escapar e acabou acertando o carro de Rosenqvist, Kirkwood acabou batendo no muro e capotou. Porém o maior susto foi o pneu de Kirkwood que se soltou, passou por cima da grade de proteção quase caindo na arquibancada lotado de telespectadores, por sorte o pneu caiu no estacionamento acertando apenas um carro sem ferir ninguém. Com isso a primeira bandeira vermelha foi mostrada na volta 187 para remoção dos carros e limpeza da pista. Quando a amarela voltou a ser agitada, os líderes eram Ryan Hunter-Reay líder, Ilott em segundo e Canapino em terceiro, entretanto os três tiveram que parar no Pit para fazerem sua última parada, deixando a líder novamente com O'Ward seguido por Ericsson e Newgarden.

Na relargada, na volta 192, Newgarden surpreendeu os dois ponteiros e pulou para a liderança, deixando Ericsson em segundo e O'Ward em terceiro, em uma manobra que beirou o desespero, Patrício O'Ward mergulhou por dentro de Ericsson na entrada da curva 3, quando o piloto espanhol acabou perdendo o controle acertando o muro e dando adeus a disputa, mais atrás, Simon Pagenaud e Agustín Canapino também bateram, O argentino sem controle de seu carro ainda acabou acertando o carro de Pato. O acidente resultou em mais uma bandeira vermelha, a segunda da prova.

A relargada veio na volta 196 faltando apenas 4 voltas para o fim, porém antes mesmo de cruzar a linha de largada/chegada mais um acidente, desta vez envolvendo Benjamin Pedersen, Graham Rahal e Ed Carpenter, resultando em mais uma vermelha, a terceira da prova, marcando um recorde nas 500 milhas, até então nunca uma prova tinha tido tantas interrupções com bandeira vermelha provocadas por acidente. A bandeira vermelha foi oficialmente acionada na volta 198, restando apenas duas voltas para o complemento das 500 milhas.

A maior prova do automobilismo mundial seria decidida com uma relargada para apenas uma volta e foi isso que aconteceu. O atual campeão da edição de 2022, Marcus Ericsson relargou na ponta, abriu certa vantagem para Josef Newgarden que vinha em segundo, porém em um bela recuperação, Newgarden recuperou terreno e no início da reta oposto armou o bote para cima de Ericsson roubando assim a ponta da prova para seguir como líder, até cruzar a linha de chegada em primeiro.

Infelizmente o dia não foi dos melhores para os brasileiros. Hélio Castroneves terminou em décimo quinto, uma posição à frente de Tony Kanaan que fechou na décima sexta a sua última Indy 500 e sua última prova pela categoria.

Abaixo o resultado final da 107° Indy 500

1          J NEWGARDEN / Penske Chevrolet

2          M ERICSSON / Ganassi Honda

3          S FERRUCCI / Foyt Chevrolet        

4          A PALOU / Ganassi Honda

5          A ROSSI / McLaren Chevrolet

6          S DIXON / Ganassi Honda

7          T SATO / Ganassi Honda

8          C DALY / Carpenter Chevrolet           

9          C HERTA / Andretti Honda   

10        R VEEKAY / Carpenter Chevrolet

11        R HUNTER-REAY / DRR Chevrolet

12        C ILOTT / Juncos Chevrolet

13        D DEFRANCESCO / Andretti Honda

14        S MCLAUGHLIN / Penske Chevrolet          

15        H CASTRONEVES / Meyer Shank Honda  

16        T KANAAN / McLaren Chevrolet

17        M ANDRETTI / Andretti Honda

18        J HARVEY / RLL Honda

19        C LUNDGAARD / RLL Honda

20        E CARPENTER / Carpenter Chevrolet

21        B PEDERSEN           / Foyt Chevrolet       

22        G RAHAL / DRR Chevrolet

23        W POWER / Penske Chevrolet

24        P O’WARD / McLaren Chevrolet

25        S PAGENAUD           / Meyer Shank Honda          

26        A CANAPINO / Meyer Shank Honda

27        F ROSENQVIST / McLaren Chevrolet

28        K KIRKWOOD           / Andretti Honda       

29        D MALUKAS / Dale Coyne Honda   

30        R GROSJEAN / Andretti Honda

31        S RAY ROBB / Dale Coyne Honda

32        R ENERSON /           Abel Chevrolet

33        K LEGGE / RLL Honda

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Keko Gomes

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Keko Gomes

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