Kalkhoven era co-proprietário juntamente com o campeão da CART Jimmy Vasser, do Dallara/Chevy #11 da KV Racing com o qual Tony Kanaan faturou uma vitória emocionante na edição 2013 da Indy 500.
A primeira vitória de Kanaan na Indy500 foi o maior feito de uma equipe de Kalkhoven, que ainda teve times na Champ Car World Series e na IndyCar onde muitos pilotos campeões correram para ele como por exemplo o próprio Kanaan, Vasser, Will Power, Cristiano da Matta, Paul Tracy e Sebastien Bourdais pilotaram. As equipes de Kalkhoven - conhecidas como PK Racing, PKV Racing e KV Racing - conquistaram juntas sete vitórias entre 2003 e 2016 nas principais competições de monospostos da América do Norte.
A bordo do KV #11, Kanaan faturou a Indy500 de 2013. Reprodução
A vasta participação em várias categorias com suas equipes no entanto era apenas parte do seu envolvimento com o automobilismo. No entanto, Kalkhoven começou sua carreira que começou com um bem sucedido executivo de negocios em empresas de telecomunicações e como gestor de risco de empresas financeiras.
Kalkhoven, natural de Adelaide, Austrália, juntou-se a Gerald Forsythe e Paul Gentilozzi para comprar os ativos da CART no final de 2003 e formar a Champ Car World Series. Em novembro de 2004, Kalkhoven e Forsythe compraram a icônica empresa de motores Cosworth Engineering da Ford Motor Company.
Em fevereiro de 2008, Kalkhoven e Tony George, então dono da IRL, concluíram extensas negociações que reuniram duas das principais categorias do mundo após 12 anos de rivalidade. A corrida final da Champ Car aconteceu em abril de 2008 em Long Beach, Califórnia, corrida esta vencida por Will Power que corria pela KV Racing.
Kalkhoven foi um filantropo notável. Ele atuou no conselho de diretores da Association of Hole in the Wall Camps, que beneficia crianças com doenças graves. Ele também era um aviador ávido, com licença de piloto comercial e experiência em uma variedade de aeronaves, incluindo jatos intercontinentais da Gulfstream.
Compartilhe esse post: