Scott McLaughlin levou menos de uma volta para ultrapassar Felix Rosenqvist da Arrow McLaren e assumir a liderança, enquanto Will Power ultrapassava Takuma Sato com a para assumir o terceiro lugar.
248 laps to see who's the toughest cowboy.
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 20, 2022
The XPEL 375 is green at @TxMotorSpeedway!
WATCH LIVE:
????: NBC
????: @PeacockTV - https://t.co/Py4Niuv2PQ
????: INDYCAR APP powered by NTT Data - https://t.co/vyuISIgHnX#INDYCAR // #XPEL375 pic.twitter.com/5CLMRDqQHV
Helio Castroneves, da Meyer Shank Racing, apertou o ritmo e tentou passar Power, mas perdeu o time da manobra e ficou atrás de Sato e Colton Herta, da Andretti.
A primeira amarela veio na volta 12 quando Alexander Rossi - que já havia queimado a largada e teve que devolver as posições - de repente ficou lento e começou a diminuir a velocidade até chegar aos pits. Fim de corrida para o americano.
A prova teve seu reinício na volta 17 e tinha McLaughlin liderando trazendo Rosenqvist, Sato, Herta, Power, Castroneves, Scott Dixon da Ganassi, Josef Newgarden , Marcus Ericsson e Rinus VeeKay no TOP10. Pato O'Ward aproveitou uma boa largada que teve e acabou passando VeeKay, Newgarden e Ericsson na volta 19 e desta forma foi para a oitava posição.
O outro desempenho surpreendente nesta fase foi o novato Kyle Kirkwood da AJ Foyt, que fez sua parada na bandeira amarela, relargou da 23 posição e já se encontrava no TOP10 já na volta 28, ficando em nono atrás de O'Ward.
VeeKay foi o primeiro dos doze melhores corredores a parar na volta 54, e depois foi a vez de Ericsson. McLaughlin e Rosenqvist pararam na volta 57. Sato, Herta, Power e Dixon foram para a volta 62, deixando Kirkwood como lider provisório. Sato foi prejudicado pelo companheiro de equipe David Malukas, que estava parando ao sair de seu pit, bloqueando a entrada do carro do japones causando uma parada complicada pela posição que o monoposto ficou. Assim o bicampeão da indy 500 caia para 20º.
Na volta 98 Sato tocou a traseira direita de Devlin DeFrancesco na curva 1, enquanto eles duelavam mais de 17º. O toque foi o suficiente para fazer o carro de Sato tocar a parede na saída da curva 2 e deixar detritos na pista. Sato arrastou seu carro de volta ao pitlane para abandonar a prova.
Second yellow flag of the day is out at @TxMotorSpeedway.
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 20, 2022
Contact between @DevlinDeFran and @TakumaSatoRacer forced the No. 51 to the outside wall.
WATCH LIVE:
????: NBC
????: @PeacockTV - https://t.co/eI23rgMGYd
????: INDYCAR APP - https://t.co/vyuISIgHnX#INDYCAR // #XPEL375 pic.twitter.com/F2OrF8ElUA
Enquanto isso o carro Andretti do "estreante" no Texas Romain Grosjean estava fumaceando. Após a parada nos boxes a equipe verificou que não poderia reparar os danos no carro e decretou o abandono do francês. E para quem achava que a Mclaren poderia ter um dia muito melhor na Indy, começou a se decepcionar ao ver a dupla saindo da disputa pela dianteira com uma queda para 16º e 17º lugares respectivamente. Rosenqvist acabou perdendo o ponto de freada ao parar nos pits, enquanto O'Ward acertou um o mecanico de pneus da roda dianteira esquerda.
Por outro lado, a Penske estava bem, já que a equipe fez grande trabalho ao colocar o carro de Power na terceira posição após as paradas. O trio da Penske seria perseguido no reinício da prova por Dixon, Ericsson, VeeKay, Herta, o atual campeão Alex Palou seguidos pela dupla da Meyer Shank Simon Pagenaud e Castroneves.
The yellow flag is out on after @kkirkwoodracing’s daring run on the outside ends with this incident.
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 20, 2022
WATCH LIVE:
????: NBC
????: @PeacockTV - https://t.co/eI23rgMGYd
????: INDYCAR APP - https://t.co/vyuISIgHnX#INDYCAR // #XPEL375 pic.twitter.com/Cf91E8Zj4B
No entanto, no reinício da volta 114, Kirkwood se perdeu ao tentar passar po DeFrancesco na linha mais alta e menos aderente tendo ainda o complicador de pegar o ar sujo de Rahal, que fazia a mesma trajetória para passar Castroneves. O Foyt do campeão da Indy Lights bateu na parede da curva 4. Malukas, O'Ward e Kellett então aproveitaram a oportunidade para fazer suas trocas de pneus e reabastecimento durante a nova bandeira amarela enquanto O'Ward vinha para os para trocar asa dianteira que tinha sido danificada. Isso o fez perder uma volta em relação ao lider da prova.
O reinício da volta 129 correu bem por dois terços da volta. Então, quando Castroneves tentou manobra por fora do carro de Rahal, DeFrancesco foi por dentro do carro da RLL, no entanto acabou escapando e atingindo o carro de Rahal que por sua vez colheu o carro do brasileiro. Todos os três abandonaram após o forte impacto. Enquanto isso, mais um golpe atingia a Mclaren no dia: Rosenqvist teve um problema mecânico e foi obrigado abandonar a prova.
Three cars were involved in this incident on the lap 129 restart.@DevlinDeFran, @h3lio and @GrahamRahal have all gotten out of their cars.
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 20, 2022
WATCH LIVE:
????: NBC
????: @PeacockTV - https://t.co/eI23rgMGYd
????: INDYCAR APP - https://t.co/vyuISIgHnX#INDYCAR // #XPEL375 pic.twitter.com/ZS7ghyBGzs
O reinício da prova veio na volta 148, e VeeKay ultrapassou Ericsson por fora para garantir o quinto lugar. Na volta 150, McLaughlin perdeu a liderança para Newgarden, mas rapidamente a recupera.
Enquanto isso, VeeKay continuou atacando, passando por Dixon, Power e Newgarden que vinha tendo problemas de desempenho - muito por conta de economia de combustivel -fazendo o bicampeão perder a posição para Will Power. Na volta 159, VeeKay passou por McLaughlin e assumiu a liderança. Enquanto isso, Newgarden caia para sexto, ultrapassado por Dixon e Ericsson.
New leader alert! @RinusVeekay had a mega restart with this move and has now advanced to P1.
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 20, 2022
WATCH LIVE:
????: NBC
????: @PeacockTV - https://t.co/eI23rgMGYd
????: INDYCAR APP - https://t.co/vyuISIgHnX#INDYCAR // #XPEL375 pic.twitter.com/ah8BmN7DOe
Na volta 164, Power passou McLaughlin e VeeKay e assumiu a liderança, sendo que os dois ja vinham em ritmo menor para economizar combustivel, para que pudessem fazer apenas mais uma parada. McLaughlin caiu para quarto atrás de Dixon. Mais atrás, Johnson ultrapassou Palou e Ferrucci pe garantia a nona posição. Ótima prova do hexacampeão da Nascar.
A regra neste momento da prova era a economia de combustivel. Os pilotos vinham fazendo o máximo possível para terem a necessidade de mais uma parada somente para ir até o final da prova. O que se viu foi uma disputa de vácuo intensa entre os ponteiros afim de garantir a econimia necessária.
Os carros da Penske então pararam na volta 191, enquanto o líder do momento Ericsson parou na volta 194 e voltou atrás de VeeKay, McLaughlin e Newgarden. Mais atrás, Dixon perdeu força no tráfego depois de seu pitstop enquanto JJ vinha em grande ritmo atrás do neozelandes.
McLaughlin então ultrapassou VeeKay na volta 205. Newgarden e Ericsson também ultrapassaram o holandês para conquistar o segundo e terceiro lugares respectivamente. Power também ultrapassou o carro da Carpenter para conquistar a quarta posição na volta 215.
Johnson ultrapassou Pageaud pelo quinto lugar na volta 236 e estava igualando Power, que estava lutando para chegar ao final. Assim também foi Pagenaud cujas voltas caíram abaixo da marca de 200 mph, permitindo que Dixon e Palou o ultrapassasem. Dixon passou por Johnson na volta 246 e foi para o quinto lugar.
It's not over 'til it's over.
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) March 20, 2022
?@josefnewgarden overtakes teammate @smclaughlin93 on the final lap to take the checkered flag at @TXMotorSpeedway.#INDYCAR // #XPEL375 pic.twitter.com/2Tn81YblGo
Mas as atenções estavam na disputa que ocorria no pelotão da frente quando McLaughlin se viu atrás do tráfego e de repente viu Newgarden colado nele. Com mais impulso nas curvas 3 e 4, o Penske nº 2 atacou o líder e pelo lado de fora de McLaughlin, Newgarden roubou a vitória por 0,0669s.
Ericsson marcou presença no pódio ao chegar em terceiro enquanto Power segurou o impeto de Dixon e garantiu o quarto lugar da prova.
Foi a vitória de número 600 da equipe Penske, somando todas as categorias pelas quais já passou. Uma das maiores equipes de automobilismo do mundo faz história.
Compartilhe esse post: