INDYCAR – NEWGARDEN VENCE E MALUKAS BRILHA EM ST LOUIS


Josef Newgarden conquistou neste sábado à noite sua terceira vitória consecutiva no oval de Gateway, em St. Loius, quebrando uma marca que perdurava a anos: a de um piloto vencer três corridas consecutivas em uma mesma pista, feito conquistado por Sebastian Bourdais em Long Beach 2005, 2006 e 2007.


Os fãs enfrentaram uma bandeira vermelha de duas horas depois que uma chuva forte passou durante a parte final da corrida, configurando uma “corrida” sprint de 42. A paciência dos expectadores e fãs foi recompensada com um emocionante final que quase terminou com o estreante da Dale Coyne Racing, David Malukas, conquistando a primeira vitória da carreira.

Newgarden estava em segundo atrás do companheiro de equipe do Team Penske Scott McLaughlin no reinício, mas assumiu a liderança imediatamente após a bandeira verde. Nesse ponto, Malukas estava em quinto e colhendo os benefícios de uma estratégia agressiva do Coyne, com pneus mais novos do que os carros ao seu redor por ter feito uma parada logo antes da chuva começar a cair. Ele teve pouco trabalho para ultrapassar Will Power e conquistar assim o quarto lugar. Imediatamente começou a pressionar Pato O'Ward, onde conseguiu conquistar o terceiro lugar na volta 243.

Isso o deixou com 17 voltas para tentar fazer algo sobre os dois carros da Penske à sua frente, mas enquanto ele foi capaz de se aproximar muito de McLaughlin, ele não conseguiu fazer uma manobra efetiva de ultrapassagem, até a última volta ele foi para a linha alta na curva 2 e assegurou o segundo lugar. Após se desvencilhar do carro 3 da Penske, ele já estava bem na caixa de câmbio de Newgarden quando eles passaram pelo pela linha de chegada.

“Acabamos ultrapassando O'Ward e então eu vi os carros na frente e eram dois Penskes, e eu fiquei tipo, 'Oh meu Deus, são os dois líderes'”, disse ele. “Eu poderia ter conseguido passar Josef se tivesse tentado a linha alta mais cedo, mas isso foi como uma vitória para mim, uma vitória para o time.”

McLaughlin, que controlou a parte do meio da corrida e teria conquistado sua primeira vitória oval se o tempo não tivesse clareado, foi o primeiro a elogiar a jogada de Malukas.

"Isso é corrida", disse ele. “O movimento de Dave na última volta... crédito para ele. Ele é um garoto fenomenal e vai longe. Ele estava vindo e eu estava um pouco solto, então tive uma rolagem ruim nas curvas 3 e 4, então peguei a linha de dentro, ele pegou o lado de fora e ainda havia aderência lá.”

Para Newgarden, a noite representou uma quinta vitória da temporada – batendo seu recorde anterior de quatro – e a perspectiva de ir para Portland apenas três pontos atrás de Power na disputa pelo campeonato.

“Scott me levou a uma luta extrema e justa no final. Tivemos uma boa luta”, disse Newgarden. “É uma grande noite para todos no Team Penske. Só precisávamos ter uma boa relargada. Eu sabia que Scott estava em ótima forma e ele tinha um bom carro, então tentei trabalhar na pista alta. Tenho que dar crédito a ele, ele poderia facilmente ter vencido esta noite.”

McLaughlin e Newgarden disputam a liderança. Dominio dos carros da Penske marcou a prova. Divulgação

Indo para a corrida, todos sabiam que a chuva estava chegando, mas as opiniões – e por sua vez, as estratégias – estavam divididas sobre exatamente quando parar. E quando as primeiras gotas de chuva trouxeram uma bandeira vermelha na volta 218 de 260, foram as equipes de Newgarden e McLaughlin que julgaram melhor a situação. A dupla aproveitou a primeira bandeira amarela da noite na volta 148 para realizar a troca de pneus e reabastecimento, mas Power ficou de fora.

O custo de ficar de fora era fácil de ver: pneus novos e cheios superam a economia de combustível sempre. Power perdeu a liderança para uma jogada emocionante de Pato O'Ward no reinício, mas a verdadeira ameaça estava algumas posições atrás, onde Newgarden passou de quarto como se estivesse jogando um videogame no modo de trapaça e começou a construir uma lacuna que explodiu para 6,0s após 10 voltas. 

McLaughlin acompanhou sem companheiro e em situação semelhante ultrapassou os rivais e logo abriu diferença na ponta para o resto do pelotão. Newgarden ainda tinha uma vantagem de 6,0s sobre Penske #3 neste momento e uma diferença de 12s para O'Ward que vinha em terceiro, mas o neozelandês da Penske manteve firme no resto do stint e chegou a se aproximar de do líder. Essa pressão final valeu a pena quando chegou a hora da próxima parada quando Newgarden entrou nos boxes, mas encontrou Christian Lundgaard também entrando nos boxes. Josef então perdeu tempo e na volta a pista voltou atrás de McLaughlin até que a bandeira vermelha foi acionada pela chuva.

O'Ward ficou em quarto à frente de Takuma Sato, que saiu por cima de uma briga com Power logo após o reinício. Ganassi manteve todos os seus três pilotos na mesma estratégia – até uma rápida parada para pneus novos logo antes do reinício, já que eles eram os últimos dos 10 pilotos na volta da liderança e não tinham nada a perder. No final, Marcus Ericsson ficou em sétimo à frente de Scott Dixon e Alex Palou. Graham Rahal subiu de 16º no grid para completar o top 10.

Os temores pela falta de aderência para esta parte final da se mostraram equivocados e a linha alta da pista sempre estava sendo usada durante a parte final da corrida. Romain Grosjean se apoiou muito nela nas primeiras voltas enquanto batalhava para superar a penalidade de nove posições no grid que o relegou para a parte de trás do assim como para Felix Rosenqvist, que largou de trás, mas subiu 13 lugares nas primeiras sete voltas. Correr na linha alta, claro, tinha seus riscos e Jack Harvey aprendeu isso quando subiu muito na linha alta e encontrou o muro após lance com Ed Carpenter.

A Indy volta a se reunir no dia 04 de setembro para o GP de Portland.


Renato Moraes

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Renato Moraes

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