INDYCAR –POWER ABUSA DA EXPERIÊNCIA PARA VENCER EM DETROIT. HELIO ABANDONA.


A Formula Indy desembarcou pela ultima vez em Belle Isle para realizar o GP de Detroit. No próximo ano a prova será realizada no centro da cidade. Contrariando as expectativas de uma prova tumultuada, o que se viu neste domingo foi um duelo tático de pneus onde a amarela não foi protagonista em nenhum momento. Melhor para a Penske que fez uma ousada e certeira estratégia para Will Power que contou no final com uma pilotagem cerebral para vencer o ímpeto de Alexander Rossi que fez grande prova. Helinho acabou abandonando a prova por problemas elétricos.


Bandeira verde

Newgarden tem largada tranquila enquanto Sato é passado por Pagenaud. Mais atrás Helinho também parte para cima do japonês e conquista a P3. Mais atrás Dixon que era o único que largava de pneus Alternate (red/soft) dentro do TOP14 se mantinha em nono e mais atrás Rossi começava prova de recuperação.

Grahan Rahal encosta no muro e dá adeus a prova na volta 2. Enquanto isso, Alexander Rossi tinha um grande desempenho com os pneus Primery (black/hard) e virava voltas constantemente mais rápidas que todos os outros na pista. Os pneus Alternate perdiam rendimento muito rapidamente e prova disso foi Rinus Veekay que já na volta 4 parou nos boxes para troca de pneus. Voltas depois, Rossi que já era P6 para e coloca pneus Primery e volta em P22 enquanto Dixon que largara também com pneus Primery era P11.

A frente, Newgarden abria diferença para Pagenaud e Castroneves enquanto Sato tentava se aproximar do brasileiro. No entanto pouco depois de colocar pressão sobre o carro 6 da Meyer Shank, Sato começou a enfrentar problemas com os pneus Alternate e seu rendimento começou a cair. Esse momento da prova começaria a mudar o rumo das coisas.

Power que tinha largado em P16 já era P5 em um momento que os ponteiros que haviam largado com os pneus Alternate se mantinham na pista em uma estratégia que visava uma possível chuva durante a prova. Algumas gotas de fato eram vistas nas câmeras, mas em nenhum momento da prova isso se mostrou uma possibilidade real. No entanto vários pilotos se mantinham na pista com os pneus que neste momento, eram de 2 a 3 segundos mais lentos por voltas em comparação com os Alternate.

Rossi vinha tendo uma ótima atuação neste domingo. Reprodução

Helinho era um dos que perdia muito rendimento, mas a teimosia da Meyer Shank em não trazer os pilotos para os boxes para troca de pneus, fez com quem Pagenaud e Castroneves, que tinham boas chances na prova fossem jogados para o fim do pelotão. A frente Power passava por Newgarden que recebeu aviso da equipe que era para facilitar a vida de Power pois ambos estavam em estratégias diferentes na prova.

Problemas com Helinho

Volta 18 e McLaughlin escapa, mas consegue retornar a pista. Pouco depois, Helio que vinha no final do pelotão para nos boxes com problemas no volante. A equipe chegou a tentar um novo volante, mas o problema não foi resolvido. O painel do carro se apagou e com isso Helio abandonou a prova.

Dentre os que haviam largado com os pneus Primery, Kyle Kirkwood que vinha no TOP5 para na volta 24. Rossi para na volta seguinte e novamente vai para os pneus duros, enquanto a Ganassi tentou uma estratégia diferente com Dixon e Palou que partiram para esta etapa da prova com pneus macios. Power para duas voltas depois e vai novamente com pneus Primery deixando a escolha pelos pneus Alternate para a última parte da prova.

Batalha tática de pneus

Rossi começou a ter um ritmo mais rápido que Dixon e Palou e em poucas voltas a diferença entre os pilotos caiu. Rossi cadenciou duas ultrapassagens certeiras sobre os pilotos da Ganassi nas voltas seguintes, mas via Power com uma diferença de quase 40s.

Nova rodada de paradas e Rossi antecipa sua parada e coloca os pneus Primery para a parte final da prova. Pouco depois Kirkwood que vinha fazendo uma corrida muito boa até então bate e abandona a prova. Volta 49 e Power para e coloca os pneus Alternate e volta com 16s de vantagem para Rossi.

Restando 12 voltas para o final, Dixon era neste momento com os pneus Primery o mais rápido dentre o TOP3, enquanto Palou perdia rendimento e se via atrás de Newgarden e O’Ward. Power usou da experiência para conservar os pneus ao mesmo tempo que Rossi tentava impor um forte ritmo para ter chances de vitória.

Com duas voltas para o final, Rossi já estava a 3s atrás de Power e apertava cada vez mais o ritmo, porém mesmo com trafego de retardatários a frente, Power usou de sua técnica e experiência para vencer por 1s sobre Rossi que fez sua melhor corrida nos últimos tempos. Dixon chegou em P3 com Newgarden chegando em P4 e O’Ward completando o TOP5.

A vitória fez Power assumir a quarta posição do campeonato e mostra que o veterano está mais vivo do que nunca em busca do seu segundo título na categoria.

Resultado final da prova em Detroit. Reprodução

A Indy volta na próxima semana com o GP de Road America em Elkart Lake. Até lá!


Renato Moraes

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Renato Moraes

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