Marquez vence em Misano. Bagnaia cai e Quartararo é campeão!


Em uma eletrizante disputa no circuito Marco Simoncelli em Misano, Marc Marquez venceu a segunda seguida depois de ver Francesco “Pecco” Bagnaia – que ainda lutava pelo título – cair e abrir caminho para o primeiro título mundial de Fabio Quartararo na MotoGP.


 A corrida também ficou marcada pela despedida de Valentino Rossi diante de seu público. Veja a seguir como foi o GP da Emilia Romagna!

É dada a largada

Largada para o GP da Emilia Romagna. Reprodução Twitter MotoGP

Na largada Bagnaia largou mal e visivelmente Miller deu uma “segurada” para que seu companheiro se mantivesse na ponta. Aqui o australiano cometeu o primeiro erro da corrida. Enquanto isso, Miguel Oliveira passou Luca Marini que não teve um bom inicio e acabou sendo passado também por Marc Marquez e Pol Espargaró. Na seqüência Marc Marquez que vinha em ótimo ritmo passa o português da KTM pela terceira posição e parte para cima de Jack Miller que vinha “escoltando” “Peppo” Bagnaia.

Mir cai e leva Petrucci junto! Reprodução Twitter MotoGP

Johan Mir que queimou largada acabou recebendo uma punição de duas voltas longas – um tipo de punição que o piloto precisa fazer uma determinada curva em um raio mais longo o que torna a volta mais lenta – mas na seqüência o campeão de 2020 pela Suzuki acabou caindo e levando consigo o aniversariante do dia, Danilo Petrucci. Fim de prova para ambos.

Marquez enquanto isso pressionava Jack Miller que claramente vinha fazendo um jogo de equipe a fim de proteger Bagnaia. Entretanto era muito claro que o ritmo do australiano era muito melhor que o do italiano e aqui vimos uma atitude que se mostrou equivocada: o australiano com uma melhor moto deveria ter passado seu companheiro de equipe neste momento.

Jack Miller cai e abandona corrida. Reprodução Twitter MotoGP

Na quarta volta os deuses da MotoGP puniram Miller que tinha a melhor moto mas teimou em fazer jogo de equipe. O australiano caiu e abandonou a disputa deixando Bagnaia exposto aos ataques de Marc Marquez. Foi o primeiro golpe da Ducati na corrida.

Quartararo faz prova cerebral

Quartararo enquanto isso, vinha em recuperação. Ele que chegou a cair para 17º depois da largada já vinha em 11º fazendo uma corrida cerebral e sem correr riscos. O francês vinha “comboiando” o pelotão e tinha nesse momento Jorge Martin e Alex Rins a sua frente. Era uma tensão clara, pois em muitos momentos ele se viu no meio de uma arriscada luta por posições, mas claramente mantinha uma postura mais conservadora e aproveita mais as brechas dadas pelos pilotos à frente para ir ganhando posições.

Frances vinha fazendo uma prova consciente. Reprodução Twitter MotoGP

Enquanto isso com 18 voltas para o fim, Nakagami caia, mas conseguia voltar enquanto Alex Marquez abandonava por problemas em sua moto. Duas voltas depois era a vez de Jorge Martin cair e gerar uma preocupação momentânea, pois o piloto sentiu a queda. Porém logo depois foi visto chegando aos boxes em boas condições.

Marquez vinha sempre muito próximo a Bagnaia. Reprodução Twitter MotoGP

Voltando para a emoção da corrida, Marquez vinha pressionando Bagnaia que conseguia mesmo com tamanha pressão do hepta campeão ficar a frente. Enquanto isso mais atrás, Quartararo vinha fazendo uma excelente prova de recuperação. O francês da Yamaha passou seu companheiro Franco Morbidelli que ainda sente dores pela queda sofrida na França e também Luca Marini para garantir a sétima colocação. Logo depois em boa disputa com Alex Rins, consegue ultrapassar o espanhol da Suzuki para garantir a sexta colocação.

Já na parte final da prova, Bagnaia que aparentemente tinha feito uma escolha de pneus melhor que Marquez começou a ter um desempenho melhor e começou a abrir distancia para o #93 da Honda. Porém a pá de cal veio na volta a seguir.

Bagnaia cai e dá adeus ao título!

Forte queda de Bagnaia. Adeus ao título! Reprodução Twitter MotoGP

Bagnaia que vinha fazendo uma excelente prova e tinha suportado toda a pressão de Marquez caiu com sua Ducati. O desastre da Ducati que tinha feito dobradinha na qualificação estava completo. Ali, o italiano dava adeus ao título que estava difícil, dada a excelente prova de recuperação que Quartararo vinha fazendo, mas ainda lhe restava chances, pois a pontuação que separava ele do francês era de 36 pontos com 50 possíveis na próxima etapa. Foi o fim da corrida e o adeus as chances de título ao piloto da casa de Borgo Panigale.

Quartararo voltas antes ultrapassou Aleix Espargaro agora vinha em quarto e com o título já estava assegurado. O piloto começou a corrida com 52 pontos de vantagem para Bagnaia e mesmo que abandonasse a prova neste momento seria campeão. O frances da Yamaha era seguido nesse momento por outro piloto que vinha fazendo uma prova de recuperação. Enea Bastianini estava muito próximo de Quartararo e depois do abandono de Miguel Oliveira via a possibilidade de pódio.

Marquez vence e Quartararo é campeão de 2021!

Que pose! Marquez vence em Misano. Reprodução Twitter MotoGP

Ultima volta e Marquez tinha enorme vantagem para Espargaro – 8 segundos – que tinha uma grande vantagem também para Quartararo que era seguido de muito perto por Ena Bastianini. Marquez que fez uma prova muito forte, mas não tinha a melhor moto – dada a escolha de pneus – aproveitou o abandono de Bagnaia e venceu a segunda corrida seguida, a terceira no ano trazendo consigo o companheiro de equipe que deu a Honda a primeira dobradinha desde 2019. Bastianini tratou de aproveitar a grande chance que tinha e passou o #20 da Yamaha rumo ao primeiro pódio na MotoGP.

Quartararo se emociona com o primeiro título! Reprodução Twitter MotoGP

Quartararo fez muito mais que o necessário chegando na quarta colocação e assim garantiu com antecedência o título de 2021 da MotoGP, o primeiro título na classe rainha de um piloto francês, o primeiro da Yamaha desde 2015.

Classificação final da prova deste domingo. Reprodução Twitter MotoGP

Classificação do campeonato mundial da MotoGP. Reprodução Twitter MotoGP

A MotoGP volta a ação no dia 07 de novembro com GP do Algarve. Até lá!


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
MotoGP
Yamaha
Quartararo
Marquez
Planeta Velocidade
Bagnaia