MOTOGP - BAGNAIA VENCE MAS QUARTARARO RESPIRA NA LUTA PELO TÍTULO


Francesco Bagnaia, da Ducati, colocou uma mão no título de MotoGP de 2022 com a vitória em um tenso Grande Prêmio da Malásia, mas Fabio Quartararo terminou em terceiro para manter suas esperanças vivas. Bagnaia precisava superar Quartararo por 11 pontos para garantir o campeonato mundial em Sepang, mas Quartararo se recuperou de 12º para terceiro para manter a porta entreaberta para definir apenas o quinto título decisivo da temporada na era da MotoGP.


Jorge Martin fez uma largada dominante com Pramac Ducati, enquanto Bagnaia passou de nono para segundo na primeira curva, e mais atrás Quartararo tentava acompanhar indo para a sexta posição. Martin teve um refresco inicial ao aumentar a vantagem para mais de um segundo, enquanto Bagnaia tinha Enea Bastianini da Gresini Ducati no encalço.

Quartararo – com uma fratura no dedo da mão esquerda após um acidente no TL4 – rapidamente ultrapassou o companheiro de equipe da Yamaha, Franco Morbidelli, em quinto na primeira volta, com o italiano caindo posições depois de cumprir duas penalidades de volta longa por um impedimento no TL3.

Marc Márquez da Honda era quarto no final da primeira volta, mas seu ritmo não foi forte o suficiente para se manter próximo aos ponteiros caiu nas garras de Quartararo.

Quartararo tentou passar Márquez na última curva quando o piloto da Honda escapou, mas conquistou a posição de volta após uma grande recuperação sobre o campeão de 2021. Márquez abriu novamente na curva 1 no início da volta cinco, no entanto, permitindo que Quartararo o ultrapassasse, já que Márquez teve que voltar sua atenção para afastar as Suzukis de Joan Mir e Alex Rins.

Na sétima volta, Bagnaia foi promovido à liderança quando Martin caiu na curva 5, com Bastianini perto de eliminar o piloto de fábrica da Ducati na curva 14 na mesma volta. Bastianini ultrapassaria Bagnaia pela liderança em um sinal claro de que não foram emitidas ordens de fábrica da Ducati para o homem da Gresini, o italiano passando seu futuro companheiro de equipe na curva 4 na volta 11 de 20. Bagnaia cometeu um erro ao perseguir Bastianini na volta 14, abrindo um pouco na curva 7, mas recuperou a liderança na última curva.

Com Quartararo em terceiro, Bagnaia tinha apenas 23 pontos de vantagem no campeonato e precisava de Marco Bezzecchi , da VR46 Ducati, para entrar na briga. Bezzecchi ultrapassou a dupla Suzuki e Márquez a meia distância e fechou a um segundo de Quartararo. Essa diferença chegaria a quatro décimos, mas na volta 16 Quartararo se afastou um segundo de vantagem novamente e continuou a se afastar quando começou a se aproximar da dupla líder.

Bastianini continuou a perseguir Bagnaia nas últimas voltas e chegou perto do contato na última volta, quando ultrapassou o piloto de fábrica da Ducati por fora na curva 9. Bagnaia se manteve firme, no entanto, e chegou à bandeira quadriculada 0,270s à frente de Bastianini para sua sétima – e mais crucial – vitória da temporada 2022.

Quartararo lutou muito para se manter vivo na disputa pelo título. Divulgação

Quartararo completou o pódio pela primeira vez desde a Áustria para garantir que a batalha do campeonato vá até a rodada final em Valência em duas semanas, embora com uma oportunidade muito pequena de conquistar um segundo título. Bezzecchi ficou em quarto, 6,4s à frente de Rins, quando seu companheiro de equipe na Suzuki, Mir, caiu no final e terminou em 19º depois de voltar.

Jack Miller teve uma péssima largada de 14º no grid, com o piloto de fábrica da Ducati caindo fora do top 20. Mas o australiano conseguiu se recuperar para passar Márquez no final para sexto. Brad Binder está a 2,5s de Márquez com a sua KTM à frente de Johann Zarco da Pramac e Aleix Espargaró da Aprilia, cujas esperanças de título chegaram ao fim juntamente com Bastianini.

Classificação do GP da Malasia. Divulgação

Classificação do campeonato de pilotos. Divulgação


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
motogp
malaysiangp
sepang
ducaticorse
yamaha
honda
peccobagnaia
fabioquartararo