MOTOGP - ENEA BASTIANINI QUEBRA REINADO DE MÁRQUEZ E VENCE EM AUSTIN


A MotoGP chegou ao Circuito das Américas para o GP dos Estados Unidos. A pista que vinha sendo dominada por Marc Marquéz viu neste final de semana uma Ducati supreendente, colocando nas 5 primeiras poisções seus pilotos fabrica e das equipes satélite. As Suzuki conseguiram marcar um TOP graças ao seu baixo consumo de pneus. Mas a vedete da prova foi Marc Marquez que largou de nono, caiu para ultimo e ainda assim terminou na 6ª posição.


É dada a largada!

Na largada, Marc Márquez enfrenta problemas na sua moto e cai para P22, enquanto no TOP5 as Ducatis se mantém firmes!

Ao longo da volta, Marquez  assume a P18 enquanto mais a frente, pelas primeiras posições a briga por posições continua entre Jack Miller e Jorge Martim. Márquezvinha em um bom ritmo de recuperação ariscando muito já assumindo P13 na quinta volta.

Quartararo enquanto isso, vinha perdendo ritmo e era ultrapassado pelas duas Suzuki. Na volta seguinte a ultrapassagem sobre o campeão de 2021, Rins parte para cima das Ducatis que neste momento estavam nas 4 primeiras posições da prova. 

Sétima volta e Márquez assumia a P10 enquanto mais a frente, Rins finalmente superava Zarco após algumas voltas de disputa e assumia a P4. No pelotão da frente, Bastianini começava a pressionar Martin pela P2! Na disputa Bastianini consegue passar por Martin que acaba "espalhando" um pouco mais na defesa de posição e viu Rins - que se aproximou muito com a disputa - aproveitar o erro e conquistar a P3. 

Na volta 12 volta Márquez fazia a volta mais rápida e vinha com um ritmo muito forte, inclusive tirando a diferença que tinha de sua posição até o líder que era Jack Miller. Mas voltando a sua posição atual, ele pressionava e muito Fabio Quartararo. Após uma 13ª volta onde Marquez fez novamente a melhor tempo da prova, o espanhol consegue passar o francês da Yamaha na curva 12 e assumiu a P7 nesse momento.

Enquanto isso, Enea Bastianini tem uma moto muito equilibrada para esta fase final de prova e parte para cima de Jack Miller que tem problemas de desgaste de pneus. O embate entre ambos era ferrenho, a Ducati de 2021 que Bastianini usa é muito boa e mesmo com uma moto atual e com suporte direto de fábrica, Miller não foi capaz de segurar o ímpeto de Bastianini que conquista a primeira posição.

Intensa disputa entre os campeões pela sexta posição marcou final da prova. Divulgação MotoGP

As duas últimas voltas Quartararo e Márquez brigam pela 6 posição de forma ferrenha com o hexacampeão tendo uma exuberante mostra de defesa. Mesmo com todo o empenho de Quartararo, Marquez se manteve na sexta posição.

Já Alex Rins se aproximava de Miller pela disputa da segunda posição mas Miller foi capaz de suportar a pressão do piloto da Suzuki e terminar a prova em segundo. Enea Bastianini venceu a segunda prova em 2022 e se consolidou na liderança do campeonato após uma exibiação de gala onde mostrou todo o seu "poder de fogo" na categoria.

Marc Marquez foi o destaque, uma prova de recuperação irrepreesível do espanhol que teve um duelo de campeões de tirar o chapeu com Quartararo no final da prova.     

Classificação final do GP das Americas. Divulgação MotoGP

Classificação do campeonato após a prova nos EUA. Divulgação MotoGP 


Enzo Gerigk

Autor

Enzo Gerigk

TAGS:
motogp
motovelocidade
americasgp
gp500
ducati
gresini
marcmarquez
honda