MOTOGP – QUARTARATO DOMINA PROVA MARCADA POR ERRO DE ESPARGARÓ


Com um domínio absoluto, Fabio Quartararo não deu chances para nenhum adversário e venceu com ampla margem de vantagem a corrida deste domingo. A prova ainda foi marcada por um fortíssimo acidente envolvendo Pecco Bagnaia, Alex Rins e Takaki Nakagami já na primeira curva e também por um grande erro de Aleix Espargaró que custou o segundo lugar na prova.


Grande acidente na primeira curva

Espargaró que largou na pole deu grande salto e manteve a primeira posição, mas Quartararo também teve grande largada e na curva 1 assume a primeira posição. Mais atrás, Nakagami em disputa por posições acaba escorregando, em “colhe” Bagnaia e Rins em um pavoroso acidente. O japonês bate com o capacete na roda traseira da Ducati e a viseira chegou a ser arrancada. Rins que também foi “colhido” sofre um forte tombo de costas e foi encaminhado para o hopital onde posteriormente foi detectada uma fratura em seu braço.

Ainda no complemento da primeira volta, Stefan Bradl que substituía Marc Marquez também sofre queda e abandona a disputa prematuramente.

Quartararo em ritmo alucinante

Quartararo impõe um forte ritmo desde o início, algo que o piloto esperava conquistar já após a largada. O ritmo de reta da sua Yamaha não era o melhor na grande reta de Barcelona, mas o equilíbrio da moto nas curvas seletivas era o grande diferencial. Espargaró que vinha sofrendo grande pressão de Jorge Martin com a Ducati da Gresini perde a segunda posição para o piloto da Pramac. Enquanto isso mais a Mir passava por Marini e assumia a P5 após largar da P17. Grande desempenho do campeão de 2020 na pista catalã.

Volta 5 e Marco Bezzechi sofre queda e abandona a disputa. Mais atrás, a disputa entre o P7 colocado Enea Bastianini e o P10 Miguel Oliveira era forte. Nesse momento a primeira Honda na classificação da prova era Pol Espargaró que vinha em P11. Pouco depois, o 3º colocado até então no campeonato, Enea Bastianini que vinha em intensa disputa com Maverick Vinales cai e dá adeus a prova. Pouco depois Fabio Di Giannantonio também cai e decreta fim de corrida para a Gresini Ducati.

Aleix Espargaró começa a ter melhora no rendimento na sua moto e recupera a segunda posição sobre Jorge Martin que começou a ter Johan Zarco no seu encalço em busca de uma posição no pódio. Mais atrás as KTM’s protagonizavam uma intensa disputa. Miguel Oliveira tentou atrasar um pouco a freada da curva 1 para tentar ganhar a posição sobre Brad Binder, mas acabou escapando e voltando atrás do companheiro de equipe novamente. A partir daí não teve mais o mesmo rendimento.

Briga por uma posição no pódio

Quartararo fazia uma corrida a parte, não dava chances a ninguém. No entanto mais atrás, Espargaró, Martin e Zarco vinham muito próximos e com chances reais de pódio. Johan Mir vinha a 3 segundos desse grupo e era carta fora do baralho nesta disputa. O piloto da Suzuki tinha que se preocupar nesse momento em segurar o ímpeto de Luca Marini.

Volta 16 e Martin passou por Espargaró mas assim como vinha ocorrendo até então, a disputa pela segunda posição estava totalmente aberta até então. Zarco sempre vinha próximo, mas não parecia ter folego para alcançar a P2. Volta 21 e Espargaró novamente passou por Martin e vinha suportando a pressão do piloto da Pramac e tudo parecia dar a entender que a surpreendente Aprilia mais uma vez teria um grande resultado em Barcelona.

Espargaró comete grande erro!

Espargaró vinha com ritmo para segurar a importante P2. No entanto o piloto da Aprilia é filmado batendo no tanque da sua moto e acenando para o público presente. Aparentemente parece ser um problema em sua moto, mas na sequencia ele volta a disputa e sua moto tem desempenho normal. Só aí a ficha caiu, quando a equipe é filmada em desespero! O piloto pensou que a corrida tinha acabado quando faltava ainda uma volta para o fim da prova! Ele perdeu posições para Martin, Zarco e Mir chegando em P5 a frente de Luca Marini. Um erro bisonho que custou importantes pontos para o campeonato além da posição no pódio.

Quartararo que nem sabia desse “circo” mais atrás, venceu a prova com mais de 6 segundos de vantagem sobre Jorge Martin com Johan Zarco chegando na P3.

Classificação final do GP da Catalunia. Divulgação

Classificação do campeonato após a prova na Espanha. Divulgação


Renato Moraes

Autor

Renato Moraes

TAGS:
motogp
motovelocidade
catalangp
yamaha
aprilia
ducati
honda
ktm
suzuki
eldiablo
fabioquartararo