ENDURANCE - O NASCAR QUE DEU SHOW EM LE MANS


Ninguém nunca ousou duvidar que a Nascar é um dos campeonato do mais alto nível que existe no mundo, onde seus carros, pilotos e times, estão entre o que há de melhor no automobilismo mundial, porém, levar um carro para as 24 Horas de Le Mans e sair de lá por cima não é uma tarefa das mais fáceis, mesmo para um campeonato como este.


Mas, em 2023 o programa Garage 56 ousou e levou um carro da categoria de stock cars norte-americana para a pista de La Sarthe e resultado não poderia ser o melhor – muito pelo contrário, o carro concluiu a prova e com méritos!

Esta não foi a primeira vez que um carro da tradicional categoria norte-americana esteve em La Sarthe – este em outras duas ocasiões (a ultima foi em 1976), mas de longe, esta foi a melhor de todas, seguramente!

É bem verdade que a organização do evento temia que o Chevrolet Camaro ZL1 Next Gen operado pela Hendrick Motorsport fosse um carro lento e pudesse gerar algum tipo de desilusão para todas as partes envolvidas, mas muito diferente disto, o possante V8 da terra do Tio San foi muito além do esperado, andando no mesmo nível dos carros da classe LMGTE Am, tendo inclusive se classificado para a corrida com um tempo melhor que os GTs do campeonato.

Porém nem tudo são flores e Le Mans tem sempre um preço caro a ser cobrado para os seus competidores e este custo veio com a quebra da transmissão do pony car envenenado, que lhe custou mais de uma hora parado na garagem para reparo, mas que não o impediu de completar gloriosamente a prova na 39ª posição – aos olhos de alguns pode ser pouco, mas trata-se de um feito épico, que coroa meses de trabalho árduo na preparação do veículo, que competiu no mais alto nível, celebrando com satisfação os 100 anos desta icônica prova do automobilismo mundial.

“Estou orgulhoso do nosso esporte. Não queríamos que esta aventura fosse um fracasso. Esta era a minha única preocupação. Desde o início, com o Chad [Knaus] e o Greg [Ives], fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para garantir que a participação fosse um sucesso. As nossas equipes da Nascar podem participar em qualquer tipo de corrida - elas possuem o talento, os engenheiros certos e pessoal qualificado suficiente para fazer o que quiserem”, disse Rick Hendrick, proprietário da Hendrick Motorsports ao final da corrida.

Em resumo, o que vimos em La Sarthe no final de semana que se passou foi a simbiose completa de uma prova da Nascar com as corridas de endurance, onde em cada pitstop era possível ver o jeitão norte-americano de fazer corrida, além do clássico rondo do V8 zuncando na pista, porém, correndo em alto nível durante as massacrantes 24 horas de corridas.

Sem dúvida um feito para ficar na história do automobilismo mundial!

Conteúdo Motorsport. Automobilismo com conteúdo!

Foto: Reprodução (Twitter Garage 56)


Márcio de Luca

Autor

Márcio de Luca

TAGS:
wec
endurance
nascar
nextgen
chevrolet
camaro
zl1
hendrick
hendrickmotorsport
lm24
lemans24
24hlemans
historicday