NASCAR: AUSTIN CINDRIC VENCE DAYTONA 500


A Nascar finalmente começou a temporada de forma oficial com a realização da 64° edição da Daytona 500. A prova de 2022 foi vencida por Austin Cindric que faz pela primeira vez uma temporada completa na categoria. Cindric bateu Bubba Wallace no final por apenas 0,036 milésimos de vantagem, sendo essa a terceira menor diferença entre o primeiro e o segundo colocados na história da Daytona 500. Como sempre a prova foi muito disputada, com direito a “mini” big one, capotagem, uma chegada eletrizante e um total de 13 líderes diferentes.


SEGMENTO 1

O primeiro segmento foi muito disputado, com várias trocas de posições entre os líderes, alternando a ponta de volta a volta. A primeira rodada nos pits foi em bandeira verde, Jacques Villeneuve (Team Hezberg) repetiu o feito de Denny Hamlin (Joe Gibbs Racing) no Duels e acabou rodando na entrada dos pits! Logo após o complemento das paradas veio a primeira amarela. Kaz Grala (The Money Team Racing) acabou perdendo uma roda provocando a primeira bandeira amarela.

Na mesma volta Chase Briscoe (Stewart-Haas Racing) acabou rodando. Após a verde a prova seguiu muito movimentada, sendo interrompida novamente com uma amarela após o pneu do carro de Chris Buescher (RFK Racing) destalonar por inteiro. A prova reiniciou e seguia em verde até o final do estágio, mas, faltando 3 voltas para o encerramento do primeiro segmento aconteceu o primeiro grande acidente da prova.

Harrison Burton (Wood Brothers Racing) acabou decolando após ser tocado por Brad Keselowski (RFK Racing) o acidente envolveu ao todo 8 carros. Entre eles Denny Hamlin que era um dos favoritos para conquistar mais uma vitória na Daytona 500. Além de tirar da prova William Byron e Alex Bowman, ambos pilotos da Hendricks Motorsport. Com isso o segmento terminou em amarela e a vitória foi de Martin Truex Jr (Joe Gibbs Racing)

SEGMENTO 2

Diferente do segmento anterior, o estágio 2 foi calmo, sendo praticamente todo corrido em fila indiana. Nas últimas voltas Kyle Larson (Hendrick Motorsport) assumiu a ponta sobre Brad Keselowski. Larson se manteve na ponta por poucos instantes já que logo após foi superado por Brad.

O novo carro não decepcionou nas disputas de vácuo durante a prova. Reprodução Twitter Nascar

Na volta final Keselowski ainda era líder, mas perdeu tempo ao tentar ultrapassar um retardatário e com isso quem assumiu a liderança foi Joey Logano (Team Penske) com Martin Truex Jr vindo logo atrás. Na curva final, Truex saiu do vácuo de Logano e venceu o segundo segmento por um para-choque de vantagem.

SEGMENTO 3

Assim como o segmento anterior, boa parte dele ocorreu em fila indiana, estilo siga o líder. O líder em questão era Brad Keselowski que vinha andando muito bem durante todo o final de semana.

Faltando 49 voltas mais um acidente na prova, Tyler Reddick (Richard Childress Racing) acabou perdendo a traseira do carro na saída da última curva rodou e acabou levando com ele alguns dos favoritos à vitória. Joey Logano, Martin Truex Jr. Além de Kurt Busch (23XI Racing) que também acabou envolvido na confusão.

Relargada faltando 40 voltas para o final com Austin Cindric (Team Penske) e Bubba Wallace (23XI Racing). Diferente de antes da bandeira amarela, as disputas após a relargada foram em duas filas paralelas, um grupo de 18 carros formaram um pelotão mais agrupado, Cindric liderando a fila de baixo sendo empurrado pelo seu companheiro de equipe Ryan Blaney e na fila de cima Bubba sendo empurrado por Kyle Busch que já tinha se envolvido no acidente do final do primeiro estágio.

As disputas seguiram intensas, faltando 24 voltas, Kyle Busch e Bubba desceram para a fila de baixo entrando à frente de Cindric, deixando caminho livre para Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty Racing) com Chris Buescher empurrando Stenhouse liderando a fila de cima. O ritmo dos pilotos que vinham na fila mais próxima do muro tinha um maior rendimento, o que provocou novamente a formação de uma fila indiana com Stenhouse puxando o pelotão.

Faltando 10 voltas mais um acidente, o atual campeão Kyle Larson tocou com muita força a traseira do Ford Mustang #4 de Kevin Harvick (Stewart-Haas Racing) que foi ao muro, Kyle Larson, Kevin Harvick, Noah Gragson (Beard Motorsport), Chase Elliott (Hendrick Motorsport), Todd Gilliland (Front Row Motorsport) e Eric Jones (Petty GMS Motorsport) foram os envolvidos. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha por alguns minutos para a limpeza da pista.

A relargada foi dada faltando apenas 6 voltas para o final com Cindric liderando a fila de cima com Chris Buscher liderando a fila de cima, antes mesmo do complemento da volta, Stenhouse foi tocado por Brad e acabou rodando, acertou o muro e foi abalroado por Chris Buescher. Eliminando os dois da disputa pela vitória nas 500 milhas de Daytona, Bubba Wallace acabou sendo tocado por Stenhouse e sofreu uma grande avaria na lateral de seu carro, mas mesmo assim se manteve na disputa.

A corrida entrou na prorrogação, a verde foi acionada novamente faltando apenas 2 voltas para o encerramento da prova. Austin Cindric e Ryan Blaney formaram a primeira fila de carros da Penske, atrás vinha Brad Keselowski e Bubba Wallace na segunda fila. Cindric largou muito bem e pulou na frente de Blaney, com isso deixou Brad Keselowski liderando a fila de cima. Mas a dupla da Penske fez um belo trabalho se defendendo.

Na saída da última curva Blaney tentou ultrapassar Cindric por fora, mas Cindric se defendeu muito bem, ambos até chegaram a se tocar, mas quem levou a melhor foi Austin Cindric que venceu por 0.036 milésimos de vantagem sobre Bubba Wallace que conseguiu ultrapassar Blaney que foi ao muro a poucos metros da chegada.

Foi pra galera! Cindric vence Daytona 500 em grande estilo! Reprodução Twitter Penske

Resultado final Daytona 500

1 - Austin Cindric
2 - Bubba Wallace
3 - Chase Briscoe
4 - Ryan Blaney
5 - Aric Almirola
6 - Kyle Busch
7 - Michael McDowell
8 - David Ragan
9 - Brad Keselowski
10 - Chase Elliott
11 - Ty Dillon
12 - Daniel Hemric
13 - Martin Truex Jr
14 - Corey LaJoie
15 - Landon Cassill
16 - Chris Buescher
17 - Codi Ware
18 - Daniel Suárez
19 - Kurt Busch
20 - Cole Custer
21 - Joey Logano
22 - Jacques Villeneuve
23 - Justin Haley
24 - Alex Bowman
25 - Austin Dillon
26 - Kaz Grala
27 - B. J. McLeod
28 - Ricky Stenhouse Jr.
29 - Eric Jones
30 - Kevin Harvick
31 - Noah Gragson
32 - Kyle Larson
33 - Toddy Gilliland
34 - Christopher Bell
35 - Tyler Reddick
36 - Greg Biffle
37 - Denny Hamlin
38 - William Byron
39 - Harrison Burto
40 - Ross Chastain


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
nascar
nascarcup
nascarcupseries
daytona
daytona500
teampenske
penske
austincindric