A etapa de Martinsville fechou o "round" 8 dos Playoffs 2021 da Nascar Cup Series. Na disputa ainda restavam 3 vagas para a final, com 7 pilotos na disputa.
A vida dos semifinalistas não foi nada fácil. Muitos problemas ocorreram ao longo das 500 voltas e alteravam a todo o momento a tabela de classificação. Desde punições na inspeção pré-corrida até toques e batidas marcaram a disputa pelas vagas restantes. Kyle Larson que havia conquistado a vitória nas duas etapas anteriores era o único classificado para a final. Mas isso não o poupou de problemas durante a corrida.
SEGMENTO 1
It's time to settle it.
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
Championship legacies will be built today at @MartinsvilleSwy!
????: NBC ????: https://t.co/r61CT6B6jq pic.twitter.com/C9LOUneZDw
Largada para a etapa de Martinsville. Reprodução Twitter
Largada tranquila para Kyle Larson (Hendrick Motorsport) que pulou na frente. Já Denny Hamlin (Joe Gibbs Racing) que sairia em terceiro foi punido na vistoria pré-prova e acabou partindo de último, sendo obrigado a fazer uma prova de recuperação, uma vez que esse resultado o colocava na zona de eliminação. Chase Elliott (Hendrick Motorsport) manteve a segunda posição na largada e seguiu por ali até a volta 56 quando enfim, assumiu a ponta.
E por lá se manteve até que na volta 60 a primeira bandeira amarela – amarela de competição – da prova foi acionada. Todos os pilotos foram para a primeira troca de pneus da prova e na ânsia de ganhar mais terreno, Denny Hamlin foi punido por excesso de velocidade e voltou novamente para o fim do pelotão.
A primeira amarela por incidente veio poucas voltas após a relargada. Kurt Busch (Chip Ganassi Racing) rodou e foi acertado por Michael Mcdowell (Front Row Motorsports).
Voltas depois a verde foi novamente acionada e o líder Kyle Larson com Chase Elliott em segundo e Martin Truex em terceiro. A inversão entre os líderes aconteceu faltando 48 voltas. Quando Elliott assumiu a ponta da corrida.
Ryan Blaney (Team Penske) outro semifinalista acabou passando por um pequeno susto ainda no segmento 1. O piloto da Penske acabou recebendo um toque de Austin Dillon (Richard Childress Racing) o que acabou danificando a traseira do carro #12 da Penske que veio a perder rendimento e posições na pista. O segmento seguiu tranquilo até o final e o vencedor foi Elliott com Larson na segunda posição.
SEGMENTO 2
Starting on the outside?
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
No problem for @chaseelliott!
He takes over the lead again in the #Xfinity500! pic.twitter.com/5rRNbSddUp
Elliot se mantém a frente. Reprodução Twitter
O segmento já começou com uma punição para Kyle Larson por excesso de velocidade nos pits. A relargada foi com Elliott e Truex na primeira fila, com Kyle Busch (Joe Gibbs Racing) na terceira posição. Em quarto William Byron era o primeiro não semifinalista entre os líderes da prova.
Elliott largou bem e ficou na ponta até a bandeira amarela provocada por Austin Dillon. A relargada veio na volta 204 e Truex assumiu a ponta, mas ainda na mesma volta Elliott que largou por fora reassumiu a ponta. Larson que havia largado no final do pelotão no início do segmento já estava figurando no top 10 após boa recuperação, assim como Hamlin que também largou do final e estava entre o top 10 novamente.
.@austindillon3 drills the Turn 2 wall and brings out the caution in the #Xfinity500. pic.twitter.com/2uVvoLWqDd
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
A escapada de Dillon. Reprodução Twitter
Ao final do segmento 2 o vencedor foi Chase Elliott, com Alex Bowman em segundo e em terceiro William Byron os três primeiros da equipe Hendrick Motorsport. Com essa vitória no segmento 2 de Chase Elliott, ele garantiu a vaga para a final.
SEGMENTO 3
.@dennyhamlin can't get the power down on the restart! pic.twitter.com/eN9OeAiyFw
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
Hamlim largou muito mal para o terceiro segmento. Reprodução Twitter
O segmento começou complicado, desta vez para Kyle Busch. “Buschinho” foi punido no pit por excesso de velocidade e teve que largar do final do grid, enquanto o já classificado Elliot largou na ponta seguido de perto o Alex Bowman e Denny Hamlin – que após a recuperação sofrida pelas duas punições anteriores já estava entre o top 3. Hamlin que vinha com bom ritmo logo passou por Bowman e assim assumia a vice-liderança. Mas assim como Hamlin, a Hendrick também tinha um ótimo acerto para seus carros e novamente o trio vencedor do segmento anterior estava na ponta da corrida, com Hamlin em quarto.
NEW LEADER: @dennyhamlin leads at @MartinsvilleSwy!#Xfinity500 | https://t.co/r61CT6B6jq pic.twitter.com/QEAO0XWCdv
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
Hamlin tinha um excelente ritmo e chegou a liderar a prova! Reprodução Twitter
Faltando 198 voltas para o término da prova, mais uma bandeira amarela. A relargada veio logo na sequencia, faltando pouco mais de 182 giros para o fim. Elliott largou bem e pulou na ponta enquanto Hamlin teve dificuldades para tracionar e caiu de segundo para quarto, mas logo em seguida já recuperou a terceira posição de Truex. Quando novamente a amarela foi acionada após um estouro de pneu do carro #00.
Elliot novamente saiu na frente enquanto Bowman, segundo, era muito atacado por Hamlin. Assim como a prova da Xfinity, a Cup começou a ficar “amarrada” com uma sequência de bandeiras amarelas. Dessa vez um toque entre Ross Chastain e Ryan Newman provocou a oitava amarela da prova. Com isso os líderes partiram para nova troca de pneus e reabastecimento.
Entre os pilotos que pararam, Elliott saiu na frente com Bowman em segundo e Truex em terceiro. Porém nem todos os pilotos foram para o pit. Logano, que necessitava da vitória, ficou na pista e assumiu a ponta. Mesmo com pneus mais usados, o piloto do #22 da Penske manteve a liderança da prova, mas era muito pressionado por Chase Elliott. Faltando 150 voltas, Logano não resistiu ao ataque de Elliott e foi superado pelo piloto da Hendrick. Logano que optou por se manter na pista, logo foi superado por vários pilotos, caindo para sexta posição.
Quando a nona bandeira amarela apareceu. Cole Custer rodou e obrigou a entrada do safety car. A relargada então ocorreu na volta 363 com Chase Elliott líder, Bowman em segundo e Truex em terceiro. Truex estava tendo sofrendo com problemas de superaquecimento em seu Toyota Camry #19. Daniel Suarez que não havia feito nada muito relevante durante a prova apareceu para causar a décima bandeira amarela da prova. Com isso mais uma romaria aos boxes.
Keselowski drives in too deep and spins the No. 9!@keselowski | @chaseelliott pic.twitter.com/lwznOg8mQu
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
Toque entre Kaselowski e Elliot. Reprodução Twitter
Após as paradas, Truex, Elliott e Hamlin eram os três primeiros daqueles que pararam. Kyle Larson novamente foi punido por excesso de velocidade no pit lane e foi obrigado a largar do final mais uma vez. A primeira fila para a relargada contava com Austin Dillon a frente, mas não resistiu muito tempo e logo perdeu a posição para Truex que estava com pneus novos. Pela primeira vez na disputa os líderes agora eram carros da Joe Gibbs Racing – Truex Jr e Denny Hamlin – enquanto Elliott vinha em terceiro. Hamlin assumiu a liderança faltando 110 voltas e seguiu com tranquilidade na ponta até 67 voltas para o final. Porém uma nova bandeira amarela provocada por Austin Dillon reservou muita emoção para o final da prova.
O final da prova prometia fortes emoções! Truex que já havia sofrido problemas de superaquecimento acabou tocando o muro e complicou um pouco a sua situação ficando na zona de eliminação naquele momento.
HARD INTO THE WALL!@MartinTruex_Jr is seeing his #Championship4 buffer disappear! pic.twitter.com/RRtAeliZbC
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
Truex bate e coloca sua classificação em risco! Reprodução Twitter
Na penúltima relargada da prova, Hamlin manteve a liderança, mas pressionado por Bowman. Até que faltando 5 voltas, o toque entre os pilotos aconteceu! Pior para Hamlin que foi ao muro. Na prorrogação Bowman relargou em primeiro e foi assim até o final. Cruzando a linha de chegada em primeiro, com Kyle Busch em segundo e Brad Keselowski em terceiro. Martin Truex Jr chegou na quarta posição e garantiu os pontos necessários para retornar a zona de classificação.
???? pic.twitter.com/pNSBadXcsi
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
Toque entre Bowman e Hamlin decidiu a prova. Reprodução Twitter
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 ALEX BOWMAN
2 KYLE BUSCH
3 BRAD KESELOWSKI
4 MARTIN TRUEX JR
5 WILLIAM BYRON
6 ARIC ALMIROLA
7 KURT BUSCH
8 ERIK JONES
9 CHRIS BUESCHER
10 JOEY LOGANO
11 RYAN BLANEY
12 KEVIN HARVICK
13 AUSTIN DILLON
14 KYLE LARSON
15 MATT DIBENEDETTO
16 CHASE ELLIOTT
17 CHRISTOPHER BELL
18 TYLER REDDICK
19 RICKY STENHOUSE JR
20 ANTHONY ALFREDO
21 COREY LAJOIE
22 CHASE BRISCOE
23 COLE CUSTER
24 DENNY HAMLIN
25 BUBBA WALLACE
26 MICHAEL MCDOWELL
27 ROSS CHASTAIN
28 DANIEL SUAREZ
29 BJ MCLEOD
30 CODY WARE
31 JUSTIN HALEY
32 RYAN NEWMAN
33 GARRETT SMITHLEY
34 QUIN HOUFF
35 JOSH BILICKI
36 RYAN PREECE
37 TIMMY HILL
38 JOEY GASE
THE FRUSTRATIONS ARE OVERFLOWING pic.twitter.com/aAnHAhj37o
— NASCAR (@NASCAR) October 31, 2021
No final teve "encarada" entre os pilotos! Reprodução Twitter
Ao término de mais uma confusa prova em Martinsville. Os eliminados foram Kyle Busch, Brad Keselowski, Joey Logano e Ryan Blaney. Já os finalistas são Kyle Larson, Chase Elliott, Denny Hamlin e Martin Truex Jr.
A final da Nascar Cup Series acontece semana que vem no oval de Phoenix. Os finalistas entram na pista em condições de igualdade. O melhor classificado ao final da prova será o campeão da temporada 2021 da Nascar Cup Series.
Compartilhe esse post: