NASCAR BRASIL: NASCAR BRASIL APRESENTA SEUS PRIMEIROS CAMPEÕES


No último final de semana, nos dias 02 e 03 de setembro, o autódromo Velocitta recebeu a etapa final da Special Edition da Nascar Brasil Sprint Race.


 O grid contou com os pilotos regulares do campeonato, além de nomes como Gabriel Casagrande campeão da Stock Car em 2021 e um convidado especial, o canadense Paul Tracy. Tracy teve uma bela carreira na Champ Car, onde conquistou 31 vitórias, conseguiu um título em 2003 e bateu na trave das 500 Milhas de Indianápolis, chegando em segundo lugar em 2002. Atualmente Tracy compete na SRX, um campeonato criado por Tony Stewart, ex-piloto da Nascar Cup Séries, que reúne nomes conhecidos do automobilismo americano e mundial para competir em provas de circuito oval curtos em asfalto e alguns em terra. Paul Tracy veio a convite da organização da Nascar Brasil para competir nas três corridas da etapa final da Special Edition e Tracy fez bonito, andou bem em todos os treinos livres e na classificação, conseguindo vencer a primeira corrida da etapa disputada na tarde de sábado (02)

CAMPEÕES SPECIAL EDITION

A última etapa da Special Edition consagrou seus campeões da temporada de 2023. A primeira etapa do campeonato que é disputado em paralelo com a temporada regular foi disputada no anel externo de Goiânia, a última etapa foi no belíssimo autódromo no interior paulista. Após a disputa das três corridas do final de semana os campeões foram revelados.

PRO

Vitor Genz / Rafa Dias #46

PRO AM

Gabriel Casagrande / Gui Backes #43

AM

Guilherme Alves (MC Gui) #98

 

O Conteúdo Motorsport esteve presente na etapa disputada no interior paulista e aproveitou o evento para bater um papo com Thiago Marques, o criador da Sprint Race, que atualmente é chamada de Nascar Brasil Sprint Race.

C.M: Em Curitiba em 2020, a gente conversou sobre a mudança do layout dos carros, que era uma das novidades recentes da categoria que remetiam aos carros da Nascar. Naquela época, essa fusão com a Nascar jê era uma intenção da categoria?

T.M: Já existia essa conversa rolando com eles (dirigentes da Nascar) ainda era começo, foi algo que só veio se concretizar no final de 2022. Mas já era um sonho naquela época. Ainda bem que de lá pra cá, muita conversa e muita reunião que acabou dando tudo certo.

C.M: Voltando ainda em 2020, falamos sobre novidades de praças para a categoria, por exemplo, você foi um dos primeiros a usar grid invertido, corrida ao anoitecer com a tradicional Night Challenge em Londrina e tinha a intenção de realizar uma prova em aeroporto em 2020 que infelizmente não foi possível pela pandemia. Depois que ocorreu a fusão com a Nascar, a categoria andou no anel externo de Goiânia, para as próximas temporadas, a categoria tem alguma novidade em relação a circuitos?

T.M: A gente tem algumas novidades, não podemos falar agora, mas vai ter um calendário que vai ser divulgado em Outubro, já com algumas novidades bacanas. Mas é o que você falou, a gente tá sempre tentando inovar né. Eu acho que não que vem vamos ter duas novidades legais, surpresa em termos de praça atípica e que não só os pilotos, mas todos que acompanham vão gostar.

C.M: Tomara que uma dessas praças atípicas seja um oval lá fora (risos)

T.M: (risos) Vamos armar uma dessa também! Mas infelizmente com essa instabilidade financeira que estamos vivendo, não é o momento. A gente já fez em 2019 (duas provas nos Estados Unidos), tinha os planos certos de voltar em 2021, a cada dois anos fazer uma prova no exterior. Mas de lá pra cá infelizmente muita coisa aconteceu em termos de pandemia, política do país. Quem sabe as coisas firmando daqui pra frente, podemos pensar nisso para 2025.

C.M: Chegamos ao Velocitta para finalizar a temporada da Special Edition, temporada regular chegando ao final, tem um balanço desse primeiro ano carregando no peito esse nome tão importante do automobilismo mundial que é Nascar.

T.M: É muito legal né cara, um baita orgulho e uma responsabilidade enorme. A gente acorda e dorme pensando nisso, que tem uma carga gigantesca nas costas, para corresponder não só aos americanos, mas principalmente para nosso público brasileiro que é fã dessa categoria, fã desse formato de evento. Então dia após dia a gente vem evoluindo, vem melhorando, tentando implementar essa cultura de estilo de prova americana no nosso país, óbvio que não depende só da gente. Tem muita coisa aí no ar ainda, como a própria cultura de quem assiste esse tipo de prova. É um conjunto de coisas pra gente mudar pra conseguir chegar nos resultados que queremos chegar.

A temporada regular da categoria ainda não chegou ao fim, ainda restam duas etapas, uma no Rio Grande do Sul, no veloz circuito de Tarumã e a final em Interlagos, na capital paulista.

 

Conteúdo MotorSport: Automobilismo com conteúdo!

 

Fotos: keko Gomes/Conteudo MotorSport

 

 


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
NASCAR
TIAGO MARQUES
nascarbrasil
Paul Tracy
Thiago Marques