As punições que mais são frequentes na Nascar são punições que ocorrem durante a parada nos boxes, seja por excesso de velocidade, pneu descontrolado, número excessivo de membros fora do pit wall durante a parada ou até mesmo o carro parando fora da posição.
Essa não interferência dentro da pista abre uma brecha para manobras como a que decidiu a prova do último domingo (08/06) a favor de Joey Logano, piloto da Team Penske. Logano simplesmente tirou William Byron de sua frente usando uma manobra chamada de “BUMP AND GO” Trata-se de um toque na traseira do carro da frente, a manobra é utilizado a anos na categoria, na verdade a manobra não é utilizada apenas na Cup mas sim em boa parte do automobilismo norte americano.
Still can't believe how that race ended. ????@TooToughToTame | #NASCAR pic.twitter.com/9MJaFb4p8m
— NASCAR (@NASCAR) May 9, 2022
A questão é, até que ponto essa não interferência dos comissários ou fiscais da Nascar é válida. Logano, que foi o protagonista da manobra de ontem, já tem um certo histórico se tratando de utilizar desta artimanha.
Entre todas, algumas das mais lembradas ou controversas e mais lembradas foram aquela vez em que Logano deu um bump em Martin Truex Jr na última curva da última volta da etapa final dos playoffs de 2018 em Martinsville, com essa manobra Logano garantiu sua vaga para a final daquele ano, a propósito foi o ano que Logano sagrou-se campeão.
Outro lance que é muito lembrado aconteceu em 2017 na etapa de Las Vegas, Logano disputava a quarta posição com Kyle Busch e não exitou em dar um chega pra lá em Kyle Busch. Mas uma das mais controversas entre todas aconteceu em 2015 na etapa do Kansas. Após levar uma fechada de Matt Kenseth, Logano deu um leve toque na traseira de Kenseth fazendo o piloto do Toyota #20 rodar, com esse resultado Kenseth foi eliminado dos Playoffs. E mais recentemente Logano repetiu a manobra sobre William Byron para conquistar a vitória na etapa de Darlington.
O nosso primeiro #tbtdanascar tem como protagonistas os pilotos com duas das maiores torcidas aqui no Brasil: Kyle Busch e Joey Logano.
— Carol Sales (@carol_sales__) November 25, 2021
O ano é 2017 e a pista é Las Vegas. Na última volta, os dois lutavam pela terceira posição, quando Logano tocou em Buschinho e ele rodou. pic.twitter.com/fGNgwC7d7I
Manobras como essa são toleradas pela categoria, tanto que o uso dela não se restringe somente ao uso de Joey Logano. Na verdade, é difícil citar um piloto que nunca a tenha usado ao menos uma vez. Os pilotos sabem que a categoria faz vista grossa, sabem, mas nem sempre aceitam numa boa. Em algumas vezes a situação se resolve com um simples bate papo, outras vezes na base do “PAYBACK” na tradução significa “o troco” mas quando os ânimos ficam mais exaltados os pilotos chegam às vias de fato. Assim como aconteceu em Las Vegas em 2017. Kyle Busch não gostou do toque que levou de Logano e foi tirar satisfação com Logano após a corrida e acabou que ambos saíram no braço.
Na Nascar, cenas assim são mais normais do que podemos imaginar. Na verdade o público norte americano adora isso, para eles isso faz parte do show, mas não tem como negar que cenas assim mancham um pouco a imagem da categoria.
Reprodução
Por se tratar de uma categoria Stock, com um grid de 40 carros andando praticamente grudados uns nos outros, os toques são quase sempre inevitáveis. Entretanto existe uma diferença entre um toque de corrida, um porta a porta para uma manobra na qual a sua finalidade é simplesmente tirar o adversário da sua frente, onde muitas vezes acaba por tirar o competidor da prova.
Por sorte, muitas vezes essa manobra é utilizada em ovais curtos, dos quais as velocidades são mais reduzidas. Mas isso não é uma regra, Carl Edwards na etapa de Atlanta em 2010. Edwards deu um “PAYBACK” em Brad Keselowski, fazendo o piloto do Dodge #12 decolar até aterrissar com o teto do carro acertando o softwall. Um acidente que poderia ter tido um desfecho trágico mas que por sorte não passou de um susto.
On this day in 2010, Carl Edwards wrecks Brad Keselowski at Atlanta resulting in Brad’s car to flip in a scary crash pic.twitter.com/B9yxq5ZvnM
— NASCAR PICTURES (@Nascarpixtures) March 7, 2020
A verdade é que tanto o playback quanto o bump and go já fazem parte da categoria, mas a Nascar poderia sim ser mais rígida com relação a essas manobras. A verdade é que elas tiram um pouco do espírito de competitividade. Mas enquanto isso não acontece, nos resta apenas aceitar e torcer sempre por um desfecho o menos pior possível.
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