PRIMEIRO ESTÁGIO
You ready for this one, @ATLMotorSpdwy?
— NASCAR (@NASCAR) July 9, 2023
We're ???? on @USANetwork! pic.twitter.com/4mDWCQg0UK
A prova foi a segunda etapa do ano no oval de 1.5 milhas com características de Superspeedway, o início da prova foi doutrinado pelos carros da marca Ford, principalmente pela equipe Tem Penske, não demorou muito para a primeira amarela aparecer. Harrison Burton acabou rodando e causou a primeira intervenção do safety-car na prova. Os carros da Ford continuaram a dominar o primeiro estágio, entretanto ao longo das 60 voltas iniciais, as demais montadoras começaram a se encontrar na pista, faltando 3 voltas para o final do primeiro estágio a disputa pela liderança já era entre as três montadoras da categoria, Ford, Chevrolet e Toyota que cruzaram exatamente assim a linha de chegada, Ryan Blaney em primeiro, Kyke Larson em segundo e Martin Truex Jr em terceiro.
SEGUNDO ESTÁGIO
O segundo segmento começou com alguns nomes diferentes entre os primeiros, graças a estratégias diferentes, Justin Haley que fez uma belíssima prova nas ruas de Chicago, se encontrava novamente entre os líderes. A terceira bandeira amarela da prova veio na volta 20 do segmento, William Byron recebeu um toque de Corey Lajoie e acabou rodando, por sorte o piloto do Camaro #24 não bateu em ninguém mesmo cruzando a pista toda até parar na parte interna da pista. Após mais uma rodada de pit-stops, Martin Truex Jr era líder na relargada com Bubba Wallace em segundo.
Contact on the frontstretch leads to this @WilliamByron spin. pic.twitter.com/jbPcsas3aL
— NASCAR (@NASCAR) July 10, 2023
Após cerca de apenas 12 voltas em bandeira verde, Eric Jones colou na traseira do Camaro #5 de Larson a ponta de tirar o ar do carro da frente fazendo Larson rodar, na confusão ainda acabaram se envolvendo Austin Hill e Chase Briscoe. Os três pilotos foram para o pit para a troca de pneus, a equipe Hendrick na tentativa de fazer Larson não perder uma volta, trocou apenas o pneu traseiro que acabou furando, ao retornar para a pista, o pneu dianteiro esquerdo que também havia se desgastado na rodada acabou estourando causando sérios danos na dianteira do carro de Larson.
Around goes @KyleLarsonRacin! @ChaseBriscoe_14 and @_AustinHill also get a piece. #QS400 pic.twitter.com/9IMWkoFudl
— NASCAR (@NASCAR) July 10, 2023
Após a relargada a prova entrou em um momento de calmaria, algumas voltas em verde foram completadas, e conforme a prova ia chegando a sua metade, o senso de urgência foi crescendo, já que a previsão de chuva era grande e após a metade da prova ser completada, a disputa poderia acabar a qualquer momento. Este senso de urgência alimentou o ímpeto dos pilotos aumentando as disputas, com isso, na volta 123, apenas 7 voltas de se completar a metade da prova mais uma amarela aconteceu, um acidente na reta oposta acabou envolvendo Corey Lajoie, Ty Gibbs, Ross Chastain e Martin Truex Jr.
The No. 48 slides up the track and makes contact with the No. 11! pic.twitter.com/adZrIP7IkE
— NASCAR (@NASCAR) July 10, 2023
Novamente a verde foi agitada, dando continuação na disputa. A prova novamente foi dominada por pilotos Ford, Brad, Cindric, Buesche e Logano ficaram se revezando na liderança, até que faltando 5 voltas para o final do segundo segmento veio mais uma amarela. Alex Bowman e Denny Hamlin acabaram se tocando na saída da curva quatro. Pela segunda semana seguida, ambos se envolveram em incidente. A amarela decretou o final do segmento com Keselowski na liderança.
SENSO DE URGÊNCIA NO AR
Com o grande número de amarelas, muitos pilotos optaram por estratégias diferentes, entre eles, William Byron que já havia tido problemas durante a prova e no início do último segmento já estava novamente no pelotão dianteiro. Com uma tempestade se aproximando cada vez mais, a pergunta que ficava no ar não era "SE IA CHOVER”, mas sim' "EM QUAL VOLTA CHOVERIA", com esse pensamento em mente, Byron passou AJ Allmendinger para a liderança na volta 167 e permaneceu na frente até que um acidente na Curva 3 envolvendo Ricky Stenhouse Jr., Ryan Preece e Bubba Wallace causou a sétima advertência da noite na volta 178.
????????????????
— NASCAR (@NASCAR) July 10, 2023
This one could have collected many more cars! pic.twitter.com/HO1clgxjgs
O safety-car veio novamente para a pista, carros circularam algumas voltas em bandeira amarela, enquanto a limpeza da pista era feita, a chuva que já se fazia presente a algumas voltas, porém com pouca intensidade, resolveu começar a cair com mais força. A NASCAR trouxe os carros para o pit road e sinalizou a corrida com bandeira vermelha depois que 185 das 260 voltas programadas. Como a prova já havia completado mais da metade da disputa, a Nascar optou por não esperar a chuva passar e decretou o encerramento da prova declarando William Byron o vencedor da disputa.
Compartilhe esse post: