"Eu gostaria de ver uma corrida de rua", disse Hendrick. “Espero que continuemos a trabalhar fora da caixa. Acho que isso está criando muitos novos fãs para a categoria.”
Depois de passar por um facelift, Atlanta era uma pista de corrida novinha em folha, que a levou de um traçado tradicional de 1.5 milhas para uma espécie de Superspeedway. Hendrick continuou dizendo que mudanças têm sido uma tendência para a categoria, um exemplo citado foi a etapa do Clash no começo do ano, competindo no LA Coliseum.
DTM corre no circuito urbano de Norisring. Reprodução
No próximo mês, o oval de Bristol Motor Speedway sediará a segunda edição da “Dirt Race” uma corrida em terra, um conceito que foi trazido novamente à categoria, relembrando os primórdios da categoria que em seu início corria em ovais de terra.
“Acho ótimo para a NASCAR”, disse Hendrick sobre como o esporte está evoluindo. “A prova no LA Coliseum trouxe muitos novos torcedores. Na pista de terra, tem gente saindo de vários lugares querendo ir para Bristol tanto para assistir quanto para competir. Acho que é emocionante para os fãs e os pilotos estão se adaptando bem.”V8 Supercars tem na Clipsal 500 em Adelaide uma de suas principais provas. Reprodução
Uma pista de rua parece ser o próximo evento para a NASCAR, e é algo que Ben Kennedy, vice-presidente sênior de desenvolvimento e estratégia da NASCAR, admitiu estar no radar. Mas não há cronograma para que isso aconteça, e todas as opções permanecem na mesa sobre onde seria realizado. Chicago vem à mente de muitos depois que a Nascar e a empresa iRacing fizeram uma parceria para uma corrida virtual em um percurso construído lá no ano passado.
Stock-Car em Salvador. Categoria também se aventurou em circuitos de rua. Reprodução
A principal categoria da Nascar nunca competiu em uma pista de rua, na verdade nenhuma das três principais categorias já competiu em traçados urbanos, mas vemos categorias como DTM, WTCC, Supercar V8 e categorias de GT e Endurance competindo em traçados de rua, isso torna a ideia mais plausível a acontecer.
“Acho que é emocionante”, disse Hendrick. “Se houver um circuito de rua em que possamos correr, acho que é algo diferente, diferente o suficiente para trazer um novo nível de fãs, e é emocionante e algo diferente para se falar. Eu só acho que se você continuar a fazer mudanças, é isso que acaba por trazer mais fãs.”
A Nascar Southwest já se aventurou em pistas de rua! Jim Inglebright em ação nas redondezas do LA Coliseum em 98. Reprodução
A Nascar realmente vem fazendo grandes mudanças em seu calendário, a entrada da “Dirt Race”, rodada dupla em Pocono com corridas no sábado e domingo do mesmo final de semana e principalmente a entrada de circuitos mistos como Roval de Charlotte e mistos como COTA, traçado misto de Daytona e Indianápolis e Road America. Até algum tempo atrás pensar em ver uma corrida da Nascar em um traçado urbano era algo irreal, mas com todas essas mudanças acontecendo, pode ser apenas questão de tempo para isso se tornar realidade.
Compartilhe esse post: