NASCAR - JOEY LOGANO VENCE O CLASH EM LOS ANGELES


Joey Logano começou o ano com vitória! O piloto do Ford Mustang número 22 da tradicional equipe Penske conquistou o tradicional Busch Clash da Nascar Cup Series neste domingo.


O tradicional Clash abre as atividades anuais da Nascar Cup Series, e esse ano o espetáculo foi muito diferente daquilo que estávamos acostumados. Tradicionalmente o Clash acontecia no super oval de Daytona. Já no ano passado Daytona sediou novamente o evento, mas tendo o traçado “misto” como palco das atividades.

Uma pista de corrida em um estádio de futebol? Sim é possível!

Pista montada no lendário Coliseum de Los Angeles. Reprodução

Para este ano, algo radicalmente diferente foi planejado. O evento foi disputado no Los Angeles Memorial Coliseum, um estádio que já recebeu 2 Olimpíadas, o primeiro Super Bowl da história, já foi palco de jogos de beisebol, já foi a casa de times da NFL entre outros esportes além de vários shows musicais. Mas até então nunca tinha recebido algo parecido com uma corrida de automóveis. Então a Nascar construiu uma pista asfaltada de 400 metros em seu interior para receber a edição do Clash de 2022. E o espetáculo foi sensacional, um show à parte, algo realmente digno das provas da Nascar.

Diferente das demais provas o clash não conta com todos os carros no grid da corrida. Apenas 23 carros participaram da corrida principal após várias rodadas de classificação para esta prova final que foram ocorrendo durante o domingo.

Como foi a corrida

Kyle Busch foi o pole tendo Tyler Reddick largando ao seu lado. Reddick assumiu a ponta logo na largada e por lá se manteve até a primeira bandeira amarela causado por Ricky Stenhouse JR que rodou sozinho na volta 54. Durante o período de safety car, Denny Hamlin sofreu com problemas em seu carro e foi obrigado a abandonar. Chase Briscoe e o líder Tyler Reddick também sofreram com problemas em seus carros e precisaram abandonar a prova antes da largada.

Sendo assim a ponta da prova ficou com Kyle Busch seguido de Joey Logano. Kyle manteve a ponta após a relargada até a amarela na volta 66 provocada por Elliott que acabou rodando sozinho e acertou de leve o muro sem maiores danos.

Relargada e a situação se mantinha na mesma com Busch e Logano capitaneando as ações da pista na ponta. Kyle Busch manteve a liderança até a volta 75, foi quando Logano atacou e passou Kyle após um “bump and go”. Logano se manteve líder por uma volta já que na volta 76 aconteceu a amarela de competição. Durante a bandeira amarela a transmissão mostrou através da câmera do carro de Logano que Busch gesticulava algo para o piloto da Penske, mas não estava claro o que era. Com certeza não era um cumprimento amigo.

Larson fez grande manobra e passou Byron e Logano. Reprodução

Após a relargada faltando metade da prova, Kyle assumiu novamente a liderança da prova, mas quem impressionou foi o outro Kyle, o da Hendrick! Larson que é o atual campeão, pulou de quarto para segundo ao passar Logano e Byron em uma única manobra! Mas voltas depois, Larson começou a perder rendimento e foi superado por Logano que voltou novamente à vice-liderança.

Bumps marcam a disputa entre os líderes

Faltando 35 voltas, Blaney acertou o muro após um toque de Eric Jones e causou mais uma bandeira amarela. Na relargada, Kyle e Logano novamente vinham dividindo a primeira fila, desta vez ambos largaram com muito ímpeto, e ficaram se tocando por aproximadamente 2 voltas. Mas quem se deu melhor foi Logano que assumiu a ponta.  Na volta seguinte, Justin Haley que vinha fazendo uma bela prova foi tocado por Larson e acabou acertando forte a barreira de concreto interna destruindo por completo a frente de seu Camaro. Com isso Haley foi forçado a abandonar.

Relargada, Logano manteve a ponta. Kyle Busch escolheu largar atrás de Logano e perdeu a posição para Larson que largou ao lado de Logano na primeira fila. Faltando 24 voltas para o fim da prova, Kyle voltou para segundo após forçar passagem sobre Larson. Kyle Busch que liderou 64 voltas até tentou, mas não conseguiu bater Joey Logano que manteve a ponta até o final e venceu o Clash de 2022.

Reprodução

"Ser o primeiro vencedor com um carro Next Gen e o primeiro no Coliseu é sensacional. Não começamos o fim de semana bem, mas mexemos bastante no carro antes da qualificação e deu resultado. Estou ofegante. Eu estava tão animado com isso. Esta é uma grande vitória. Minha esposa vai ter um bebê amanhã, nosso terceiro, então um grande fim de semana para nós.” ressaltou Logano após a vitória.

Agora a Nascar se prepara para sua principal corrida do ano que também abrirá de fato o campeonato 2022 da categoria. A Daytona 500, uma das mais tradicionais provas do automobilismo americando irá colocar a prova o novo carro da categoria. A corrida esta marcada para o dia 20 de fevereiro.


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
nascar
cupseries
coliseum
BuschLightClash
joeylogano
penske
mustang