NASCAR: Kyle Larson vence no Texas e se garante para final


Kyle Larson liderou 257 voltas, dominou de forma absoluta a etapa de abertura do round 8 dos playoffs da Nascar e já garantiu sua vaga para a disputa final em Phoenix. Chase Elliott largou do final do grid após falhar na inspeção pré corrida. Logano, Truex e Hamlin tiveram problemas durante a corrida. Com isso, Logano e Truex se encontram em situação complicada nos playoffs após a primeira corrida naquela que é uma espécie de semifinal da Nascar.


A Nascar voltou ao Texas para a abertura do Round 8 dos playoffs. Diferente da visita ao Texas na fase regular que disputou a etapa no misto de Austin, a corrida de hoje foi disputada no rápido oval de 1.5 milhas em Fort Worth. Com média próxima de 300 km/h é considerado uma dos ovais mais rápidos do calendário anual. Kyle Larson e William Byron foram os grandes nomes da prova, se mantendo quase que a prova toda nas duas primeiras posições. A prova foi tranquila até pouco mais da metade do terceiro segmento. Quando uma sequência de problemas com alguns pilotos dos playoffs começou. Com esses problemas, uma sequência de amarelas, que terminou com a oitava vitória de Kyle Larson na temporada. 

SEGMENTO 1

O primeiro segmento foi praticamente todo dominado por pilotos da Hendrick. Larson dominou até a bandeira amarela da competição, onde liderou quase todas as voltas abrindo mais de 5 segundos para Joey Logano que estava em segundo quando a bandeira amarela de competição foi acionada na volta 25.

Muitos pilotos entraram para a parada, alguns optando pela troca de 4 pneus enquanto alguns optaram pela troca de apenas 2 pneus. William Byron que optou pela troca de 2 pneus saiu na liderança. Kyle Busch que ainda está na disputa por uma das 4 vagas para a final, acabou sendo punido na parada por excesso de velocidade. Logo na relargada uma grande confusão aconteceu na reta oposta. Um acidente envolvendo pelo menos 10 carros, Kyle Busch que vinha do final do grid acabou escapando por pouco. Para não falar que foi ileso, o piloto do Toyota #18 acabou levando um leve toque na traseira, mas nada que prejudicasse a continuidade de Kyle na prova. O restante do segmento ocorreu sem maiores incidentes. Larson que reassumiu a liderança abriu uma boa vantagem novamente. Porém teve que fazer uma parada nos boxes antes do final do segmento. Assim como Larson. Muitos outros pilotos tiveram que parar novamente. Com toda essa confusão de estratégia, o vencedor do segmento 1 acabou sendo Kyle Busch, que se recuperou da punição, se livrou do acidente e escalou todo pelotão para faturar mais 10 pontos de segmento na temporada.

ESTÁGIO 2

Assim como no segmento anterior, Kyle Larson tomou a ponta logo no começo, passando Kyle Busch na quinta volta. William Byron seguiu o companheiro e passou Busch logo após. Novamente os pilotos da Hendrick passaram a dominar a corrida. Na volta 49 do segmento, Chase Elliott foi aos boxes após relatar uma pequena vibração em seu carro. Algumas voltas depois, já com a janela de pit aberta, a amarela apareceu para embaralhar ainda mais a situação. Detritos na pista provocaram a quarta bandeira amarela na prova. Após as paradas nos boxes, Larson continuava como líder, porém a segunda posição mudou de dono. Kyle Busch recuperou a posição sobre William Byron que caiu para a terceira posição com Brad Keselowski fechando as duas primeiras filas.

Larson pulou na frente e mostrando o bom desempenho dos carros da Hendrick, Byron assumiu novamente a segunda posição, chegando até a  pressionar Kyle Larson. Kyle Busch que relargou em segundo acabou não tendo um bom rendimento após a relargada e perdeu várias posições. O segmento seguiu sem maiores mudanças, Byron conseguiu uma recuperação na última volta do estágio, chegando perto de Larson que perdeu tempo com os retardatários. Porém Byron não conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe e o segmento foi decidido por apenas meio carro de diferença. Kyle Larson conquistou o segmento dois, sendo sua 16° vitória em segmento na temporada. William Byron muito constante na corrida até então terminou em segundo.

ESTÁGIO 3

Kyle Larson novamente pulou na frente no início do segmento. Seguido de perto por Byron. O segmento final seguia sem muitos incidentes (calmaria antes da tempestade), a prova se aproximava do ciclo de paradas nos boxes, tudo indicava que a parada seria realizada sob bandeira verde. Porém Chase Briscoe acabou raspando no muro durante uma disputa contra Denny Hamlin e teve um furo de pneu, provocando a primeira amarela do segmento. Após as paradas a primeira fila se manteve inalterada. Larson na ponta com Byron em segundo. Larson relargou muito bem e se manteve na liderança seguido por Byron. 

Faltando 37 voltas para o final da prova o primeiro grande problema com um piloto do round 8. Joey Logano é forçado a abandonar a prova após seu motor Ford abrir o bico. Com essa amarela alguns pilotos optaram por entrar nos boxes para mais uma troca de pneu e abastecimento. Busch, Elliott, Truex, Harvick entre outros optaram por entrar. Enquanto os líderes optaram por ficar na pista.

Na relargada, faltando 30 voltas para o final um acidente mais forte. Anthony Alfredo acabou batendo de traseira, com isso ocorreu um vazamento de combustível e o carro acabou tendo um princípio de incêndio. Por sorte tudo não passou de um grande susto e o piloto nada sofreu. Porém a bandeira vermelha foi acionada para limpeza da pista faltando 29 voltas para o final. Após aproximadamente 20 minutos de paralisação a bandeira verde foi dada faltando 25 voltas para o final. Larson que era o grande nome da corrida, pulou na frente mais uma vez com Byron em segundo e Tyler Reddick em terceiro, Reddick que fez uma ótima largada logo assumiu a segunda posição de Byron. 

Faltando 21 voltas para o final, novamente problemas para um dos 8 finalistas. Um toque aconteceu em uma disputa entre Kevin Harvick, Ryan Blaney e Denny Hamlin. Pior para Hamlin que teve um furo de pneu, o piloto do #11 acabou rodando e provocando novamente a amarela. Tendo prejuízo dobrado, pois além da rodada ele ainda acabou sendo punido por entrar nos boxes em bandeira amarela. Tendo que largar do final do grid.

A verde veio novamente faltando 16 voltas com Larson em primeiro e Reddick em segundo. Larson o grande nome da corrida manteve a ponta seguido de William Byron que conseguiu superar Reddick na relargada. Brigando pela 10 posição vinha Truex que acabou descendo no traçado e tocou em Suárez. Truex que briga por uma vaga para a final acabou bateu forte no muro e deu adeus a prova. Um dos grandes beneficiados pela amarela foi seu companheiro de equipe Denny Hamlin que teve que largar do final do grid na amarela passada, agora largaria na 7° fila na 15° posição.

A verde veio faltando 9 voltas. Como em todas as outras relargadas, Larson pulou na frente seguido de Byron, com Reddick em terceiro, muito próximo de Byron. Na disputa ambos acabaram se tocando, pior para Byron que teve pequenos danos em seu carro e acabou com a carenagem raspando no pneu. Hamlin que largou no meio do pelotão novamente teve problemas. Chase Briscoe acabou raspando no muro, Chris Buescher para desviar acabou rodando na frente de Hamlin. Hamlin não teve muito o que fazer e acabou batendo em Buescher.

A relargada veio faltando duas voltas, Kyle Larson que até então havia pulado na frente em todas as relargadas anteriores repetiu o feito e se manteve na frente novamente, não dando chances para Byron e Brad Keselowski que vinham atrás. Com isso o piloto do Camaro #5 da Hendrick garante a vaga para a final em Phoenix.

Classificação final

1- KYLE LARSON*

2- WILLIAM BYRON

3- CHRISTOPHER BELL

4- BRAD KESELOWSKI*

5- KEVIN HARVICK

6- RYAN BLANEY*

7- CHASE ELLIOTT*

8- KYLE BUSCH*

9- TYLER REDDICK

10- DANIEL SUAREZ

11- DENNY HAMLIN*

12- ERIK JONES

13- MATT DIBENEDETTO

14- AUSTIN DILLON

15- CHASE BRISCOE

16- KURT BUSCH

17- MICHAEL MCDOWELL

18- ARIC ALMIROLA

19- COLE CUSTER

20- COREY LAJOIE

21- CHRIS BUESCHER

22- BJ MCLEOD

23- DAVID STARR

24- GARRETT SMITHLEY

25- MARTIN TRUEX JR*

26- JOSH BILICKI

27- TIMMY HILL

28- ROSS CHASTAIN

29- ANTHONY ALFREDO

30- JOEY LOGANO*

31- QUIN HOUFF

32- BUBBA WALLACE

33- ALEX BOWMAN

34- RICKY STENHOUSE JR

35- RYAN NEWMAN

36- RYAN PREECE

37- JUSTIN HALEY

38- CODY WARE

39- JOEY GASE

*pilotos na disputa dos playoffs

Classificação Round 8 após etapa Texas

1- Kyle Karson (classificado)

2- Ryan Blaney (+17 pontos)

3- Denny Hamlin (+9 pontos)

4- Kyle Busch (+8 pontos)

5- Chase Elliott (-8 pontos)

6- Brad Keselowski (-15 pontos)

7- Martin Truex Jr (-22 pontos)

8- Joey Logano (-43 pontos)

A próxima prova acontece domingo que vem 24/10 no oval do Kansas. Um oval de 1.5 milhas com características parecidas com a do oval do Texas. 

Fotos Nascar.com
 


Keko Gomes

Autor

Keko Gomes

TAGS:
Nascar
Texas
Playoff
race
racing