Na disputa restam ainda 8 pilotos dos 16 que começaram os Playoffs. Entre estes pilotos existem seis títulos já conquistados na Nascar Cup. Brad Keselowski, Joey Logano, Martins Truex Jr e Chase Elliott possuem pelo menos um título na divisão principal. Kyle Busch é o único com dois títulos entre os concorrentes. E correndo atrás do título inédito vem Denny Hamlin, Ryan Blaney e Kyle Larson.
Enquanto entre os pilotos, o mais vitorioso possui dois títulos, a história por trás das equipes é um pouco diferente. Na disputa estão as três principais equipes do ano, Penske, Gibbs e Hendrick.
A Team Penske é a menos vitoriosa entre as três equipes, possui 2 títulos. A Joe Gibbs Racing já conquistou 5 títulos na divisão principal. Enquanto a Hendrick Motorsport por outro lado, é uma das mais vitoriosas da história da Nascar. A equipe tem ao todo 13 títulos na história.
Não tem como negar a rivalidade entre pilotos e equipes na Nascar. Da mesma forma não podemos negar a rivalidade entre montadoras. Infelizmente a categoria ao longo dos anos foi perdendo algumas marcas, da mesma forma que foram entrando outras. Atualmente existem três montadoras na temporada. Ford, Chevrolet e Toyota, e cada uma ainda permanece na disputa pelo título de 2021 Toyota (Joe Gibbs Racing) Ford (Team Penske) Hendrick Motorsport ( Chevrolet).
As pistas que integram o Round 8 são Texas, Kansas e Martinsville. Entre elas, Texas foi a única que ainda não foi palco de nenhuma prova este ano pela Nascar Cup. A pista era palco de uma prova na fase regular nos anos anteriores, porém esse ano o oval do Texas deu lugar ao misto de Austin mais conhecido como Circuito das Américas ou COTA. Porém em 2020 a prova dos Playoffs foi vencida por Kyle Busch.
Kansas e Martinsville já tiveram uma etapa esse ano pela fase regular. O vencedor da etapa no Kansas foi Kyle Busch. Já em Martinsville a vitória ficou com Martin Truex Jr. Ambos estão na disputa para ver quem serão os 4 que estarão na final.
Mas pulando um pouco a parte de números e história, agora entro na parte em que deixo minha opinião como torcedor e entusiasta dessa categoria tão magnífica. Na disputa ainda temos as três principais equipes do ano, sem contar os principais pilotos, os que mais se destacaram ao longo da fase regular e que por muitas vezes foram considerados favoritos a estarem em Phoenix disputando a final.
Minha modesta opinião sobre quem avança. Kyle Larson, Chase Elliott, Martin Truex Jr e Denny Hamlin para mim serão os finalistas em Phoenix. Agora explico o motivo desses palpites.
Kyle Larson é o piloto com maior número de vitórias no ano, 7 ao total. Tudo bem que agora a história é diferente, uma prova com um resultado ruim e todo o esforço e vitórias da temporada regular não valem para nada. Mas as chances dele são boas devido a vantagem que ele entra no round 8. São 35 pontos a mais que o segundo colocado e 42 pontos de vantagem para o quinto. Então isso dá quase que uma prova de descarte para ele.
Chase Elliott não tem como deixar de fora, é o atual campeão e ainda mais após a recuperação que teve no Roval na última etapa. Creio que aquilo deu um ânimo, um up para o piloto voltar a ter bons resultados. Ele começa esse round já na zona de eliminação, mas como provou na corrida passada ele consegue lidar bem com a pressão.
Martin Truex Jr eu fiquei entre Kyle Busch e Truex Jr, mas arrisco a falar que Truex passa do round 8. Truex desde o início dos Playoffs foi mais constante que Kyle Busch e isso pesou na decisão. Creio que Truex seja mais cerebral e menos emocional e não ceda tanto ao fator pressão diferente de Kyle que teve 3 péssimos resultados nos playoffs chegando a passar do round 16 por apenas 2 pontos.
E por último Denny Hamlin. Hamlin teve uma temporada regular muito constante, para se ter ideia, mesmo sem vitória foi o vice campeão ficando atrás somente de Kyle Larson. Como se a constância não fosse o principal fator, ele vem andando muito bem nos Playoffs, já teve duas vitórias, uma na abertura do round 16 em Darlington e outra na abertura do round 12 em Las Vegas. Sem contar que o piloto tem um bom histórico em Martinsville que é a etapa que fecha o round 8.
A verdade é que tudo isso não passa de meros palpites, se tratando de Nascar é quase impossível darmos certeza de qualquer resultado. A única certeza que temos é que restam apenas 4 corridas e uma será mais emocionante que a outra.
Compartilhe esse post: