NASCAR: SHANE VAN GISBERGEN JÁ CHEGOU SENTANDO NA JANELINHA NA CUP


A Nascar realizou neste domingo (02) mais uma etapa da temporada, desta vez em Chicago, mas não, não foi no tradicional oval de Chicagoland, mas sim nas ruas de Chicago, isso mesmo, a Nascar realizou uma etapa em circuito de rua pela primeira vez na história e para completar ainda mais o mix de loucura, a prova foi disputada na chuva, com direito a engarrafamento, vitória do visitante Shane Van Gisbergen e encerramento praticamente a luz da lua.


Atual bicampeão da Supercars Australiana, Shane van Gisbergen fez história e venceu logo em sua primeira aparição pela Nascar Cup Séries. Foi a primeira vez que um estreante venceu na categoria desde 1963, quando Johnny Rutherford triunfou em Daytona.

Foi um final de semana caótico para a Nascar, a etapa da Xfinity Séries que seria realizada no sábado (01) teve que ser interrompida com apenas 26 voltas completadas, tendo seu término sendo postergado para o domingo, porém as fortes chuvas que atingiram Chicago impossibilitaram a realização do restante prova, assim Cole Custer foi decretado vencedor da prova. A chuva continuou ao longo do dia atrasando por mais de 1 hora a largada da Cup.

Finalmente após a chuva perder intensidade e um árduo trabalho de tentativa de secagem da pista, os carros foram liberados e a corrida teve seu início, com todos os carros calçados com pneus de chuva. Como era de se esperar, várias amarelas aconteceram ao longo da prova, nem pilotos no calibre de Kyle Busch, Martin Truex Jr, Chase Elliott escaparam das barreiras de pneus, foi um verdadeiro caos, felizmente nenhum acidente mais forte foi registrado na corrida.

Com o atraso de mais de 1 hora para o início da prova, as várias amarelas que aconteceram ao longo da disputa, a noite se aproximava de forma muito rápida, ainda mais com o céu nublado a falta de luz natural acionou um senso de urgência nos pilotos, ficou claro que a corrida iria acabar antes do previsto, era só questão de tempo. Com isso várias estratégias foram sendo traçadas entre os pilotos, em determinada amarela, vários pilotos optaram em não trocar os pneus, entre eles Justin Haley que assumiu a ponta da disputa, Chase Elliott e Kyle Busch. Ambos haviam tido problemas no início da prova e estavam brigando pela vitória na metade da disputa.

Um pouco pra frente da metade da prova veio mais uma amarela causada por Alex Bowman parar no meio da pista com problemas em seu Camaro #48, após a relargada com o pelotão ainda muito próximo, William Byron errou a entrada de uma das curvas e gerou uma confusão inacreditável, com mais de dez carros atravessados na pista em um engarrafamento digno de grandes centros urbanos. Com isso, a direção de prova decidiu que, ao invés das 100 voltas previstas inicialmente, a disputa teria 25% de sua duração cortada — ou seja, passaria a ter 75 voltas no total.

O neozelandês Van Gisbergen, que representou o programa “Projeto 91” da Trackhouse, chegou a estar em 18º após a última parada nos boxes, mas foi gradualmente escalando o pelotão e se colocou em oitavo na relargada da volta 61. A partir daí, Van Gisbergen aproveitou os pneus em melhores condições e foi passando um a um à sua frente, até restar apenas o líder Justin Haley. Quando Gisbergen atacou Haley, mais uma amarela na pista, desta vez causada por Truex Jr que estampou a barreira de pneus da curva seis. Sopro de alívio para Haley que estava a poucos metros à frente de Gisbergen quando a amarela foi acionada. Porém o bicampeão da Supercars V8 estava com pneus mais novos e passou Haley logo após a verde reiniciar a disputa.

A corrida ainda chegou a ir para a prorrogação depois de mais um acidente nos instantes finais, quando Bubba Wallace errou a freada na curva 1 e jogou Ricky Stenhouse Jr. na barreira de pneus, porém nem isso foi capaz de tirar a vitória de Van Gisbergen que cruzou a linha de chegada à frente de todos. Atrás de Van Gisbergen, completaram o top-10: Justin Haley, Chase Elliott, Kyle Larson, Kyle Busch, Austin Cindric, Michael McDowell, Joey Logano, Ty Gibbs e Chris Buescher.

Após a prova, uma entrevista teve grande repercussão. Joey Logano foi perguntado sobre o que teria achado da vitória de Gisbergen, em tom de brincadeira o bicampeão da Nascar falou: "não sei nem como fala o nome dele é Van GisBURGER, HAMBÚRGUER, não sei, mas sei que ele é muito rápido" (sic).

Como SHANE é um piloto convidado e não compete de forma regular na categoria, sua vitória não gera classificação para a disputa dos playoffs, a próxima etapa da Nascar é em Atlanta no próximo domingo (9/7)


Autor

TAGS:
nascar